Buscar

AV1 SC2 liany

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOCENTE: MARCELLA LIMA MARINHO
DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR II
ALUNA: ANTONIA LIANY ALVES BEZERRA / 201903553921
1. O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas e interdependentes. Descreva as etapas do Processo de Enfermagem, correlacionando-as com as taxonomias correspondentes, quando houver. (1,0 pts.)
Coleta de dados de enfermagem: obtenção de informações sobre a pessoa , família ou coletividade humana e sobre suas respostas
Diagnostico de enfermagem: interpretação das demandas identificadas na investigação u sando a taxonomia NANDA.
Planejamento de enfermagem: determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas, usando a taxonomia NOC.
Implementação: realização das ações ou intervenções determinadas na etapa do planejamento, usando a taxonomia NIC.
Avaliação de enfermagem: processo sistemático e continuo das ações realizadas e de verificação da necessidade de mudança.
2. Os métodos propedêuticos são técnicas utilizadas para a realização da avaliação física do paciente. Cite cada semiotécnica e seus respectivos objetivos: (1,0 pts.).
 Inspeção (olhar o corpo despido);
Palpação (sentir o corpo com os dedos e palmas das mãos);
Auscultar (ouvir sons com o estetoscópio);
Percussão (produção de sons, geralmente por batidas suaves em áreas específicas do corpo);
3. Cite em quais quadrantes e regiões o abdômen pode ser dividido para fins de exame físico: (1,0 pts.).
Quatro quadrantes: Superior direito; superior esquerdo; inferior direito e inferior esquerdo.
 Nove regiões: hipocôndrio direito; epigástrico: hipocôndrio esquerdo; flanco direito; mesogástrio ou umbilical; flanco esquerdo; fossa ilíaca direita ou inguinal direita; hipogástrico ou supra púbica; fossa ilíaca esquerda ou inguinal esquerda.
4. Descreva quais dados devem ser investigados pelo (a) enfermeiro (a) durante a coleta de dados, ao realizar a avaliação das condições físicas e mentais do paciente: (1,0 pts.).
Observar o comportamento físico e sinais verbais de ansiedade, tais como boca seca, mãos suadas, tom de voz, uso frequente de chamada de luz, dificuldade de concentração, torcer das mãos e declarações como “eu estou assustado”. Avaliar possíveis fatores geradores de ansiedade do paciente (ex: hospitalização, fadiga, medo, dor).
5. A avaliação nutricional pelo enfermeiro (a) possibilita o planejamento da assistência de enfermagem. Descreva os componentes que podem ser utilizados para realizar a Avaliação Nutricional do cliente/paciente: (1,0 pts.).
Antropometria (IMC): sistema de mensuração do tamanho e composição corporal (peso e altura)
Medição da circunferência abdominal: para medir o perímetro abdominal, uma fita métrica é colocada em um plano horizontal ao redor do abdome no nível da crista ilíaca.
Exames laboratoriais: não há exame especifico será avaliado alterações no resultado desses exames, influenciados pelo equilíbrio hidroeletrolítico, pela função hepática e renal, além da presença de patologias.
Historia dietética e de saúde: fatores psicológicos, peso habitual, as modificações do apetite, paladar. Olfato, mastigação e deglutição, a presença de doenças crônicas, vômitos diarreia e constipação.
Observação clinica: alguns sinais e sintomas sugestivos de deficiência nutricional podem ser verificados.
BOA SORTE!

Continue navegando