Buscar

Atividade A3 Gestão das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Desafio na gestão das Organizações
Atividade A3
Aluno Jonathan Salvini Ferreira
A transformação é constante nas Organizações que está cada vez mais dinâmico e competitivo. Por isso, as empresas precisam encontrar soluções que auxiliem a gestão no desafio de garantir sustentabilidade e crescimento do negócio. A gestão possuí várias frentes que precisam ser equilibradas para que se obtenha sucesso na organização: Governança Corporativa, Estratégia, Processos, Pessoas e Tecnologia, e na busca desse equilíbrio e sobrevivência muitas vezes é necessário implementar mudanças estruturais, estratégicas ou operacionais
A mudança pode gerar desconforto nas pessoas, pois na maioria das vezes essas transformações propostas implicam em mudança de tarefas, utilização de novas aplicações e medição de desempenho. Se as pessoas não estiverem confortáveis e participando desta transformação é comum a resistência, o que pode ser um fator que determine a falha no projeto ou implementação.
A mudança na organização ocorre em duas dimensões: pessoas e organização. Logo é fundamental conseguir a adesão dos colaboradores e das partes interessadas para obter sucesso na mudança planejada.
Implementar mudanças não é uma tarefa simples ou fácil. Sempre existirá resistência dentro das organizações, pois estamos tratando de uma diversidade de pessoas com características, personalidades, valores e interesses diferentes, por esse motivo gerir mudanças está implícito em gerir pessoas. Por esse motivo, as empresas devem estar cientes de que enfrentarão muitos desafios durante essa empreitada. O maior deles será convencer os colaboradores da importância de efetivar essas modificações. Isso acontece principalmente porque os colaboradores pensam que se sempre agiram de uma forma que representou bons resultados, então não precisam mudar.
Portanto é altamente desafiador uma empresa mudar sua cultura e pregar novos valores, após anos acomodada na mesma posição. Nos dias atuais as empresas já procuram funcionar com características mais adequadas aos novos tempos, tendo convivido cada vez mais com transformações diárias em seu ambiente de negócios, sendo um grande desafio para líderes, gerentes e gestores.
A presença de colaboradores oriundos de diversas culturas pode aumentar o nicho de uma empresa, aumentando o seu público alvo devido à variação de culturas atendidas por essa organização. Em uma organização multicultural, os membros se sentem mais como membros de uma equipe do que como apenas uma força de trabalho, e só ocorre efetivamente quando todos os membros da organização acreditam nisso.
A diversidade nas organizações tem sido uma preocupação constante da gestão das empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos e mercados. Isso porque uma equipe com características distintas é capaz de promover a inovação, e esse é um importante fator competitivo. Além disso, com a chegada da nova geração de profissionais ao mercado de trabalho, as empresas precisam estar preparadas para receber esses jovens que são curiosos, inquietos e ansiosos para levar mais pluralismo para o dia a dia do trabalho.
Nesse cenário, assuntos como acessibilidade, empoderamento e diversidade nas empresas são questões que estão em voga dentro e fora das companhias. Além de fatores como a globalização, os recentes fenômenos tecnológicos impulsionados pela internet, como as redes sociais, dão cada vez mais espaço para que todos possam se expressar. Isso representa um estímulo a mais para lutarem pela representatividade, inclusive nas empresas. Podemos entender a diversidade nas empresas como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.
No entanto, essa pluralidade nas organizações não significa dar prioridade para a seleção de alguns grupos de pessoas, mas sim levar em consideração a não distinção de ideias e culturas, respeitando as decisões de cada indivíduo. Além disso, a contratação deve apresentar vantagem para ambas as partes. Isso significa que a organização e o contratado precisam estabelecer uma parceria de colaboração mútua, em que consigam perceber que ambos estão agregando e recebendo valor.
A gestão de negócios é afetada pela tecnologia através dos custos de processos, facilidade de comunicação e de transporte até pontos diferentes e as mudanças que ocorrem nos contratos com o desenvolvimento de novas tecnologias mais eficazes. As novas tecnologias não param mais de aparecer, assumindo um papel cada vez mais importante em nosso dia a dia. É claro que uma revolução desse porte não deixaria de alcançar também o setor empresarial. O impacto da tecnologia nas empresas que vemos hoje permite realizar diversas melhorias nos processos e resultados da organização. Seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas, a tecnologia agiliza a comunicação interna da sua empresa. Isso reduz o custos organizacional, evitando desgastes tanto na equipe quanto junto aos seus clientes.
Além disso, as mudanças tecnológicas nas empresas e as ferramentas gerenciais disponíveis atualmente permitem que você acompanhe e controle praticamente todos os aspectos do funcionamento da sua empresa, em tempo real. Automatizando operações, sobra mais tempo para se preocupar com fatores importantes, assim como produtividade, qualidade de vida e estratégias inovadoras para atingir mais parceiros.
As relações também se transformam, e o trabalho se torna uma ferramenta social de aprendizado e desenvolvimento tanto intelectual quanto pessoal. Dessa forma, um novo papel para o colaborador passa a se delinear no universo corporativo, modificando toda uma rede formada pelo trabalho. À medida que recursos tecnológicos são inseridos na rotina de colaboradores, ocupando funções importantes, a aprendizagem se torna um aspecto central. Como a solução de antigos problemas diários fica a cargo de um sistema informatizado, então o desafio agora é aprender a utilizar as funções desse sistema.
Portanto, pode-se dizer que a aprendizagem substitui o foco, que antes era voltado para processos.
Isso significa democratizar o conhecimento, que é um conceito básico dos sistemas organizacionais pautados na colaboração. Esses sistemas, hoje, substituem configurações organizacionais em que o desenvolvimento era algo pelo qual teria de haver competição para obter.