Buscar

Medicamentos Antiepilépticos e Antipsicóticos

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – ANTIEPILÉPTICOS E ANTIPSICÓTICOS
Curso:	 Odontologia 	 UC: Integração clínico-patológica
Professora: Thays Santos Mendonça 
1- Quais são os possíveis mecanismos de ação que os medicamentos antiepilépticos podem atuar? Justifique a sua resposta.
Bloqueio dos canais de sódio:
Bloqueio dos canais de cálcio: diminuição 
Aumento da inibição gabanérgica:
Ligação a proteína sv2 da vesícula sináptica :
2- Quais deverão ser os critérios de escolha para determinado medicamento antiepiléptico? Por que? Efetividade, facilidade de administração, tolerância individual e baixos efeitos adversos 
3- Por que os medicamentos antiepilépticos tradicionais (de 1ª geração) geralmente são os de primeira escolha para o tratamento da epilepsia? Por terem mais tempo de mercado, tendo mais estudos, por seus custos serem mais acessíveis e por estarem presentes no SUS.
4- A estimulação da abertura de canais de cloreto pode auxiliar no tratamento medicamentoso da epilepsia? Existe algum medicamento com este mecanismo de ação? O cloreto deixa a membrana hiperpolarizada(muito negativa), aumentando o Gaba e diminuindo o Glutamato, diminuindo assim a atividade neuronal, benzodiazepínicos.
5- Quais são os cuidados que os pacientes em uso de alguns medicamentos antiepilépticos de 1ª geração, como fenobarbital, fenitoína e carbamazepina devem ter? Justifique. Eles aumentam a atividade de enzimas, acelerando o metalismo de alguns medicamentos, deve se tomar o cuidado de verificar os medicamentos que o paciente já usada pra que não tenha interação medicamentosa.
6- Por que muitas vezes é necessário o ajuste de dose da carbamazepina no início do tratamento da epilepsia? Pois ela aumenta seu próprio metabolismo, aumentando sua eliminação , pelo período de até 5 semanas, diminuindo assim seus efeitos no organismo. 
7- O topiramato, em uma dosagem mais elevada (200 mg) pode-se tornar inibidor e indutor enzimático. Quais são as possíveis consequências disto? Inibidor: ele pode aumentar o efeito de algum fármaco e atuando como indutor ele pode diminuir o efeito de algum fármaco
8- Faça uma comparação entre o fármaco de 1ª geração “carbamazepina” e o fármaco de 2ª geração “oxcarbazepina”. Os dois fármacos tem o mesmo mecanismo de ação, mesma indicação de uso,carbamazepina sofre auto-indução, tendo que mudar suas doses entre as 5 primeiras semanas, pode diminuir efeitos de outros remédios e causa efeitos adversos, já oxcarbazepina provoca menores efeitos adversos, menores interações de outros remédios e não sofre auto- indução. 
9- Em quais casos deverá ser realizada a interrupção do tratamento medicamentoso para a epilepsia? Falta de efetividade ou melhora significativa do caso e efeitos adversos graves
10- Explique a diferença entre os medicamentos antipsicóticos típicos e atípicos em relação ao mecanismo de ação. 
Típicos: inibem somente dopamina
Atípicos : inibem dopamina e serotonina.
11- Por que os medicamentos antipsicóticos atípicos são considerados os de primeira escolha para o tratamento da esquizofrenia? Pois eles tratam os sintomas negativos e positivos da doença, causando menos efeitos adversos que os medicamentos típicos.
12- Qual é a relação existente entre os medicamentos antipsicóticos e a doença de Parkinson? No Parkinson a dopamina é reduzida, e os medicamentos antipsicóticos reduzem a dopamina, o que pode causar um aumento nos sintomas da doença de Parkinson, já que a doença tem a mesmo efeito que o medicamento.
13- Por que a clozapina (medicamento antipsicótico de 2ª geração) deverá ser indicada somente no 3º estágio da esquizofrenia? Pelas suas reações adversas graves, principalmente problemas comportamentais, como suicídios e problemas psicóticos, usando ela somente em casos bem necessários.

Mais conteúdos dessa disciplina