Logo Passei Direto
Buscar

Exercício de Fundamentos e Metodologia da Educação Física-tentativa3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um dos problemas mais urgentes da educação física escolar brasileira é o esportivismo, isto é, a adoção de um modelo conceitual e operacional voltado ao desenvolvimento das aulas que possuem como conteúdo o esporte, reproduzindo o modelo elitista e desumano, reforçado nos meios de comunicação de massa na sociedade capitalista (BRACHT, 1986). O questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de prática esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação física brasileira?
A - A ginga na escola.
B - As artes marciais na escola.
C - Balé da escola.
D - O atletismo na escola.
E - O Esporte da escola.

Carvalho (2001, p. 16) denuncia que “hoje, o que se observa é, predominantemente, a formação voltada para a iniciativa privada, academias, hotéis, clubes que reproduzem a política voltada para o consumo e para os interesses das indústrias de cosméticos”. Essa posição nos faz refletir sobre os destinos da saúde brasileira, enquanto interesse público. Nesse ínterim, Palma (2001, p. 24) afirma que “tratar de saúde é [...]:
Qual é a resposta correta?
A - Compreender as tramas sociais que se desenrolam nos projetos e políticas públicas.
B - Compreender que se deve ter cuidado ao realizar exercícios físicos.
C - Cuidar da alimentação e da carteira de vacinação.
D - Fundamentar sua vida baseada em regras rígidas e físicas, para melhor desempenho aeróbico.
E - Realizar tratamentos através de medicamentos ou farmacológicos.

Segundo Wallon (1979, p. 17), “é sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Nas palavras do autor, percebemos nitidamente o quanto o movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, incluindo a própria cognição.
Assim pode-se dizer que o movimento é:
A - A educação física, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana, ciência que requer independência científica e filosófica.
B - De todas as formas, ao falarmos de movimento, é preciso levar em consideração as suas características de transmissão quando se codificam, observando ou sentindo os efeitos produzidos sob o comportamento nos vários sistemas relacionais.
C - Que enquanto o corpo está movimento pode expressar seu estado afetivo pela via da motricidade; a principal condição orgânica para estabelecer essa forma de comunicação.
D - Todas as alternativas estão incorretas.
E - Uma forma de comunicação e expressão da pessoa, também se apresenta como meio, como fator promotor do desenvolvimento humano.

No universo da comunicação humana, a semiótica está presente em vários exemplos, não obstante nas aulas de educação física escolar, com suas mais variadas formas de linguagem, visto que, enquanto ciência que possui o signo (símbolo) como seu objeto de estudo, não é limitada somente aos símbolos linguísticos escritos, vai além, refere-se a todo e qualquer símbolo e suas possíveis inter-relações, o que inclui a linguagem corporal por meio do movimento (BETTI, 1994). A análise dos símbolos relacionados à educação física e ao esporte, no contexto da cultura ocidental, parece reforçar os ideais hegemônicos desumanos do fenômeno esportivo. A partir dessas críticas surgiram, pouco a pouco, relevantes opções para preencher uma lacuna na escola.
Dentre elas estão:
A - A pedagogia crítico-emancipatória e uma didática comunicativa na educação física escolar.
B - Uma comunicação falha que reverbera para a autocrítica.
C - Uma concepção emancipatória e uma pedagogia comunicativa.
D - Uma pedagogia autocrítica e não emancipatória.
E - Uma prática da pedagogia escolanovista e conteúdos críticos.

Desenvolvimento Motor. Sabemos que este é um “processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica”, também resulta na melhoria das diversas habilidades humanas, portanto, é incorreto afirmar:
A alternativa correta é:
I. Que ele sofre interferências múltiplas, desde a hereditariedade (transmissão genética) até os estímulos ambientais (aprendizagens e adaptações diversas).
II. No caso da inadequação dos estímulos ambientais, tendo como exemplo a inibição dos movimentos corporais de uma criança nas duas primeiras infâncias, é provável que ela desenvolva sim defasagem em seu desenvolvimento motor.
III. No modelo da ampulheta, o desenvolvimento motor é representado por quatro fases: reflexiva, rudimentar, fundamental e dos movimentos especializados. Seu conhecimento é irrelevante para o trabalho docente da Educação Física escolar.
IV. As mudanças progressivas no comportamento motor alcançadas durante o ciclo da vida, são resultados das interações entre o individuo, o meio ambiente e a tarefa.
A - F, V, V, V.
B - V, F, F, V.
C - V, V, F, F.
D - V, V, F, V.
E - V, V, V, V.

