Buscar

alteração na estrutura de uma proteína pode explicar os seguintes casos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CUROS DE BIOMEDICINA
ATIVIDADE DE BIOQUÍMICA I
MARIA EDUARDA QUADROS MAGNUS
Explique como uma alteração na estrutura de uma proteína pode explicar os seguintes casos
1 - Mal da vaca louca: A doença da vaca louca é também conhecida como encefalopatia espongiforme bovina, acredita-se que um mal que acomete seja uma doença provocada por príons, que são proteínas com estruturas alteradas formando uma proteína modifica. Acredita-se que o gado tenha contraído a doença através da ingestão de ração contendo carne de ovelhas contaminadas, ou seja, contendo o príon. Com a ingestão, o Príon fara uma interação com o DNA levando até os neurônios, causando a degeneração celular, formando buracos no tecido cerebral e este fica esponjoso, o gado passa a apresentar comportamentos estranhos e acaba morrendo. Ocorrendo uma alteração na estrutura secundaria, fazendo-a deixar de alfa-hélice virando beta-folhas 
2 - Escorbuto: Doença causada por uma grave deficiência de vitamina C na dieta alimentar. A vitamina C é essencial na síntese de proteína. A carência de vitamina C é a principal responsável pela deficiência de colágeno, e a principal causa da ineficiência do processo de regeneração dos tecidos conjuntivos. Com a degeneração das fibras, ocorrem os afinamentos e os enfraquecimento, com isso predispõe a condição de romper tecidos. O ácido ascórbico é uma molécula usada na hidroxilação de várias reações nas células, dentre todas a sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. 
3 - Anemia falciforme: Doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. As células tem uma membrana alterada e rompem mais facilmente, causando assim anemia. Ocorre mudanças física-química na molécula gerando uma mutação no gene globina do DNA, está em vez de produzir hemoglobina A, produz uma mutante resultando hemoglobina chamada S. A partir disso ocasiona a deformação de o enrijecimento da membrana celular, levando ao surgimento do fenômeno patológico chamado vasoclusão.
4 – Por que o leite coalha ao adicionar limão: A proteína presente no leite pode fazer coalhar. Ao adicionar gotas de limão ou quais quer aditivos ácidos, fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína induza a produção de ácidos lático, causando o coalhado do leite. Tudo isso por conta do Ph ácido do limão agindo sobre a caseína, a acides desnatura a proteína fazendo as molécula hidrofílicas se separarem das hidrofóbicas. A parte hidrofílica fica na superfície e a parte hidrofóbica ficará em baixo, e com adição de emulsificante elas se misturam formando a coalhada. 
5 – Por que a carne muda a coloração ao assar: A mioglobina é uma proteína que armazena o oxigênio nas células musculares. Ela é muito semelhante à sua “prima” mais famosa, a hemoglobina, que fica responsável pelo armazenamento do oxigênio nas células vermelhas do sangue. O armazenamento do oxigênio no músculo é necessário, pois o tecido necessita de oxigenação imediata para produzir energia durante o uso contínuo. Esse efeito escurecido marrom decorrente do cozimento da carne, ocorre devido ao estado de oxidação presente nos átomos de ferro na mioglobina. Quando a mioglobina é exposta ao oxigênio, antes de cozinhar a carne, o nível de oxidação no átomo de ferro é +2, estando ele ligado a uma molécula de dioxigénio (O2). Isso faz com que a carne possua um aspecto vermelho vivo. Assim que prepara a carne, o átomo de ferro perde um elétron e passa para um nível de oxidação +3. Dessa maneira, o alimento passa do tom vermelho para o marrom.

Outros materiais