A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AV2 ARA0182 3002 2021 1 PROVA-1

Pré-visualização | Página 1 de 2

CURSO: EDUCAÇAO FISICA BACH /LIC – 4004/4003
	
	CÓD/DISCIPLINA: ARA0182 APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
	
	PROF: MARIA ALDEISA GADELHA
	TURNO: noite
	
	TURMA: 3002
	S
	MAT.: 201707221154 
	NOTA
	ESTACIO FORT/CENTRO
	ALUNO(A): Matheus de Paula Andrade 
	
	DATA: 14/06/2021 1 
	AV1 ( ) – AV2 ( X ) – AV3 ( )
	
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder.. As questões da prova totalizam 8 pontos. A forma de atribuição de pontos sera o seminário (SLIDES+VIDEO) 1 ponto + trabalho digitado modelo ABNT 1 ponto C/conteúdo interativo.. Composição para a nota de AV2. Terminando a prova, o aluno deverá POSTAR A PROVA NO TEAMS, até 24h do inicio da prova.
Boa prova.
GABARITO
	QUESTAO 01
	QUESTAO 02
	QUESTAO 03
	QUESTAO 04
	QUESTAO 05
	QUESTAO 06
	a ( )
	a ( )
	a ( x)
	a (x )
	a ( )
	a ( )
	b ( )
	b ( )
	b ( )
	b ( )
	b (x )
	b ( x )
	c (X)
	c ( )
	c ( )
	c ( )
	c ( )
	c ( )
	d ( )
	d (x )
	d ( )
	d ( )
	d ( )
	d ( )
	e ( )
	e ( )
	e ( )
	e ( )
	e ( )
	e ( )
	
	
	
	
	
	
	QUESTÃO 07
	GABARITO
No protocolo em questão (EDM, 2002) temos a análise em ordem das seguintes variáveis: motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal (imitação de posturas e rapidez); organização espacial; organização temporal (linguagem e estruturas temporais); lateralidade (mãos, olhos e pés).
	QUESTÃO 08
	GABARITO
: A primeira afirmativa é verdadeira, a senda é falsa.
Visando que para um individuo se desenvolver plenamente é também necessário os estímulos do ambiente, pois tudo é importante para a criança se desenvolver. Jogos, aventuras,vivencias com outras crianças, espaços físicos naturais, o estilo de vida, bem como suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridas. Nos últimos anos, mudamos sociais alteraram significativamente a estrutura de vida familiar, transformando radicalmente os hábitos cotidianos, diminuindo a autonomia das crianças e afetando seu desenvolvimento motor.
QUESTÃO 01: 1,0 ponto
	A classificação das habilidades motoras com base na precisão do movimento levou ao desenvolvimento de duas categorias: habilidades motoras globais e habilidades motoras finas.
 Assim sendo, pode-se afirmar que:
I - escrever e desenhar são exemplos de habilidades motoras finas.
II - habilidades motoras que envolvem a grande musculatura como base principal do movimento são consideradas como motoras globais.
III - habilidades motoras globais requerem precisão de movimento para serem realizadas.
IV - habilidades motoras finas requerem a capacidade de controlar os músculos pequenos do corpo. 
Estão corretos somente os itens: 
a. ( ) I, II e III.
b. ( ) II, III e IV.
c. (x ) I, II e IV.
d. ( ) I, III e IV.
e. ( ) III e IV.
QUESTÃO 02 1,0 ponto
 
	O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas.(Haywood e Getchell, 2004)
Sobre o desenvolvimento motor e suas fases, é correto afirmar que:
a. ( ) Fase de movimentos rudimentares: os reflexos são as primeiras formas de movimento humano. Os mesmos são movimentos involuntários, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor.
b. ( ) Fase motora reflexiva: os movimentos são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível. Elas envolvem movimentos estabilizadores, como obter o controle da cabeça, pescoço e músculos do tronco; as tarefas manipulativas de alcançar, agarrar e soltar, entre outros.
c. ( ) Fase de movimentos fundamentais: Esta fase do desenvolvimento motor representa um período na qual as crianças encontram-se na primeira infância, envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos.
d. (x ) Fase de movimentos especializados: esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes.
e. ( ) O processo de progressão nas fases do desenvolvimento motor está associado exclusivamente aos fatores: Individual (hereditariedade e fatores intrínsecos), Ambiental (experiência e fatores extrínsecos) e Tarefa (fatores físicos e mecânicos).
QUESTÃO 03: 1,0 ponto
	Aptidão física é a capacidade que uma pessoa possui de praticar atividades físicas em segurança, evitando o risco de sofrer problemas de saúde ou lesões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aptidão física é a capacidade de realização de atividade física ou muscular de maneira satisfatória.
Uma prova de aptidão física tem o objetivo de verificar, mediante a execução de exercícios específicos, se o indivíduo possui as capacidades motoras indispensáveis para o desempenho de determinadas atividades
Sobre exemplos de componentes da aptidão física, analise as seguintes alternativas:
I. São componentes da aptidão física a força, resistência e flexibilidade.
II. São componentes da aptidão física a força, impulsão e flexibilidade.
III. São componentes da aptidão física a ação, resistência e flexibilidade.
IV. São componentes da aptidão física a força, resistência e habilidade.
 Analise as afirmações e, a seguir, assinale a alternativa correta.
a. (x ) A afirmativa I esta correta.
b. ( ) A afirmativa II esta correta.
c. ( ) A afirmativa III esta correta.
d. ( ) A afirmativa IV esta correta.
e. ( ) Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 04: 1,0 ponto
	Quando falamos em desenvolvimento motor, podemos fazer algumas ligações com a avaliação, a comparação, o resultado e o diagnóstico. Pela avaliação, é possível saber qual o estágio motor inicial que a criança se encontra, podendo assim identificar possíveis deficiências e realizar comparações, obtendo um resultado que nos permite classificar com segurança algum tipo de diagnóstico.
"O ser humano desde a sua concepção até a velhice passa por diversas transformações. Todo organismo humano tem uma lógica biológica uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta a interação e a estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem profundas modificações. As possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com a sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas completas e complexas (ROSA NETO, 2002)."
O modelo desenvolvido por Rosa Neto para avaliar o nível de desenvolvimento motor de crianças, é denominado por:
a. (x ) Escala de desenvolvimento motor.
b. ( ) Escala de desenvolvimento humano.
c. ( ) Escala de desenvolvimento borg.
d. ( ) Escala de motricidade infantil.
e. ( ) Escala de aprimoramento motor baseda em evidências.
	
QUESTÃO 05: 1,0 ponto
	Ao aplicar a bateria psicomotora (BPM) é possível classificar a criança em perfis de acordo com o seu resultado. A esse respeito, marque a opção correta:
a. ( ) Crianças com perfil eupráxico apresentam poucos sinais desviantes nas tarefas realizadas. 
b. ( x ) Crianças com perfil deficitário têm grandes dificuldades de aprendizagem, com graus moderados a severos.
c. ( ) Crianças com perfil deficitário apresentam ligeiras dificuldades de aprendizagem e poucos sinais disfuncionais.
d. ( ) Crianças com perfil dispráxico apresentam grandes dificuldades de aprendizagem e sinais disfuncionais em excesso.
e. ( ) Crianças com perfil eupráxico