É consensual que as contribuições oriundas das vivências corporais das mais diversas culturas de movimento existentes são de extrema relevância para a sociedade humana em todas as fases da vida dos indivíduos. No entanto, é no nível precoce de escolaridade que a educação física se faz imprescindível, visto que, durante a infância, são alicerçadas as bases fundamentais do sujeito.
São elas:
A - Afetividade, cognição e motricidade.
B - Amor, apego e cuidado.
C - Companheirismo, afeto e cognição.
D - Impulsividade, empenho e motricidade.
E - Liderança, afetividade e envolvimento entre as pessoas.

Na educação física o movimento, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana. Na ciência que requer independência científica e filosófica. O Entendimento mais aprimorado dessa leitura gestual pode propiciar ganhos importantes nas mais variadas formas de relacionamento, o que é válido, também, para as formas de relação típicas da escola, como a relação professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor. Sendo assim é correto afirmar que:
a. É necessário mais do que intuição para codificar e decodificar as mensagens do corpo, é imprescindível experiência e treinamento.
b. É o próprio eu, e parte desse eu se manifesta por meio do movimento corporal e se expressa nas mais variadas formas de comunicação, entre elas o diálogo tônico.
c. Aquilo que se revela no movimento do corpo humano pode traduzir inúmeros significados do que se passa no mundo psicológico interior de um dado sujeito.
d. A influência das teorias sobre o movimento utilizadas em abordagens como a psicanalítica é determinante para a intervenção profissional.
e. O movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, mas não apresenta nenhuma relação com a própria cognição.

A Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e integral da pessoa. Momentos de Recreação e Ludicidade podem ser considerados: necessidades discentes e/ou opção pedagógica na escola. Sabendo da importância e dos benefícios que momentos recreativos e alegres trazem aos alunos, assinale a opção correta sobre estes:
A - Momento importante para o docente recompor-se e distrair livremente os alunos.
B - Momentos dirigidos, regrados e importantes para passar o tempo.
C - Oportuniza somente o desenvolvimento motor do indivíduo.
D - Oportunizam o brincar estimulando o desenvolvimento intelectual, afetivo e motor da criança.
E - Vital para o ser humano se conhecer como pessoa, reforçar bloqueios e dificuldades de coordenações.

Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de saúde na infância e na adolescência, por conta da epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo.
Qual é a causa dessa epidemia?
A - A disposição para exercícios físicos rotineiros e imprescindíveis para uma qualidade de vida mais adequada.
B - Alguma bactéria inominável.
C - O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter alimento, estimulam o comportamento sedentário na população.
D - O acesso aos mais variados tipos de medicamentos e energéticos.
E - O Zika Vírus.

Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de saúde na infância e na adolescência. O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter alimento estimulam o comportamento sedentário na população. Isso acarretou numa epidemia. Essa epidemia é do que?
A - Epidemia de anorexias.
B - Epidemia de aumento da expectativa de vida em até 10 anos.
C - Epidemia de colesterol e diabetes altos.
D - Epidemia de dengue, chykunguia e zika vírus.
E - Epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo.

Nessa proposição didática, existe uma primeira parte, denominada trabalho, que prescinde uma vivência corporal mais espontânea por parte dos aprendizes, em relação a uma dada cultura de movimento, sendo possível problematizar os gestos corporais que surgem dessa experiência motora (KUNZ, 1991).
Nessa concepção pedagógica existem três tipos de competências. Quais são elas?
A - Aleatória, castradora e objetiva.
B - Crítica, emancipatória e social.
C - impulsiva, oriunda e comunicativa.
D - Objetiva, social e comunicativa.
E - Social, emancipatória e comunicativa.

