Buscar

Atividade Avaliativa - AIQ

Prévia do material em texto

Questão 2)
Nebulizador: Forma um aerossol da solução aquosa que se deseja analisar (transforma amostra liquefeita em amostra gasosa).
Fonte de Radiação: Emite radiação do elemento de interesse.
Chopper: São moduladores mecânicos, que permitem a discriminação entre o sinal de absorção e o sinal de emissão, principalmente para átomos que se excitam com muita facilidade.
Dreno: Filtro desumidificador.
Chama: Utilizada para atomização (fonte de energia para produção do átomo livre).
Conjunto monocromador: Selecionar uma linha emitida pela lâmpada e rejeitar, tanto quanto possível, as emissões provenientes dos átomos excitados no processo de atomização.
Questão 4)
A espectrofotometria de absorção atómica (EAA), apresentada por Alan Walsh há mais de cinquenta anos como procedimento analítico, é nos dias de hoje uma técnica bem estabelecida em inúmeros campos da análise instrumental. As diferentes técnicas associadas à EAA, como a chama, a câmara de grafite, a geração de hidretos e o vapor frio, permitem determinar quantitativamente, com sensibilidade suficiente, mais de 60 elementos da tabela periódica. O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental. A espectrometria de absorção atômica (AAS) utiliza esse fenômeno para a determinação quantitativa de elementos (metais, semimetais e alguns não metais) em uma ampla variedade de amostras, tais como, materiais biológicos (tecidos e fluídos), ambientais (águas, solos, sedimentos e plantas), alimentos, materiais geológicos (rochas, minérios), materiais tecnológicos. Os dois tipos de atomizadores mais usados em AAS são a chama e o forno de grafite. A espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS) é a técnica mais utilizada para análises elementares em concentrações da ordem de mg/L, enquanto a espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de grafite é utilizada para determinações de baixas concentrações.
O espectrômetro de absorção atômica é um equipamento que permite a análise quantitativa de elementos presentes em soluções líquidas, gasosas e sólidas. Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador. Nos equipamentos mais antigos utilizam-se moduladores mecânicos (chopper), nos mais modernos a modulação é feita eletrônica ou mecanicamente. A atomização pode ser feita em chama, em tubo aquecido acoplado a um sistema gerador de hidretos, em sistema de geração de vapor a frio, e eletro termicamente em forno de grafite, ou outros sistemas alternativos.
Questão 5)
O forno de grafite possui uma boa reputação no campo de química analítica. Isso porque é uma técnica de rotina para a determinação de traços muito baixos de metais, mas em uma grande variedade de matrizes de amostras. No espectrofotômetro de absorção atômica de forno de grafite, a chama é substituída por um tubo de grafite aquecido eletro termicamente. A importância do forno de grafite integrado aquecido garante que a temperatura ao longo de todo o tubo seja uniforme. Como resultado, a sensitividade e os limites de detecção são muito melhores, enquanto as interferências da matriz e efeitos de memória são reduzidas.
O gerador de hidretos possui aplicação na analise principalmente de elementos que podem ser cometidos em hidretos, principalmente em campo ambientais. Gerador de Hidretos baseia-se na formação, por redução, de hidretos covalentes voláteis do elemento a determinar, os quais são posteriormente atomizados e analisados. Na geração de vapor químico, o analito é separado da matriz da amostra pela geração de espécies gasosas como resultado de uma reação química. Existem interferências espectrais, cinéticas e químicas. As interferências espectrais são quase nulas, no que diz respeito às interferências cinéticas, estas são causadas pela alteração das velocidades de formação e libertação dos hidretos da solução.
Questão 6)
É um estudo de seletividade que objetiva averiguar possíveis interferências causadas pelas substâncias que compõem a matriz amostral gerando, basicamente, fenômenos de diminuição ou ampliação do sinal instrumental ou resposta instrumental. O estudo de efeito matriz é imprescindível quando se deseja trabalhar com uma curva de calibração do analito em solvente, ou seja, com uma curva de calibração não matrizada.

Continue navegando