Buscar

AV2 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Questão: (Valor: 1,0 pt) 
De acordo com os estudos de Bloom e colaboradores (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). 
A respeito dos tipos de avaliação e seus objetivos, assinale a alternativa CORRETA.
A) A avaliação diagnostica existe como uma forma solta isolada.
B) A avaliação diagnóstica só serve para identificar as dificuldades recorrentes na aprendizagem.
C) A avaliação formativa somente mostra aos alunos seus erros para que ele estude mais para as provas de recuperação.
D) A avaliação somativa objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso.
E) É através da avaliação instrutiva que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback, responsáveis por informar aos alunos o nível de aprendizagem alcançado pela escola toda.
2ª Questão: (Valor: 1,0 pt)
A respeito dos tipos de avaliação da aprendizagem, podemos dizer que eles convivem e cumprem funções diferentes no contexto da sala de aula, das escolas e dos sistemas de ensino. Indique, nas afirmações a seguir, (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre a convivência que os tipos de avaliação devem ter e o papel dos professores na mediação entre eles. Assinale a alternativa que contém a sequência correta de verdadeiro e/ou falso:
( ) Na medida em que a avaliação identifica certas características do aprendiz e faz um balanço, mais ou menos aprofundado, de seus pontos fortes e fracos é possível dizer que ela é sempre diagnóstica.
( ) A avaliação formativa destaca a importância do professor na sua realização, pois este tem como função as tarefas de ensino, mas também realçam o papel do aluno na tomada de consciência sobre seu processo de aprendizagem, levando a uma maior preocupação com o erro e com a nota.
( ) A avaliação diagnóstica se confunde com a avaliação formativa, pois permite conhecer melhor os estudantes e suas dificuldades. Ao conhecer melhor seus educandos, o professor saberá em quem deverá investir mais para garantir a aprendizagem, já que nem todos aprenderão no mesmo ritmo e nas mesmas condições.
( ) O propósito essencial da avaliação formativa é informar o professor para que ele reexamine o ritmo com o qual conduz a disciplina, veja o que deve explicar novamente, que exercícios adicionais preparar, e o aluno, para que ele tome consciência do próprio aprendizado e para que possa corrigir seus erros.
( ) A avaliação formativa está relacionada ao processo de ensino-aprendizagem, é a avaliação que se faz durante o desenvolvimento das atividades de formação e visa retroalimentar esse processo, informando tanto ao professor como ao aluno sobre sua aprendizagem.
A) V; V; F; F; V.
B) V; F; F; V; F.
C) F; F; V; V; F.
D) F; V; V; F; V.
E) V; F; F; V; V.
3ª Questão: (Valor:1,0 pt)
Numa turma do 3º período do curso de Enfermagem, a professora acompanha a aprendizagem dos alunos, notificando o que eles já sabem e o que precisam aprender naquele nível de ensino para melhor intervir e favorecer a aprendizagem dos seus alunos. Dessa forma, ela está realizando intervenções pedagógicas com vistas a realizar o processo de avaliação na perspectiva
A) somativa e reguladora. 
B) diagnóstica e somativa 
C) reguladora e somativa. 
D) diagnóstica e formativa. 
E) formativa e seletiva
4ª Questão: (Valor: 1,0 pt)
Ao elaborar seu plano de ensino, o professor precisa refletir sobre a diversidade no contexto e nas relações da sala de aula, numa perspectiva de inclusão. Dentre as diferentes práticas e abordagens didáticas, uma ação que NÃO considera a diversidade está em:
A) Diversificar a prática docente, buscando atender as necessidades de cada aluno e respeitar suas características.
B) Possibilitar espaços e contextos educacionais que permitam atender as especificidades.
C) Desenvolver um ensino igual para todos os alunos de modo a não beneficiar umas habilidades em detrimento de outras.
D) Identificar os obstáculos que dificultam o sucesso dos alunos no processo de aprendizagem.
E) Utilizar estratégias que permitam a ação reflexiva dos alunos.
5ª Questão: (Valor: 1,0 pt)
Para fazer um bom plano de aula, o primeiro passo é refletir sobre algumas questões, EXCETO:
A) “Como posso dificultar as avaliações?”
B) “Quem é o meu público? “
C) “Qual é a minha intenção com essas aulas?”
D) “Qual é o meu objetivo?”
E) “Quais serão os recursos pedagógicos utilizados?”
6ª Questão: (Valor: 2,0 pt)
A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que:
A) o papel do professor é aumentar a incerteza, de tal modo que ela só possa ser reduzida por meio de ação mental que resulte em mudança permanente nas habilidades e conhecimentos.
B) o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social, com materiais fornecidos pela cultura. Durante o processo de ensino e aprendizagem, as potencialidades do aprendiz devem ser levadas em conta. O sujeito não é apenas ativo, mas sim interativo, pois forma conhecimento e constitui-se a partir de relações intrapessoais.
C) para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. No entanto, os educadores decidem o que querem que os aprendizes saibam.
D) os alunos são passivos, recebem toda a informação necessária do professor e dos livros didáticos, procuram respostas certas ao invés de formular respostas novas. O aluno reproduz o que o professor diz. Ele aprende se o professor ensinar, sendo ele completamente dependente e repetidor dos ensinamentos do professor.
E) o professor deve solicitar ao aluno: planejar, decidir, prever, julgar, criar e não se lembrar de algo.
7ª Questão: (Valor: 2,0 pt)
De acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, os enfoques educativos transformaram-se sobremaneira nos últimos anos, e nos sistemas de saúde os debates acerca da educação e dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente.
A alternativa que apresenta os objetivos desses tipos de educação está corretamente descrita em:
A) EDUCAÇÃO CONTINUADA: centrada em cada categoria profissional, praticamente desconsidera perspectiva das equipes e diversos grupos de trabalhadores.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: desenvolvimento concreto, dirigida predominantemente ao pessoal médico, alcançando, com menos ênfase, o grupo de enfermagem.
B) EDUCAÇÃO CONTINUADA: aborda a equipe e o grupo como estrutura de interação, evitando a fragmentação disciplinar.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
C) EDUCAÇÃO CONTINUADA: amplia os espaços educativos para fora da sala de aula e para dentro das organizações, bem como na comunidade, em clubes e associações com o desenvolvimento de ações comunitárias.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação.
D) EDUCAÇÃO CONTINUADA: modifica substancialmente as estratégias educativas, a partir da prática como fonte de conhecimento e de problemas, problematizando o próprio fazer.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: produz uma distância entre a prática e o saber (compreendido como o saber acadêmico) e uma desconexão do saber como solução dos problemas da prática.
E) EDUCAÇÃO CONTINUADA: estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo; cursos periódicos sem sequência constante.
EDUCAÇÃO PERMANENTE: incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
8ª Questão: (Valor: 1,0pt)
Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que, na atualidade:
A) As ações de promoção da saúde agregam as de educação em saúde.
B) há maior preocupação em focar diretamente nas pessoas que estão sob risco de adoecer, ao contrário daquelas que apresentam bom estado de saúde.
C) por meio da educação, busca-se alcançar o estado de saúde plena, isto é, a mais completa ausência de doença.
D) o público-alvo do enfermeiro educador é constituído, prioritariamente, pelos outros profissionais da equipe de enfermagem.
E) a educação em saúde é o ramo da atuação da enfermagem voltada exclusivamente para a formação de mão de obra nessa área.
Boa Prova!

Continue navegando