Sabemos sobre a importância e as funções da educação Física e de quanto essa área está interligada aos mais diversos setores da sociedade, não sendo uma exclusividade escolar. Assim sendo, a escola é o espaço legítimo e privilegiado dessa área, e um dos indícios dessa condição é o desenvolvimento teórico-prático evidenciado na produção científica e literária, sobretudo no Brasil.
Nesse sentido, ressalta-se que emergiram importantes contribuições teóricas que se consubstanciaram em concepções de educação física escolar, como desenvolvimentista, construtivista e da aptidão física. Portanto entende-se por concepção de educação física desenvolvimentista aquela em que? A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - Aquela em que o foco de atenção está concentrado nos processos de aprendizagem motora, em conformidade com os avanços maturacionais de cada indivíduo, resultando em alterações no comportamento motor, ao longo da vida.
B - Está pautada nos ideais da epistemologia genética do biólogo suíço Jean Piaget, segundo a qual o sujeito possui uma tendência a se tornar um organismo cada vez mais complexo pela via do processo de construção de conhecimento, em que os aprendizes devem participar ativamente da aprendizagem.
C - Na concepção desenvolvimentista a grande diferença entre Educação Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.
D - Na concepção desenvolvimentista não há diferença entre Educação Física e esporte.
E - Nessa concepção existem designações específicas para cada forma de intervenção profissional, o que nos dá uma breve dimensão das diferentes funções a serem desempenhadas nessa área.

Apesar da educação física escolar brasileira não estar obtendo êxito na prevenção do sedentarismo e das suas respectivas repercussões à saúde humana, menciono um fator decisivo para agravar o presente quadro, o próprio descompromisso político e social da maioria das escolas e, principalmente, de grande parte dos professores de educação física escolar, no tocante à promoção da saúde infanto-juvenil.
Não há como aceitar essa posição das instituições de ensino e dos profissionais responsáveis pela educação física na escola, uma vez que são conhecidas as recomendações internacionais da prática de exercícios físico-esportivos intensos, durante ___________, pelo menos _____________________, como previsto no Guia de Atividade Física para Crianças e Adolescentes, da Organização Mundial da Saúde, pautado em pesquisas com alta evidência e cientificidade (ESPANHA, 2007). Complete a sentença acima:
a. Uma hora, uma vez ao dia.
b. Trinta minutos, todos os dias.
c. Três horas, uma vez por semana.
d. Duas horas, uma vez por mês.
e. Doze horas, doze vezes por ano.

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento das principais habilidades motoras que servirão de alicerce para toda a vida. Manipulando objetos, estabilizando ou locomovendo o corpo em um dado espaço, seguimos vivendo em atividades cotidianas relativas ao trabalho e ao lazer ou, até mesmo, na participação esportiva especializada (GALLAHUE; OZMUN, 2003).
Dessa maneira, há dois momentos que correspondem à etapa mais importante do desenvolvimento das habilidades motoras, o que eleva muito a importância do trabalho nesses níveis de ensino. São eles:
A - A educação infantil e o ensino médio.
B - A Educação Infantil e os primeiros dois ciclos do Ensino Fundamental.
C - As séries iniciais e o ensino médio.
D - O Ensino fundamental e o ensino médio.
E - O primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um dos problemas mais urgentes da educação física escolar brasileira é o esportivismo, isto é, a adoção de um modelo conceitual e operacional voltado ao desenvolvimento das aulas que possuem como conteúdo o esporte, reproduzindo o modelo elitista e desumano, reforçado nos meios de comunicação de massa na sociedade capitalista (BRACHT, 1986). O questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de prática esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação física brasileira?
A - A ginga na escola.
B - As artes marciais na escola.
C - Balé da escola.
D - O atletismo na escola.
E - O Esporte da escola.

