Buscar

Aberrações Numéricas

Prévia do material em texto

ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS
Aneuploides
Os aneuploides são aqueles indivíduos que possuem falta ou excesso de cromossomos no genoma. Conforme o número da perda ou de excesso tomam nomes como: dupla monossômia (2n – 2), onde há falta de dois cromossomos não homólogos; monossômicos (2n – 1) onde há falta de somente um cromossomo, e polissômicos. Os polissômicos se dividem em trissômicos (2n + 1) onde há excesso de um cromossomo presente no genoma e duplo trissômico (2n + 2) são indivíduos que possuem dois cromossomos a mais.
A aneuploidia pode ocorrer por diversos fenômenos, tais como: 
Movimento retardado dos cromossomos durante a anáfase.
Não disjunção, isto é, não segregação de cromossomos ou cromátides, durante a meiose ou a mitose.
Assinapse, ou seja, não pareamento de cromossomos homólogos na meiose.
Irregularidades na distribuição de cromossomos durante a meiose de organismos poliploides com número ímpar, tais como: triploides, pentaploides e etc. 
Exemplos importantes de aneuploidia:
Síndrome de Down ou Trissomia do cromossomo 21: A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Entre as características que uma pessoa com síndrome de Down pode apresentar, podemos citar baixa estatura, prega palpebral, língua fissurada, boca entreaberta, prega transversal contínua na palma da mão, mão curta e larga e alterações na impressão digital.
Síndrome de Turner: A síndrome de Turner ocorre em mulheres que apresentam um cromossomo sexual a menos, ou seja, apresentam 45 cromossomos. São mulheres geralmente estéreis, baixas, com mamas pouco desenvolvidas, ovários atrofiados e pescoço alargado na base.
Os bovinos possuem 60 cromossomos, sendo 29 pares de cromossomos autossomos e um par sexual, sendo XX nas fêmeas e XY nos machos. Se ocorrer a não-disjunção em uma dessas células, pode ocorrer a formação de gametas com 31 cromossomos e outros com 29 cromossomos. Ambos numericamente incorretos. Um bezerro que nascer de um óvulo com 29 cromossomos, vai desenvolver monossomia e morrer precocemente durante a gestação. E um bezerro que nascer de um óvulo com 31 cromossomos, irá desenvolver trissomia e morrer ainda no período gestacional.
Certas espécies de plantas podem apresentar aneuploidia, sendo uma delas:
Datura stramonium(Também conhecida como trombeta ou figueira brava)
Formas diferentes por conta de alterações no número de cromossomos podem ser percebidos na cápsula de sementes.
REFERÊNCIAS:
http://w3.ufsm.br/geneticavegetal/images/anexos/textosgenetica/Texto%203%20-%20Gen%C3%A9tica%20de%20poliploides.pdf
https://www.biologianet.com/genetica/aberracoes-cromossomicas-numericas.htm#:~:text=As%20aberra%C3%A7%C3%B5es%20cromoss%C3%B4micas%20num%C3%A9ricas%20s%C3%A3o,difere%20de%20esp%C3%A9cie%20para%20esp%C3%A9cie.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4684510/mod_resource/content/1/Aula%2012%20-%20Origem%20e%20import%C3%A2ncia%20dos%20poliploides.pdf
http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-turner

Continue navegando