Buscar

Prova IV Habilidades em Língua Inglesa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Habilidades em Língua Inglesa I (LLI51)
	Avaliação:
	
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	
	
	1.
	Os livros ilustrados chamam a atenção dos leitores, principalmente os mais jovens, visto que dão vida ao texto. Isso não significa que a linguagem verbal possui menos importância que a linguagem não verbal, mas sim, que são complementares e, quando juntas, fazem com que o leitor tenha uma ideia mais ampla e completa do texto. Disserte sobre a importância da leitura de imagem e da leitura do texto no ensino da língua inglesa. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: Quando se efetua uma leitura de um livro, que não contém imagens, sempre existe a tendência a ser uma leitura mais tediosa, visto que não contém um alto estimulo visual, sendo desta forma um estimulo menor. A leitura entre a linguagem verbal (escrita) e não verbal (seriam as figuras), ambas em seu conjunto se estimulam, visto que as imagens nos passam uma variedade de pistas para que possamos entender de melhor forma o que está escrito, ou seja, ele é um auxiliador para que se interprete de uma forma mais fluída o que está escrito. As imagens em conjunto com a escrita, acaba por dar um sentido maior na compreensão do texto, visto que através das imagens, o professor também pode estimular os seus alunos com várias técnicas, que acabem por cativar o aluno a acompanhar a atividade que está sendo efetuada. É claro que quanto mais novo o aluno, mais figuras se deve usar para estimular a compreensão, e ajudar no processo de desenvolvimento de aprendizagem da língua. Embora não retira, que para os mais velhos não possamos usar figuras, pelo contrário elas devem continuar a ser usadas da mesma forma, apenas com mais conteúdo escrito mais extenso, mas da mesma forma para que ajuda em uma melhor compreensão do que está sendo lido. Tudo o que são leituras que envolvem figuras, têm uma tendência muito maior de estimular o leitor a efetuar sua leitura, e ajudá-lo na compreensão da mesma. Em uma era tecnológica a imagem é muito usada para estimular o público num geral, e como prova disso temos os vários outdoors publicitários, que a longo de nosso percurso, independente qual ele seja, eles estão presentes em nosso cotidiano para nos estimular a realizar ações. Estratégia esta, que é muito usada pelos setores de marketing e publicidade. A semiótica, que nos foi agregada por James Pierce, o percursor desta ciência que vem estudar todas as ciências, nos mostra em como as imagens são carregadas de significados, e se sabendo reconhecer esse tipo de signos, nos leva a ter uma interpretação muito mais ampla do assunto que se necessita aprender. Dois grandes percursores dos estudos dos signos que foram Saussure (os signos linguísticos), foi mais pela parte de semiologia, que seria o estudo da no signo na escrita, e James Pierce que aprofundou abrangentemente a semiótica, que foi o estudo da imagem como signo. Ambos nos ajudaram imensamente, para se poder entender melhor tudo o que nos rodeia, e essa combinação de ambos se dá pelas literaturas, nos ajudando a desbravar o entendimento da leitura a ser efetuada.
	2.
	Ler é uma das habilidades mais importantes a se desenvolver em todas as esferas de estudos: filosofia, linguística, alfabetização e letramento, sociologia, educação em geral etc. Em língua inglesa, trabalhar com essa habilidade em sala é uma tarefa difícil, diante da prática constante e automática que os alunos têm de traduzir textos.  Disserte sobre as maneiras de praticar a leitura em língua inglesa em sala de aula sem cair na mera tradução de textos. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: Sabemos que ainda estamos enraizados em algumas metodologias antigas, onde aprender gramática era ponto principal, e a tradição fazia parte desse processo. Mas na atualidade, foram desenvolvidas outras formas de se poder estimular o aluno no aprendizado, e através da leitura se pode fazer isso, estimulação através de imagens, jogos, entre outros. O importante é saber de que a tradução é importante no aprendizado, mas ela se deve efetuar de uma forma interdisciplinar, ou seja, poder trazer os contextos sociais nos quais os alunos estão envolvidos, para que desta forma possam entender melhor o seu contexto. Existem inúmeras formas de poder estimular o aluno, e é papel definidor do professor, saber o contexto em que se encontra, e trazer a melhor abordagem possível, para poder estimular seus alunos no aprendizado da língua. Ele pode conduzir o aprendizado com várias formas de análise de leitura, como skimming e scanning, jogos interativos com imagens, dentre tantos outros estímulos, que se podem trazer para a realidade da sala de aula em que o professor se encontra.

Continue navegando