Carvalho (2001, p. 16) denuncia que “hoje, o que se observa é, predominantemente, a formação voltada para a iniciativa privada, academias, hotéis, clubes que reproduzem a política voltada para o consumo e para os interesses das indústrias de cosméticos”. Essa posição nos faz refletir sobre os destinos da saúde brasileira, enquanto interesse público. Nesse ínterim, Palma (2001, p. 24) afirma que “tratar de saúde é [...]:
Qual é a resposta correta?
A - Compreender as tramas sociais que se desenrolam nos projetos e políticas públicas.
B - Compreender que se deve ter cuidado ao realizar exercícios físicos.
C - Cuidar da alimentação e da carteira de vacinação.
D - Fundamentar sua vida baseada em regras rígidas e físicas, para melhor desempenho aeróbico.
E - Realizar tratamentos através de medicamentos ou farmacológicos.

Segundo Wallon (1979, p. 17), “é sempre a ação motriz que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Nas palavras do autor, percebemos nitidamente o quanto o movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, incluindo a própria cognição.
Assim pode-se dizer que o movimento é:
A - A educação física, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana, ciência que requer independência científica e filosófica.
B - De todas as formas, ao falarmos de movimento, é preciso levar em consideração as suas características de transmissão quando se codificam, observando ou sentindo os efeitos produzidos sob o comportamento nos vários sistemas relacionais.
C - Que enquanto o corpo está movimento pode expressar seu estado afetivo pela via da motricidade; a principal condição orgânica para estabelecer essa forma de comunicação.
D - Todas as alternativas estão incorretas.
E - Uma forma de comunicação e expressão da pessoa, também se apresenta como meio, como fator promotor do desenvolvimento humano.

No universo da comunicação humana, a semiótica está presente em vários exemplos, não obstante nas aulas de educação física escolar, com suas mais variadas formas de linguagem, visto que, enquanto ciência que possui o signo (símbolo) como seu objeto de estudo, não é limitada somente aos símbolos linguísticos escritos, vai além, refere-se a todo e qualquer símbolo e suas possíveis inter-relações, o que inclui a linguagem corporal por meio do movimento (BETTI, 1994). A análise dos símbolos relacionados à educação física e ao esporte, no contexto da cultura ocidental, parece reforçar os ideais hegemônicos desumanos do fenômeno esportivo. A partir dessas críticas surgiram, pouco a pouco, relevantes opções para preencher uma lacuna na escola.
Dentre elas estão:
A - A pedagogia crítico-emancipatória e uma didática comunicativa na educação física escolar.
B - Uma comunicação falha que reverbera para a autocrítica.
C - Uma concepção emancipatória e uma pedagogia comunicativa.
D - Uma pedagogia autocrítica e não emancipatória.
E - Uma prática da pedagogia escolanovista e conteúdos críticos.

Desenvolvimento Motor. Sabemos que este é um “processo sequencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica”, também resulta na melhoria das diversas habilidades humanas, portanto, é incorreto afirmar:
A alternativa correta é:
I. Que ele sofre interferências múltiplas, desde a hereditariedade (transmissão genética) até os estímulos ambientais (aprendizagens e adaptações diversas).
II. No caso da inadequação dos estímulos ambientais, tendo como exemplo a inibição dos movimentos corporais de uma criança nas duas primeiras infâncias, é provável que ela desenvolva sim defasagem em seu desenvolvimento motor.
III. No modelo da ampulheta, o desenvolvimento motor é representado por quatro fases: reflexiva, rudimentar, fundamental e dos movimentos especializados. Seu conhecimento é irrelevante para o trabalho docente da Educação Física escolar.
IV. As mudanças progressivas no comportamento motor alcançadas durante o ciclo da vida, são resultados das interações entre o individuo, o meio ambiente e a tarefa.
A - F, V, V, V.
B - V, F, F, V.
C - V, V, F, F.
D - V, V, F, V.
E - V, V, V, V.

É consensual que as contribuições oriundas das vivências corporais das mais diversas culturas de movimento existentes são de extrema relevância para a sociedade humana em todas as fases da vida dos indivíduos. No entanto, é no nível precoce de escolaridade que a educação física se faz imprescindível, visto que, durante a infância, são alicerçadas as bases fundamentais do sujeito.
São elas:
A - Afetividade, cognição e motricidade.
B - Amor, apego e cuidado.
C - Companheirismo, afeto e cognição.
D - Impulsividade, empenho e motricidade.
E - Liderança, afetividade e envolvimento entre as pessoas.

