Buscar

ADAPTAÇÕES E AÇÕES

Prévia do material em texto

ADAPTAÇÕES E AÇÕES
PARASITO-HOSPEDEIRO
1. Adaptações do parasito ao hospedeiro
· MORFOLOGICAS
- São modificações na anatomia do parasito: 
a) Degeneração: o parasito, ao longo das evoluções, perde algumas estruturas corporais; 
b) Atrofias: redução de funcionalidade ou de tamanho de algumas estruturas corporais;
c) Hipertrofias: super desenvolvimento de algumas estruturas corporais.
- Pulgas: (ctenocephalides canis) degeneração das asas (inutilização); corpo atrofiado (para passarem com facilidade entre os pelos de animais); terceiro par de perna hipertrofiado (para o salto); hipertrofia do tegumento (com desenvolvimento de cerdas e espinhos); aparelho bucal atrofiado (necessitando estar próximo ao hospedeiro para se alimentar.
- Piolhos: (pediculus capitis) corpo hipertrofiado (achatado dorsoventralmente, pois não desejam se deslocar no organismo do hospedeiro, são termodependentes logo maior superfície de contato); hipertrofia das pernas (série de garras para favorecer a fixação nos pelos); aparelho bucal atrofiado.
- Mosca dos estábulos: (stomoxys calcitrans) aparelho bucal hipertrofiado (auxilia a picar o animal e sugar o sangue através dos pelos); hipertrofia das asas (auxilia na locomoção); pernas longas.
- Verme da ancilostomose: / Amarelão (Ancylostoma duodenale) aparelho bucal hipertrofiado.
- Verme da ascaridíase: / Lombriga (áscaris lumbricoides) degeneração dos dentes; lábio hipertrofiado (utilizados para se fixar a parede do intestino delgado).Tênias: (t. saginata e solium) degeneração de boca e aparelho digestivo; possui ventosas hipertrofiadas (fixação ao intestino do hospedeiro); T. solium com coroa de ganchos hipertrofiada (fixação); degeneração do aparelho digestivo; aparelho reprodutor hipertrofiado (aumentando a capacidade reprodutiva).
· BIOLOGICAS
- São modificações comportamentais do parasito. (capacidade reprodutiva e variadas formas de reprodução)
 a) Tropismo: aproximação ou afastamento em relação à fonte de um estímulo. Quando o parasito se aproxima da fonte do estímulo, o tropismo é positivo. Quando o parasito se afasta da fonte do estímulo, o tropismo é negativo. 
b) Geotropismo: parasitos que em determinadas fases tem que passar pelo solo.
c) Termotropismo: parasito vai de encontro à fonte de calor, ou se afasta da fonte de calor.
d) Fototropismo: parasito vai de encontro à fonte luminosa, ou se afasta da fonte luminosa. 
e) Quimiotropismo: parasito vai de encontro à fonte de substâncias químicas, ou se afasta delas
f) Tigmotropismo: mudança de posicionamento, da horizontal para vertical e vice-versa.
- Verme da esquistossomose: (schistosoma mansoni) realizam reprodução sexuada. Machos e fêmeas copulam, as fêmeas põem ovos, e dos ovos, na água doce, eclode a larva, chamada de miracídio. Essa larva, então, invade um caramujo e, dentro do corpo dele, a larva passa por uma série de transformações e realiza a reprodução assexuada, dando origem a cerca de 300.000 novas larvas, denominadas cercárias. As cercárias, então, saem do corpo do caramujo e invadem o corpo humano. 
- Proglote de tênia: (t. solium) Ocorre a reprodução sexuada, mas não há macho e fêmea. Dentro da proglote há aparelho reprodutor feminino e masculino (hipertrofia do aparelho reprodutor). Depois da reprodução sexuada, o que se hipertrofia dentro da proglote é o útero, onde há os ovos.
- Mosca dos estábulos: (stomoxys calcitrans) Reprodução sexuada. A mosca põe os ovos em fezes e restos de matéria orgânica, onde as larvas vivem em contato. As larvas se tornam pupas, que posteriormente se tornam adultos. Os adultos voam, se afastam do solo e encontram seus hospedeiros através da temperatura corporal e da química corporal, durante o dia.
- Femea do carrapato do boi: (rhipicephalus boophilus microplus) Reprodução sexuada, machos e fêmeas copulam. Põe de 4.000 a 6.000 ovos. Desses ovos eclodem as larvas, chamadas de micuins, que são continuidade ao ciclo.
2. Ação do parasita sobre o hospedeiro
- Ação espoliadora (espoliação): absorve coisas do hospedeiro: paratiso hematófago.
- Ação enzimática: produzem enzimas que possibilitam sua nutrição e resistência à ação das enzimas do hospedeiro: saliva dos hematófagos e dos carrapatos.
- Ação tóxica: produzem enzimas ou metabolitos que podem produzir reações alérgicas e intoxicações no hospedeiro.
- Ação mecânica: podem impedir o fluxo de alimento, bile ou absorção alimentar (provoca obstrução): obstrutiva e compressiva 
- Ação irritativa: presença constante do parasito irrita o local parasitado, provocando lesões através de seus órgãos de fixação. 
- Anóxia: grande consumo de oxigênio pelo parasito. Por exemplo, pela lise de hemácias, produz uma redução ou interrupção de oxigenação de tecidos ou órgãos.

Continue navegando