Buscar

Coaching Esportivo: Mente e Performance do Atleta

Prévia do material em texto

Coaching esportivo
– Trabalhando com a mente e performance do atleta
	Ser um atleta é muito intenso, envolve treinos constantes, cobranças de treinadores, pressão dos patrocinadores, dores e lesões, saúde mental e suas relações sociais.
	Nesse contexto existe uma grande propensão para um desequilíbrio e descontrole emocional com um consequente malefício na prática esportiva, rendimento e resultados. No esporte, o coaching tem sido cada vez mais adotado para uma preparação física, mental e emocional.	
	O coaching esportivo é considerada uma ferramenta da atualidade para guiar, orientar e conduzir o atleta, com o intuito de saber lidar com suas emoções, medos e expectativas.
	Essa ferramenta baseia-se na teoria sobre inteligência emocional do psicólogo Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Havard, em que defende que as emoções têm um papel fundamental no rendimento e na evolução no esporte, sendo necessário sempre equilibrar a mente e o corpo de forma conjunta.
	Apesar de ser focado majoritariamente nos atletas, o coaching esportivo atende também aos outros profissionais envolvidos como comissão técnica, auxiliares, médicos, etc. Por esses profissionais passarem a maior parte do tempo junto ao atleta, necessitam ter uma estabilidade emocional para incentivá-los. 
	O profissional de coaching esportivo (coach) e o treinador são diferentes a partir do momento em que o treinador é responsável por repassar conhecimentos, técnicas e táticas, enquanto o coaching esportivo trabalha com o desenvolvimento pessoal, emocional, social, profissional e intelectual.
Análise Crítica
	A vida e a rotina de uma atleta são bastante cansativas e desgastante, tendo que abrir mão muitas vezes da vida pessoal e social para cumprir com as obrigações com a equipe, clube, patrocinadores ou até mesmo treinando ou estando de dieta. 
	Um coaching na vida de um atleta pode fazer toda diferença para que o atleta futuramente não se perca ou tenha problemas emocionais por não saber lidar com tanta pressão, cobrança e depois que não puder mais competir saiba qual caminho trilhar e sobreviver sem depender mais do esporte. 
	O coaching esportivo pode auxiliar o jovem na jornada no esporte, orientando e instruindo para que a experiência no esporte seja positiva, produtiva, educativa e próspera, e que não aconteça exatamente o oposto. Estar no mundo competitivo do esporte, pode trazer diversas experiências e aprendizados bastante positivos, porém envolvendo tanto o lado emocional e psicológico da pessoal/atleta, que se não forem bem cuidados, podem trazer complicações futuras.

Continue navegando