Na educação física o movimento, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana. Na ciência que requer independência científica e filosófica. O Entendimento mais aprimorado dessa leitura gestual pode propiciar ganhos importantes nas mais variadas formas de relacionamento, o que é válido, também, para as formas de relação típicas da escola, como a relação professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor. Sendo assim é correto afirmar que:
a. É necessário mais do que intuição para codificar e decodificar as mensagens do corpo, é imprescindível experiência e treinamento.
b. É o próprio eu, e parte desse eu se manifesta por meio do movimento corporal e se expressa nas mais variadas formas de comunicação, entre elas o diálogo tônico.
c. Aquilo que se revela no movimento do corpo humano pode traduzir inúmeros significados do que se passa no mundo psicológico interior de um dado sujeito.
d. A influência das teorias sobre o movimento utilizadas em abordagens como a psicanalítica é determinante para a intervenção profissional.
e. O movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, mas não apresenta nenhuma relação com a própria cognição.

A Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e integral da pessoa. Momentos de Recreação e Ludicidade podem ser considerados: necessidades discentes e/ou opção pedagógica na escola. Sabendo da importância e dos benefícios que momentos recreativos e alegres trazem aos alunos, assinale a opção correta sobre estes:
A - Momento importante para o docente recompor-se e distrair livremente os alunos.
B - Momentos dirigidos, regrados e importantes para passar o tempo.
C - Oportuniza somente o desenvolvimento motor do indivíduo.
D - Oportunizam o brincar estimulando o desenvolvimento intelectual, afetivo e motor da criança.
E - Vital para o ser humano se conhecer como pessoa, reforçar bloqueios e dificuldades de coordenações.

Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de saúde na infância e na adolescência, por conta da epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo.
Qual é a causa dessa epidemia?
A - A disposição para exercícios físicos rotineiros e imprescindíveis para uma qualidade de vida mais adequada.
B - Alguma bactéria inominável.
C - O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter alimento, estimulam o comportamento sedentário na população.
D - O acesso aos mais variados tipos de medicamentos e energéticos.
E - O Zika Vírus.

Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de saúde na infância e na adolescência. O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter alimento estimulam o comportamento sedentário na população. Isso acarretou numa epidemia. Essa epidemia é do que?
A - Epidemia de anorexias.
B - Epidemia de aumento da expectativa de vida em até 10 anos.
C - Epidemia de colesterol e diabetes altos.
D - Epidemia de dengue, chykunguia e zika vírus.
E - Epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo.

Nessa proposição didática, existe uma primeira parte, denominada trabalho, que prescinde uma vivência corporal mais espontânea por parte dos aprendizes, em relação a uma dada cultura de movimento, sendo possível problematizar os gestos corporais que surgem dessa experiência motora (KUNZ, 1991).
Nessa concepção pedagógica existem três tipos de competências. Quais são elas?
A - Aleatória, castradora e objetiva.
B - Crítica, emancipatória e social.
C - impulsiva, oriunda e comunicativa.
D - Objetiva, social e comunicativa.
E - Social, emancipatória e comunicativa.

Sabemos sobre a importância e as funções da educação Física e de quanto essa área está interligada aos mais diversos setores da sociedade, não sendo uma exclusividade escolar. Assim sendo, a escola é o espaço legítimo e privilegiado dessa área, e um dos indícios dessa condição é o desenvolvimento teórico-prático evidenciado na produção científica e literária, sobretudo no Brasil.
Nesse sentido, ressalta-se que emergiram importantes contribuições teóricas que se consubstanciaram em concepções de educação física escolar, como desenvolvimentista, construtivista e da aptidão física. Portanto entende-se por concepção de educação física desenvolvimentista aquela em que? A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - Aquela em que o foco de atenção está concentrado nos processos de aprendizagem motora, em conformidade com os avanços maturacionais de cada indivíduo, resultando em alterações no comportamento motor, ao longo da vida.
B - Está pautada nos ideais da epistemologia genética do biólogo suíço Jean Piaget, segundo a qual o sujeito possui uma tendência a se tornar um organismo cada vez mais complexo pela via do processo de construção de conhecimento, em que os aprendizes devem participar ativamente da aprendizagem.
C - Na concepção desenvolvimentista a grande diferença entre Educação Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.
D - Na concepção desenvolvimentista não há diferença entre Educação Física e esporte.
E - Nessa concepção existem designações específicas para cada forma de intervenção profissional, o que nos dá uma breve dimensão das diferentes funções a serem desempenhadas nessa área.

