Buscar

Etapas de assistência Farmacêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo a Política Nacional de Medicamentos (PNM), instituída pela Portaria do Ministério da Saúde nº 3.196/1998, é parte integrante e indispensável para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS) ligada à execução das ações da assistência à saúde da população.
O ciclo da assistência farmacêutica apresenta várias etapas, são elas: Seleção é a etapa onde há a escolha dos medicamentos para assegurar a eficácia e segurança do medicamento, nessa etapa são utilizados critérios técnicos, econômicos e epidemiológicos, Programação, nessa etapa ocorre uma análise para estimar a quantidade necessária para suprir uma demanda de serviço, Aquisição é a etapa onde ocorre uma série de procedimentos para que ocorra a compra dos medicamentos com melhor preço.
Armazenamento é a etapa onde ocorre procedimentos técnicos e administrativos que buscam garantir condições adequadas de recepção, armazenamento, conservação e de um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário, vale destacar o papel da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) É onde ocorre o processo de estocagem e conservação dos produtos, vale lembrar que é exclusivo para medicamentos. Alguns dos pontos importantes sobre a Estocagem:
Os produtos devem ser estocados por nome genérico, lote e validade, para facilitar a identificação, os medicamentos com datas de validade mais próximas devem ficar à frente; deve ser mantida distância entre os produtos e paredes, piso, teto e empilhamentos, de modo a facilitar a circulação interna de ar.
Distribuição é o processo de entrega de medicamentos às unidades de saúde em quantidade adequada, qualidade e com tempo correto, essa etapa tem como critério principal a rapidez na entrega dos produtos, Prescrição é o instrumento no qual se apoia a dispensação. De acordo com a PNM, a ‘prescrição de medicamentos’ é o “ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente, com a respectiva dosagem e duração do tratamento. e Dispensação é uma atividade farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega do medicamento. O farmacêutico deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível. Como se trata de uma atividade profissional, e assim como foi estabelecido para a atenção farmacêutica, a dispensação também deve possuir uma filosofia de prática, um processo de cuidado e um sistema de gestão da prática.
 
 REFERÊNCIAS 
ELISA, Ana. A importância do farmacêutico no ciclo da Assistência Farmacêutica. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/1983-2451/2012/v37n2/a3051.pdf> Acesso em: 18/03/2019.
Ministério da Saúde Secretaria de Políticas de Saúde. Assistência farmacêutica na atenção básica instruções técnicas para a sua organização. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_15.pdf> Acesso em 20/03/2019.
Hepler CD, Strand LM. Oportunities and responsabilities in pharmaceutical care. Am J Hosp Pharm. 1990; 47:533-543. 
Angonesi D. Atenção Farmacêutica: Fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro. [monografia] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2005.

Mais conteúdos dessa disciplina