Buscar

Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA - GESTÃO PESSOAL - BASE DE LIDERANÇA - ENAP
QUESTÃO – 1
A sentença abaixo refere-se à Teoria Cognitivo Comportamental (TCC), também conhecida como a psicologia cognitiva. Julgue como (V) verdadeira ou (F) falsa.
A psicologia cognitiva indica que não são as situações que afetam como nós reagimos a elas, mas a maneira como a enxergamos. Ou seja, nossas reações são comunicadas por meio da nossa perspectiva.
Resposta: Verdadeiro.
Para a psicologia cognitiva as situações geram pensamentos. Os pensamentos geram emoções. Em sequência, as emoções afetam nossa fisiologia e esse o processo desencadeia ações e reações.
QUESTÃO – 2
RELACIONE OS ELEMENTOS DO BEM ESTAR PSICOLÓGICO COM AS SENTENÇAS
Relacionamentos que envolvem carinho, empatia, confiança e efeito, em que há preocupação mútua ao bem-estar do outro.
Resposta: Relações positivas.
Está relacionado a ter objetivos e levar uma vida que faça sentido para si.
Resposta: Proposito de vida.
Refere-se aos sentimentos permanentes que direcionam a pessoa a estar aberta a novas experiências, a estar orientada a explorar seu potencial a se desenvolver, o que a fará sentir-se cada vez mais capacitada e eficaz.
Resposta: Crescimento pessoal.
Diz respeito a quanto o individuo tem uma atitude positiva com relação a si mesmo, buscando reconhecer e aceitar diversos aspectos sobre si e sobre seu passado.
Resposta: Autoaceitação.
Está para o quanto você acredita que o controle da sua própria vida esta em suas mãos.
Resposta: Autonomia.
Denota o quanto você acredita estar sob controle da situação em que você vive e também o quanto você acredita ser bom para administrar as questões do dia a dia.
Resposta: Domínio do ambiente.
QUESTÃO – 3
A sentença abaixo refere-se ao desenvolvimento pessoal. Julgue como (V) verdadeira ou (F) falsa.
O auto conhecimento é um pilar essencial para o processo de desenvolvimento pessoal. Envolve a compreensão firme de suas capacidades, de suas próprias características, pensamentos, sentimentos, inclinações e como eles influenciam seu comportamento.
Resposta: Verdadeiro.
Autoconhecimento trata-se de entender as necessidades, os desejos, as motivações, as crenças, as forças e os valores do indivíduo. Em suma, trata-se de saber como você funciona e o que faz você funcionar. 
QUESTÃO – 4
A Psicologia Positiva, criada por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi no ano 2000, centra-se no estudo das qualidades e das características positivas do ser humano. Em relação à essa teoria, marque verdadeiro ou falso:
A Psicologia positiva complementa a psicologia tradicional ao focar nos aspectos positivos e saudáveis do desenvolvimento, de forma a priorizar a prevenção ao tratamento
Resposta: Verdadeiro.
A psicologia positiva não elimina os estudos tradicionais. Pelo contrário, agrega informações não contempladas por tal estudo anteriormente.
QUESTÃO – 5
O modelo biopsicossocial do desenvolvimento humano demonstra o funcionamento do corpo. Nesse sentido, escolha a opção que se identifique com o modelo citado.
a - O funcionamento do corpo pode afetar a mente, mas não o funcionamento da mente pode afetar o corpo. Assim, os seres humanos estão ativamente envolvidos em seu ambiente numa relação recíproca e interativa.
b - O funcionamento do corpo não pode afetar a mente e o funcionamento da mente pode afetar o corpo. Assim, os seres humanos estão ativamente envolvidos em seu ambiente numa relação recíproca e interativa.
c - O funcionamento do corpo pode afetar a mente e o funcionamento da mente pode afetar o corpo. Assim, os seres humanos estão ativamente envolvidos em seu ambiente numa relação recíproca e interativa.
d - O funcionamento do corpo não pode afetar a mente, mas o funcionamento da mente pode afetar o corpo. Assim, os seres humanos estão ativamente envolvidos em seu ambiente numa relação recíproca e interativa.
Resposta: Alternativa b.
No Campo Biológico, temos a genética, a epigenética, as emoções e todo aparato fisiológico. Na dimensão psicológica está a inteligência positiva, a emocional e a autoestima. Já na dimensão social, temos circunstâncias familiares, amigos e convívio profissional.
QUESTÃO – 6
A sentença abaixo refere-se às crenças que fazem parte do componente psicológico do modelo psicossocial. Julgue como (V) verdadeira ou (F) falsa.
Crenças disfuncionais geram pensamentos e emoções disfuncionais que por sua vez geram pensamentos negativos que podem nos levar a comportamentos disfuncionais.
Resposta: Verdadeiro.
Precisamos vigiar nossos pensamentos e conhecer nossas crenças para que as interpretações das situações não nos façam a ter comportamentos que prejudiquem nosso ambiente de trabalho.
QUESTÃO – 7
Sobre o Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) julgue o item como verdadeiro ou falso:
O Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) é um documento que permite ao indivíduo traçar planos de ação e registrar pertinente reflexões sobre algum aspecto de sua vida profissional ou pessoal.
Resposta: Verdadeiro.
O Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) permite ao indivíduo construir os propósitos da vida profissional e da vida pessoal. Por exemplo, se determinado questionamento te trará a oportunidade de identificar um recurso intrínseco como um valor pessoal ou uma potencialidade, este espaço recebera o ícone "Recursos do Ser" no PDP.
QUESTÃO – 8
RELACIONE O TIPO DE MENTALIDADE.
A pessoa acredita que a inteligência e a habilidade são natas. Tem dificuldade em reconhecer e admitir as próprias limitações. Evitar desafios por medo de revelar fraquezas. Ao lidar com obstáculos permanece na defensiva ou desiste facilmente. Pensa que o esforço não é suficiente para gerar mudanças.
Resposta: Mentalidade Fixa.
A pessoa acredita que pode desenvolver novas habilidades e se tornar competente em algo. Faz autoanálises francas. Aprende acertos e erros, admite limitações e busca superá-las. Encara desafios como oportunidades de crescimento. Acredita que o esforço é um caminho para a excelência. Encara os problemas com otimismo e esperança.
Resposta: Mentalidade de Crescimento.
QUESTÃO – 9
A sentença abaixo refere-se à dimensão social. Julgue como (V) verdadeira ou (F) falsa.
O contexto social pode interferir em nossas atribuições diárias e na construção de crenças e valores na vida. Apesar disso, o contexto social não pode contribuir para a mudança de atitude e comportamentos pessoais.
Resposta: Falso.
O contexto social pode contribuir com a mudança de atitudes e comportamentos pessoais. As interações sociais podem direcionar nossos comportamentos.
QUESTÃO – 10
Em relação aos componentes do modelo biopsicossocial, marque a alternativa errada:
a - O modelo biopsicossocial demonstra que o funcionamento do corpo pode afetar a mente e o funcionamento da mente pode afetar o corpo.
b - Em relação ao componente psicológico, procura-se potenciais causas psicológicas para a expressão do comportamento. Há uma dinâmica entre a fisiologia, os pensamentos, crenças, valores, e os diversos fatores que integram a identidade.
c - Apesar dos seres humanos estarem ativamente envolvidos em seu ambiente numa relação interativa, o seu desenvolvimento psicológico e biológico não é influenciado por esse ambiente.
d - A perspectiva de desenvolvimento biológica investiga como o funcionamento do corpo e as respostas aos estímulos interagem com o ambiente, coordenam respostas do corpo e influenciam a dimensão psicológica e a atuação social do indivíduo.
Resposta: Alternativa c.
O modelos psicossocial considera o desenvolvimento humano por meio da interação os componentes, biológicos, psicológicos e social. A interação do indivíduo com seu ambiente e parte do comportamento social.

Outros materiais