Buscar

Portifólio aula 06 - Princípios comuns entre as Teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Princípios Comuns entre as Teorias
Ao comparar essas três áreas, percebe-se que tratam de sistemas conceituais, embora com finalidades distintas. No entanto, existem alguns fundamentos teóricos que podem melhorar o desenvolvimento do sistema conceitual, seja para desenvolver uma ferramenta de representação / comunicação / recuperação, seja para outros fins.
 A teoria da classificação facetada fornece a base para a integração de vários conceitos (de todos os aspectos) em cadeias e níveis em categorias. Por sua vez, a teoria geral da terminologia não apenas fornece uma base para o processamento da terminologia (ao invés do processamento da linguagem), mas também melhora os problemas relacionados ao relacionamento entre os conceitos. Ao pensar na linguagem a partir de uma perspectiva de sistema, também inova.
Além de combinar fundamentos teóricos anteriores, a teoria conceitual também enfatiza essa definição. Ele explica as características dos conceitos e serve como um mecanismo para posicionar os conceitos em categorias, facetas e até categorias. Uma compreensão abrangente dessas teorias é essencial para um trabalho mais eficaz no campo da representação da informação a fim de se recuperar.
Mas a base dessas teorias também está estabelecida em outras áreas do conhecimento. Portanto, tudo mostra que essas teorias só podem ser totalmente apreendidas quando a pesquisa é ampliada para definir quais áreas dessas teorias e quais partes da informação os profissionais precisam.