Buscar

A2 - Recreação e lazer - Criação de projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
ANA CLARA RODRIGUES DA SILVA
PROJETO CINQUENTÕES BEM DE VIDA
por uma feliz qualidade de vida
RIO DE JANEIRO
2021
 Boa parte da população acima dos 50 anos está aposentada ou quase se aposentando, nesta fase da vida essa população começa a sentir indisposição para as atividades diárias e para conhecer/aprender novas coisas. Geralmente esse público é caracterizado por pessoas que ficam em casa com seus afazeres domésticos, novelas e com os netos ou que somente vão do trabalho para casa, sem grandes expectativas esperando o dia da aposentadoria. 
Este projeto tem como objetivo estimular as pessoas idosas para a prática de atividades recreativas para manter a saúde mental, física e excitar as relações afetivas fora do ambiente familiar. 
• Apresentação do Projeto:
O projeto “Cinquentões bem de vida” é destinado para o público acima de 50 anos que tem vontade de aproveitar cada minuto da vida, aprendendo novos desafios, conhecendo novas pessoas e estimulando sempre o corpo para manter uma boa qualidade de vida. Com uma temática diferente das atividades físicas que geralmente esse público pratica, como pilates e hidroginásticas, este projeto conta com atividade em equipe de baixa intensidade, como vôlei com rede em altura média, futebol com espaço reduzido e tempo máximo de 10 minutos, caminhadas com obstáculos pequenos, alongamento entre outras brincadeiras que estimulem o exercício do sistema neurológico. 
Todas as atividades completamente pensadas e adaptadas a faixa etária vigente, sem muitas regras e evitando velocidades excessivas. 
O público-alvo são as pessoas entre 51 e 75 anos. Com exceção das pessoas com: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), aneurismas aórticos e cerebrais, dislipidemia, asma, bronquite, osteoporose, mal de parkinson. 
Caso o participante apresente qualquer outra comorbidade não descrita acima, favor enviar laudo médico informando que está apto para atividades físicas. 
As atividades acontecerão de segunda a sexta durante 45 dias com duração de 5h diárias (8h á 13h), o participante é livre para chegar e sair a hora que lhe for favorável. As atividades só vão ser realizadas mediantes a boas condições climáticas, tanto no dia a ser realizada quanto no dia anterior. Em caso de condições climáticas desfavoráveis as atividades do dia serão canceladas e compensadas após o fim dos 45 dias. 
Para se inscrever é necessário que o candidato responda o formulário disponível no final deste documento, anexando o laudo médico, se necessário, identidade, CPF e 4 números para contato de emergência, caso possua plano de saúde, deixe exemplificado qual o plano e 2 hospitais de referência do candidato em caso de intercorrências. 
Para participar do projeto é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 230,00, podendo ser parceladas no cartão ou dinheiro. O público máximo é de até 45 pessoas. 
O projeto ocorrerá no Parque da Cidade localizado na Gávea, Rio de Janeiro. 
O local é ao ar livre, dispõe de amplo espaço verde, perfeito para atividades recreativas, área para descanso, estacionamento, seguranças que fazem ronda no parque, cachoeiras e represas. 
O acesso ao local pode ser feito de carro particular e transporte público que deixa em frente a entrada do parque. 
• Recursos necessários:
O local contará com 5 educadores físicos,1 técnico de enfermagem para auxiliar nos primeiros socorros básico e 1 professora de yoga/alongamento. A prefeitura emitiu um alvará para a liberação do evento e disponibilizou 1 ambulância para ficar à disposição durante toda a duração do projeto.
A alimentação ficará por conta do participante, no local há vendedores ambulantes e haverá água disponível porém fica a critério do participante evar alimentos e bebidas (exceto alcóolicas) faremos pausas para descanso e alimentação. 
O projeto contará com equipamentos para recreação, como bolas de vôlei e futebol, jogos de memória e de tabuleiro, colchonetes para a prática de yoga e alongamento, objetos para utilizar como pequenos obstáculos para circuitos, como cones e elásticos, pesos de de até 5kg, rede de vôlei, mini gol para a prática de futebol, 1 mesa de ping pong com os objetos necessários. Caixa com materiais de primeiros socorros básicos, cooler para armazenar água e os alimentos perecíveis caso algum participante precise. 
• Objetivos/Benefícios esperados
O objetivo do projeto é mudar a rotina das pessoas desta faixa etária e com isso trazer mais alegria e estímulo para a prática de atividades físicas/recreativas e fazê-las perceber que não é necessário muito esforço para se exercitar e manter a saúde do corpo e da mente. 
No fim deste 45 dias, vamos realizar um levantamento de dados da expectativa de vida e qualidade de vida antes e após o projeto realizado.

Outros materiais