Buscar

PROVA O1 BIOLOGIA MOLECULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	Andreia Dacol (1627019)
	Disciplina:
	Biologia Molecular (17527)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:670156) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	33786454
Parte superior do formulário
	1.
	Através da técnica de eletroforese, ocorre a separação de moléculas em populações de tamanhos semelhantes, as quais são visualizadas como bandas no gel através de marcadores específicos. Sobre os marcadores para técnica de eletroforese em gel, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O marcador ideal para a técnica de eletroforese em gel será aquele capaz de separar as bandas de DNA em diferentes tons de cores.
	
	b) O corante ideal para eletroforese de DNA e RNA é aquele que não se liga ao DNA ou ao RNA, ficando somente na solução tampão da técnica.
	
	c) O corante mais utilizado para marcação de DNA é o azul de brometo.
	
	d) O marcador ideal é o brometo de etídio, um corante fluorescente, que se liga ao DNA ou RNA e possibilita a sua visualização através de luz ultravioleta (UV).
	 
	 
	2.
	Para construir uma biblioteca de DNA, utiliza-se técnicas de clivagem com enzimas de restrição e clonagem em vetor. Com base nas etapas para construção de uma biblioteca de DNA, ordene os itens a seguir:
I- Fragmentos de DNA são inseridos em vetores idênticos e ligados através da DNA ligase.
II- Clivado do DNA com uma enzima de restrição, formando centenas a milhares de fragmentos de DNA.
III- Inserção do vetor em células hospedeiras, produzindo a clonagem dos diferentes fragmentos.
IV- Extrair e isolar o DNA genômico de uma célula, tecido ou até mesmo de um organismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I - III.
	
	b) I - IV - III - II.
	
	c) I - III - II - IV.
	
	d) IV - II - III - I.
	3.
	Uma das técnicas essenciais em biologia molecular é a capacidade de sequenciar o gene de um organismo. Esse sequenciamento é importante, pois identifica possíveis mutações, cadeias de transmissão e origem da chegada do vírus a uma região específica. De acordo com as técnicas empregadas para o sequenciamento de DNA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os didesoxinucleotídeos (ddNTP) são utilizados para o sequenciamento com o método de Sanger, em que, posteriormente, faz-se a identificação da sequência com eletroforese.
(    ) O pirosequenciamento tem como base a formação de pirofosfato a cada novo nucleotídeo adicionado à nova fita.
(    ) O método empregado na plataforma Illumina foi a base para o desenvolvimento dos testes de sequenciamento que conhecemos atualmente, sendo a primeira geração de sequenciamento de DNA.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F.
	
	b) V - F - V.
	
	c) F - F - V.
	
	d) V - V - F.
	4.
	A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) se refere à replicação in vitro de um fragmento de DNA. Sobre o PCR, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O processo de replicação in vitro, depende do uso de primers (oligonucleotídeos sintéticos), com sequências de 18 a 22 nucleotídeos, que seja complementar ao gene de interesse.
	
	b) A ligação dos primers à fita de DNA é denominado como desnaturação.
	
	c) O processo do PCR não necessita da utilização de nucleotídeos.
	
	d) A enzima DNA polimerase humana é uma das principais responsáveis pelo sucesso da técnica in vitro.
	5.
	Com o desenvolvimento das técnicas de clonagem de DNA, tornou-se possível a construção de bibliotecas de DNA e cDNA. Sobre as bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As bibliotecas de cDNA contêm somente os éxons de uma molécula de mRNA, que posteriormente é convertido em cDNA pela técnica de transcrição reversa.
	
	b) Uma biblioteca de DNA contém somente os íntrons de uma molécula de DNA, sendo extremamente específico para identificar o conteúdo expresso em uma célula ou tecido.
	
	c) A biblioteca de cDNA contém éxons e íntrons, já que são clonados todos os fragmentos de DNA, incluindo o não codificante.
	
