Buscar

ATIVIDADE A3 - Gestão das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 – GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
 O mundo corporativo passa por constante evolução e os profissionais precisam se adequar. Essa característica faz com que existam diversos desafios na gestão contemporânea. A dúvida é: como identificá-los e superá-los?
A verdade é que a gestão vertical e hierarquizada é bastante reconhecida, especialmente no Brasil. Porém, quando tratamos de um gerenciamento horizontal, o cenário muda de figura. As pessoas se perdem e é comum o sentimento de confusão.
Nesse cenário, cabem aos gestores o empenho e a dedicação para mudar o contexto organizacional. É preciso considerar propósitos, pessoas, negócios e projetos, aliando todos esses aspectos para alcançar bons resultados. O desafio é difícil, mas acredite: pode ser superado.
Para entender melhor a gestão nos dias atuais, vamos mostrar qual é o papel do líder e apresentar 4 cenários desafiadores”
Referência:
IBSBUSINESS. Como superar os 4 maiores desafios da gestão contemporânea. IBS Business, 23 mai. 2017. Disponível em: http://blog.soufgv.com.br/como-superar-os-4-maiores-desafios-da-gestao-contemporanea-2/. Acesso em: 24 jul. 2019.
Texto 02.
“Ambas as gestões são importantes e merecem atenção, no entanto, a Gestão de Talentos está mais relacionada ao RH estratégico e a uma gestão mais contemporânea de pessoas.
Muitas empresas não têm prestado atenção nesse movimento e continuam ligadas a uma gestão tradicional, com o departamento pessoal focado no operacional e em práticas mais simples, como a seleção e contratação.
Contudo, assim como a gestão de talentos, a gestão de pessoas nas organizações tem total potencial para ser exercida de forma estratégica, gerando mais resultados, desenvolvendo colaboradores de forma mais efetiva e contribuindo para o bom controle da empresa.
Um dos pontos que diferem a gestão de pessoas na atualidade de pessoas do RH tradicional é o enfoque dado aos resultados da empresa por meio de indicadores.
Neste caso, é feita uma análise mais quantitativa e que, ao mesmo tempo, leva em consideração o indivíduo na sua singularidade, expectativas, qualidade de vida, compatibilização entre trabalho e vida social e na sua capacitação constante..”
Referência: BRESSAN, C. A visão contemporânea de gestão de pessoas. Ipog Blog, 13 set. 2018. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso em: 24 jul. 2019.
 
 A gestão de mudança cuida da criação e da condução de mudanças necessárias para uma organização. Além disso, é responsável pela organização e controle das mudanças dinâmicas.
 A partir das informações apresentadas, redija uma dissertação argumentativa que contemple os seguintes aspectos:
A. Com base no exposto, explique: por que é tão desafiador fazer mudanças nas organizações?
B. Como a definição de propósitos e objetivos de uma organização pode influenciar em sua gestão contemporânea?
C. Aponte como as pessoas, através da diversidade, contratação e engajamento podem influenciar o processo de mudança organizacional;
D. Como a gestão de negócios é afetada pela tecnologia?
 As organizações tendem resistir à mudança por muitas razões: Há o medo do desconhecido, e principalmente a insegurança já que toda proposta de mudança traz consigo muitos desafios devido ao fato de ameaçar padrões, conjecturas e fórmulas de mecanismos, processos ou produtos que costumam dar certo ou que já se tem os riscos calculados de serem executados. Pois as Organizações tendem a tomar decisões de forma centrada na racionalidade e em procedimentos já conhecidos, muitas vezes não abrindo espaço para a ideação, criatividade e principalmente a inovação, que atualmente em tempos alta competividade e de um mercado globalizado oferece desafios, nos quais as ferramentas desenvolvidas nas primeiras revoluções industriais, com produções estáticas e sem o envolvimento do cliente, já não suprem a necessidade do consumidor.
 Toda organização deve estar munida sistemas de planejamento e controle, para trabalhar na definição dos objetivos, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores. Elaborando planos com foco em desenvolvimento estratégico que se proponham a resolver os problemas levantados, executar o que foi planejado, verificar os resultados alcançados para que possa tomar ações corretivas com base no que foi executado para que haja a busca de uma visão de um problema para que dentro de um determinado processo seja possível entender o problema e aplicar mecanismos que o solucionem, fatores esses que fazem com que seja extremamente necessários que as organizações se tornem mais competitivas e para que possam se destacar em seu mercado de atuação.
Portanto o Design Thinking é uma metodologia que pode influenciar o processo de mudança organizacional, pois faz uso de uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa e multidisciplinar. Trazendo uma perspectiva de valores de máxima empatia ao fim que se destina com objetivo o envolvimento de toda equipe através do “Brainstorm” que de forma multidisciplinar juntando profissionais de diferentes campos, usa uma técnica de ideação que possui o objetivo de gerar um volume considerável de novas ideias. para aumentar as chances de verificar oportunidades de melhorias, gerando ideias mais elaboradas para o processo de criação e tomada de decisões. Onde são colocadas no centro de desenvolvimento de um produto ou serviço – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia tendo como vetor principal uma abordagem estruturada de inovação que busca gerar soluções que alinham o desejo e as necessidades do usuário, consumidor e do prestador de serviços.
Nestes tempos de globalização e com o avanço rápido de sistemas na área de tecnologia, se faz necessário a pesquisa constante para melhoria dos processos nas organizações valendo sempre manter-se atualizado sobre os assuntos e buscar fontes de informação e conteúdos que possam detalhar melhor como cada oportunidade de uma determinada área para pode ser aplicada, pois tais razões carregam consigo a importante necessidade de estar sempre atualizado as demandas contemporâneas. Tendo em vista uma proposta que possa influenciar os processos de uma organização de forma positiva, o uso da ideação por meio de formas colaborativas para resolução de problemas atrelados ao uso da tecnologia traz acima de tudo a eficácia para a otimização de uma equipe de trabalho e agilidade na comunicação interna. trazendo a redução do tempo gasto em diversas tarefas manuais, por isso a tecnologia quando utilizada de forma assertiva e com propósito definido será causadora de grandes ganhos de produtividade, tornando toda a cadeira operacional mais eficiente. Motivos estes que são indispensáveis para uma organização nos tempos de hoje.

Outros materiais