Buscar

Avaliação Mudança e Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Mudança e Comportamento Organizacional
Aluna: Larissa de Almeida Uchoa
Matricula: 201951139542
Nota:6,0
1- Dentre os fatores que afetam o comportamento organizacional, podem ser citados: absenteísmo; produtividade; turnorver; satisfação no trabalho etc. Explique como a rotatividade de pessoal pode influenciar negativamente a cultura de uma organização?
R- Quando há uma grande rotatividade de pessoas é um problema para a empresa, a primeira é na socialização tendo que se adaptar a novas pessoas constantemente e os novos colaboradores se acostumarem com o a cultura da empresa, além da diminuição na eficiência no trabalho, pois são como são novos os colaboradores podem demorar a pegar o ritmo do trabalho, pode também trazer uma tensão nos colaboradores por ver essa rotatividade fazendo com que o clima organizacional fique ruim.
2- Vantagem Competitiva pode ser, objetivamente entendida, quando uma organização consegue desempenhar algum aspecto de seu trabalho melhor do que seus concorrentes ou quando é capaz de realizar o trabalho de um jeito tal que os concorrentes não consigam fazer igual. Explique, com suas palavras, de que forma o capital humano de uma organização pode ser vantagem competitiva?Requer resposta. Texto Multilinha. 
R- Hoje em dia as empresas estão dando valor a seu capitão humano, ou seja a seus colaboradores e seus conhecimentos e vivencia. Como os produtos atualmente são fáceis de copiar ( ou seja, uma empresa cria um novo produto e em pouca semanas uma empresa rival lança um produto parecido) o diferencial são as pessoas, a forma de pensar,suas experiências, suas estratégias de marketing, como trata os cliente etc. Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupam com o capitão humano isso os estimula a crescer e melhorar o que afeta diretamente a sua qualidade de trabalho e posteriormente trazendo mas lucro para a empresa.
3- O comportamento organizacional é um campo multidisciplinar que se divide em três sub-conjuntos, centrados em processos. Marque a opção que representa corretamente os 3 sub grupos:
a) Individuais - Grupais – Organizacionais
b) Individuais - Grupais – Ambientais
c) Grupais - Organizacionais – Ambientais
d) Individuais - Grupais – Pessoais
e) Nenhuma das alternativas anteriores
4- A Cultura Organizacional pode ser definida como: "Conjunto de valores e normas compartilhados que controlam as interações entre os membros da organização e seus fornecedores, clientes e outras pessoas de fora dela." (GARETH, J. Teoria das Organizações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010). Explique como a cultura organizacional pode ser entendida como "definidora de limites" do comportamento humano
A cultura organizacional é entre outras coisas, uma definidora de limite, pois é através dela que será percebemos os modo de se vestir dos funcionários, o tratamento entre eles, o clima e isso vai dizer como o colaborador deve agir.
5- Cultura organizacional é uma fonte para uma família de conceitos como símbolos, linguagem, ritual, cerimônias, sagas, heróis e mitos (PETTIGREW, 1979). As convenções de premiações de funcionários, festas de fim de ano, integração de novos funcionários, são exemplos de:
a) Mitos.
b) Linguagem.
c) Símbolos materiais.
d) Sagas.
e) Rituais.
6- Para efetivar o processo de mudança da cultura organizacional, é necessário compreender que a cultura se mantém viva por meio de regras e regulamentos tangíveis e mitos e histórias intangíveis. Por isso, a sua alteração envolve a transformação de conceitos humanos mais profundos, capazes de produzir reações emocionais e resistências de diversas ordens. Sobre os mecanismos de resistência à mudança, assinale a opção correta.
a) Para minimizar as resistências à mudança, as pessoas precisam se sentir parte do processo, conhecer a importância de sua contribuição pessoal e estar ciente das possíveis vantagens de migrar para uma nova realidade.
b) Para lidar com as mudanças, as pessoas precisam de fatores motivacionais externos, pois a resistência é natural de todo ser humano.
c) Para reduzir os impactos da resistência à mudança, as empresas devem iniciar um processo de avaliação e recompensa para os colaboradores que aderem espontaneamente ao processo.
d) Para facilitar a implantação das mudanças, faz-se necessário desconsiderar os colaboradores resistentes e focar a atenção nos que se mostram favoráveis ao processo de mudança.
e) Para aumentar as chances de sucesso da mudança, as empresas estão se utilizando de vários instrumentos de recompensa financeiras e não-financeiras, além de oferecer  oportunidades de ascensão de carreira.
7- A cultura organizacional, assim como os valores, tem recebido considerável atenção nos estudos sobre psicologia organizacional. Essas variáveis podem influenciar o comportamento das pessoas em distintas esferas. Quanto ao comportamento organizacional, assinale a opção correta.
a) As pessoas isoladas e comprometidas fazem com que seus objetivos e os da organização apresentam comportamentos semelhantes.
b) As pessoas com graus distintos de motivação e comprometimento fazem acontecer os objetivos da empresa e, assim, são objeto de estudo do comportamento organizacional.
c) As pessoas e mais os recursos físicos são suficientes para que os objetivos da organização sejam atingidos e só são estudadas quando atuam em grupos.
d) As pessoas só conseguem atingir os objetivos organizacionais quando superam todas as diferenças e agem de forma homogênea, gerando o que se denomina de comportamento organizacional. 
e) As pessoas com suas diferenças e o esforço coletivo são as únicas variáveis do comportamento organizacional.

Outros materiais