	d) As bibliotecas de mRNA são originadas a partir da fragmentação do DNA com enzimas de restrição e, posteriormente, da clonagem do DNA.
	6.
	Os ciclos do PCR (reação em cadeia da polimerase) são críticos para o sucesso da técnica. Em torno de 20-40 ciclos são programados no termociclador, a fim de se obter milhares de cópias de DNA. Sobre os ciclos do PCR associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desnaturação.
II- Anelamento.
III- Extensão.
(    ) Estágio em que os primers se ligam à fita do DNA na sua sequência complementar.
(    ) Estágio inicial, em que ocorre abertura da dupla fita, liberando os nucleotídeos de cada uma das fitas simples. Esta etapa ocorre em uma alta temperatura, em cerca de 95º C.
(    ) Estágio correspondente à adição de nucleotídeos pela DNA polimerase específica, denominada como Taq DNA polimerase, em uma temperatura de 72º C.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) I - III - II.
	
	c) III - II - I.
	
	d) I - II - III.
	7.
	O sequenciamento de DNA permite a identificação de qual nucleotídeo ocupa cada posição na fita de uma molécula ou fragmento de DNA. As primeiras técnicas que permitiram sequenciar o DNA começaram a ser desenvolvidas na década de 70, com o método desenvolvido por Sanger. Sobre o método de Sanger, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os didesoxinucleotídeos são ineficazes para a técnicas de Sanger, sendo utilizados somente os primers e diversas fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, com a mesma extremidade 5'.
	
	b) A técnica de Sanger, utiliza terminadores de sequência em réplicas de DNA de uma fita molde diferenciada.
	
	c) Os didesoxinucleotídeos são similares aos primers ou iniciadores, já que iniciam a reação em diferentes terminações 3'.
	
	d) São utilizados iniciadores (primers), fitas de DNA réplicas da mesma fita molde, ou seja, com a mesma extremidade 5' e diferentes terminações 3', devido à inserção dos didesoxinucleotídeos, que são nucleotídeos terminadores de cadeia (ddNTP: ddATP, ddTTP, ddCTP e ddGTP).
	8.
	Existem diferentes formas de sequenciar um genoma, sendo que cada uma se aplica dependendo da realidade do pesquisador em questão, podendo ser técnicas recentes, que são mais robustas e sofisticadas, ou então, técnicas mais antigas, que, ainda assim, demonstram um excelente resultado, apesar de serem mais complicadas e menos automatizadas. Sobre essas técnicas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sequenciamento de Sanger.
II- Next Generation Sequencing.
III- Sequenciamento de terceira geração.
(    ) Método de primeira geração, mais conhecido por utilizar nucleotídeos terminados de cadeia (ddNTP).
(    ) Método que permite a análise da sequência de nucleotídeos em uma única molécula de DNA, sem a necessidade de amplificação dessa molécula, em tempo real.
(    )  São métodos de nova geração, que não utilizam nucleotídeos terminadores de cadeia para o processamento das amostras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) III - II - I.
	
	c) I - III - II.
	
	d) I - II - III.
	9.
	A descoberta da estrutura do DNA, por James Watson, Francis Crick, Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, em 1950, possibilitou o entendimento a respeito da replicação e transmissão da informação genética de uma célula à outra. Sobre o DNA, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O DNA é uma estrutura em dupla hélice, composta pela pentose, denominada desoxirribose, os nucleotídeos, adenina, timina, citocina e guanina, e fosfato.
	
	b) O DNA é uma estrutura em fita simples, composta pelos nucleotídeos adenina, timina, citosina e guanina.
	
	c) O DNA é formado por duas fitas que não se complementam entre si.
	
	d) O DNA é composto por cinco nucleotídeos, adenina, uracila, timina, guanina e citosina.
	10.
	O qPCR (PCR em tempo real) utiliza corantes fluorescentes ou sondas específicas, que emitem fluorescência quando se encontram ligados ou intercalados à fita de DNA no meiode reação da PCR. Considerando esse fator, a fluorescência emita, é proporcional à quantidade de material disponível para iniciar a amplificação. Sobre os parâmetros para quantificação do qPCR, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O threshold, também conhecido como linha de corte, demonstra o momento em que a fluorescência apresentada está livre de ruídos, sendo essencialmente a representação da amplificação da amostra teste.
PORQUE
II- O equipamento é capaz de determinar em que momento a fluorescência detectada é proveniente apenas das amostras que estão sendo amplificadas e, assim, determinar a linha de corte.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	d) As asserções I e II são proposições falsas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais