Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ESTÁGIO EM FSIOTERAPIA AMBULATORIAL
DOCENTES: PATRICIA REGINA RIGHÊS PEREIRA ZATTA E RAQUEL SACCANI
ACADÊMICA:JAQUELINE CAZANATTO
DESSENSIBILIZAÇÃO DO COTO
Caracterizado como estímulos sensitivos realizados na extremidade distal do coto que irão levar ao saturamento dos receptores das vias aferentes sensitivas, visando a normalização da sensibilidade local. Além do controle da dor, dor fantasma e espasmos, objetiva-se a dessensibilização para diminuir a hipersensibilidade local para que seja suportável a adaptação da prótese.(1)
O início do processo de reabilitação se dará a partir da cicatrização da sutura cirúrgica, o fisioterapeuta desempenha um papel fundamental e indispensável na reabilitação de amputados de MMII, e o inicio precoce do tratamento apropriado poderá influenciar os resultados eventuais da reabilitação, cabe ao fisioterapeuta realizar uma criteriosa avaliação cinético-funcional do indivíduo amputado, observando seu estado geral e as condições do coto.(2)
(1) BRITO, D. et al. Tratamento fisioterapêutico ambulatorial em paciente submetido à amputação transfemoral unilateral por acidente motociclístico: estudo de caso. Arq. Ciênc.Saúde Unipar, Umuarama, 9 (3), set/2005.
(2) CARVALHO, J. A. Amputações de membros inferiores: em busca da plena reabilitação. 2ed. São Paulo: Manole, 2003.
(3) MOREIRA NB et al. A influência da crioterapia na dor e edema induzidos por sinovite experimental. Fisioter Pesq. 2011;18(1):79-83.
(4) BRITO, D. et al. Tratamento fisioterapêutico ambulatorial em paciente submetido à amputação transfemoral unilateral por acidente moto ciclístico: estudo de caso. Arq. Ciênc.Saúde Unipar, Umuarama, 9 (3), set./dez., 2005. 
(5) CARVALHO FS; KUNIZ VC; DEPIERI TZ; CERVELINI R. Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: Análise de prontuários. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama v.9(1), Jan.- Marc., 2005.
EXERCICIOS DE DESSENSIBILIZAÇÃO
CONTROLE DA DOR E SENSAÇÕES FANTASMA
Utilize um por vez, passando em sua pele de forma suave, aumentando lentamente a
frequência e a duração dos movimentos, sempre respeitando
a sua tolerância.
 Cubos de gelo – passe sobre toda a superfície da pele de seu coto de forma suave.(3)
• Toalha - pressione a toalha e passe a toalha sobre toda a
superfície do coto, sempre de forma lenta e delicada.(4)
Massagem no coto: com as pontas dos dedos faça círculos, pressione de forma suave e continuada, inicie os movimentos na parte inferior do coto até a sua porção mais alta.(5)
Algodão – Passe por toda superfície realizados movimentos lentos e graduais.(3)

Mais conteúdos dessa disciplina