Buscar

INDUSTRIA 4.0 atualizado

Prévia do material em texto

IMPACTO NO MEIO AMBIENTE
Desde a revolução industrial, a produção tem sido uma das principais atividades econômicas da sociedade moderna; porém, ela tem carregado consigo um grande impacto ao meio ambiente em termos globais. Muitas das emissões atmosféricas estão relacionadas à geração de energia. A atividade humana tem contribuído bastante para a sensibilização recente da sociedade sobre questões ambientais, as quais têm obtido destaque na mídia e na agenda de políticos e grupos ambientalistas em todo o planeta.
A Sustentabilidade se refere ao esforço de minimizar os impactos negativos nas relações ambiental, social e econômica, e se atém às questões de alteração do clima, poluição e utilização dos recursos sem restrições. A indústria 4.0 é a combinação de máquinas inteligentes, produção, processos e sistemas que formam uma rede sofisticada interconectada. Além disso, enfatiza a ideia da coerência, digitalização e ligação de todas as unidades produtivas em uma economia, criando a virtualização do mundo real em um grande sistema de informação.
Descarte inadequado de resíduos industriais
Muitos resíduos industriais líquidos são tóxicos e perigosos. O descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água, polui e contamina o meio ambiente.
 
2. Crime Ambiental
Atitudes que não são pautadas na sustentabilidade podem ser caracterizadas como crimes ambientais. As leis em São Paulo são rígidas e o descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto da cidade sem tratamento é crime quando o efluente não está de acordo com o Decreto Estadual 8468 de 1976 e o Conama 357.
 
Empresas que atuam ilegalmente também estão sujeitas a autuações de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público, além de perderem certificações ambientais, como ISO 14001.
As punições previstas em lei variam desde multas até a paralisação temporária ou definitiva da atividade.
3. Prejuízo à Saúde
Além de contaminar a água, os resíduos prejudicam a vida presente nos rios e, sendo assim, influenciam também a rotina do ser humano, podendo causar doenças e, em casos mais graves, até a morte.
4. Perda de financiamentos
As instituições financeiras exigem o licenciamento ambiental de projetos financiados, além de princípios de responsabilidade social e ambiental na execução das obras e uma série de certidões para contratos de financiamentos e liberação de recursos.
 
A Lei 6.938/81, artigo 12, por exemplo, prevê a possibilidade de imposição de sanção administrativa por danos causados ao meio ambiente, resultando em perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento público.
5. Clientes insatisfeitos
Os clientes estão cada dia mais preocupados com o meio ambiente e começam a dar preferência a empresas que se preocupam com a sustentabilidade ambiental do seu negócio. 
 
É claro que o investimento no tratamento de resíduos líquidos tem um custo, mas ele é pequeno em comparação aos problemas e aos benefícios que a empresa pode ter se não houver um planejamento nesse sentido.
Relações entre a indústria 4.0 e a Sustentabilidade:
Nos exemplos apresentados são abordados os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
 
A indústria 4.0 trará benefícios que ampliarão as condições de Sustentabilidade em toda cadeia de valor.
Soluções de como descartar resíduos industriais 
Realizar o descarte de resíduos industriais corretamente deve ser a preocupação de todas as empresas, quer sejam indústrias metalúrgicas, petroquímicas, siderúrgica, de galvanoplastia, cosméticas entre outras.
Todo lixo químico gerado deve ser tratado, porém se isso não for feito por uma empresa especializada, pode trazer inúmeros problemas ambientais, como a contaminação de lençóis freáticos e o acúmulo de lixo tóxico em áreas populosas, por exemplo.
PROCEDIMENTOS
Existem vários procedimentos para que o descarte de resíduos industriais seja realizado de forma correta, os processos mais conhecidos e utilizados por empresas especializadas são o Co-processamento, a incineração, o aterramento, e o beneficiamento de resíduos.
CO-PROCESSAMENTO
Este procedimento de descarte de resíduos industriais consiste em transformar os resíduos em combustível para fornos das indústrias cimenteiras. Assim, o lixo é destruído completamente pelo fogo sem gerar gases poluentes e sem contaminar a população.
INCINERAÇÃO
O descarte de resíduos industriais faz com que o lixo seja destruído, porém só é possível realizar este procedimento em resíduos da classe I, que são os produtos com as características de corrosividade, reatividade, toxicidade, inflamabilidade ou patogenicidade.
ATERRAMENTO
Ainda sobre o resíduo da classe I, também é possível que seja descartado em aterros próprios, seguindo as normas da secretaria municipal de cada cidade, que destina uma área própria para o lixo industrial.
BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS
Já o descarte de resíduos industriais pelo processo de beneficiamento de resíduos, destrói, de forma térmica, os itens contamináveis, como óleo e resíduos sólidos.
REFERÊNCIA
https://www.linkedin.com/pulse/ind%C3%BAstria-40-e-sustentabilidade-edson-miranda-da-silva
https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/216366/5-problemas-que-podem-ocorrer-quando-nao-ha-o-tratamento-de-residuos-liquidos
http://www.cetesambiental.com.br/descarte-residuos-industriais

Continue navegando