Apesar da educação física escolar brasileira não estar obtendo êxito na prevenção do sedentarismo e das suas respectivas repercussões à saúde humana, menciono um fator decisivo para agravar o presente quadro, o próprio descompromisso político e social da maioria das escolas e, principalmente, de grande parte dos professores de educação física escolar, no tocante à promoção da saúde infanto-juvenil.
Não há como aceitar essa posição das instituições de ensino e dos profissionais responsáveis pela educação física na escola, uma vez que são conhecidas as recomendações internacionais da prática de exercícios físico-esportivos intensos, durante ___________, pelo menos _____________________, como previsto no Guia de Atividade Física para Crianças e Adolescentes, da Organização Mundial da Saúde, pautado em pesquisas com alta evidência e cientificidade (ESPANHA, 2007). Complete a sentença acima:
a. Uma hora, uma vez ao dia.
b. Trinta minutos, todos os dias.
c. Três horas, uma vez por semana.
d. Duas horas, uma vez por mês.
e. Doze horas, doze vezes por ano.

Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento das principais habilidades motoras que servirão de alicerce para toda a vida. Manipulando objetos, estabilizando ou locomovendo o corpo em um dado espaço, seguimos vivendo em atividades cotidianas relativas ao trabalho e ao lazer ou, até mesmo, na participação esportiva especializada (GALLAHUE; OZMUN, 2003).
Dessa maneira, há dois momentos que correspondem à etapa mais importante do desenvolvimento das habilidades motoras, o que eleva muito a importância do trabalho nesses níveis de ensino. São eles:
A - A educação infantil e o ensino médio.
B - A Educação Infantil e os primeiros dois ciclos do Ensino Fundamental.
C - As séries iniciais e o ensino médio.
D - O Ensino fundamental e o ensino médio.
E - O primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio.

Prévia do material em texto

Exercício de Fundamentos e 
Metodologia da Educação Física - 
Exercício de Fixação 3 - Tentativa 1 de 3 
Questão 1 de 10 
Um dos problemas mais urgentes da educação física escolar brasileira é o 
esportivismo, isto é, a adoção de um modelo conceitual e operacional voltado 
ao desenvolvimento das aulas que possuem como conteúdo o esporte, 
reproduzindo o modelo elitista e desumano, reforçado nos meios de 
comunicação de massa na sociedade capitalista (BRACHT, 1986). O 
questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de prática 
esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação física 
brasileira? 
A - A ginga na escola. 
B - As artes marciais na escola. 
C - Balé da escola. 
D - O atletismo na escola. 
E - O Esporte da escola. Resposta correta 
 
Questão 2 de 10 
Carvalho (2001, p. 16) denuncia que “hoje, o que se observa é, 
predominantemente, a formação voltada para a iniciativa privada, academias, 
hotéis, clubes que reproduzem a política voltada para o consumo e para os 
interesses das indústrias de cosméticos”. Essa posição nos faz refletir sobre os 
destinos da saúde brasileira, enquanto interesse público. Nesse ínterim, Palma 
(2001, p. 24) afirma que “tratar de saúde é [...]: 
A - Compreender as tramas sociais que se desenrolam nos projetos e políticas 
públicas. Resposta correta 
B - Compreender que se deve ter cuidado ao realizar exercícios físicos. 
C - Cuidar da alimentação e da carteira de vacinação. 
D - Fundamentar sua vida baseada em regras rígidas e físicas, para melhor 
desempenho aeróbico. 
E - Realizar tratamentos através de medicamentos ou farmacológicos. 
 
Questão 3 de 10 
Segundo Wallon (1979, p. 17), “é sempre a ação motriz que regula o 
aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Nas palavras do 
autor, percebemos nitidamente o quanto o movimento é decisivo no processo 
de desenvolvimento integral, incluindo a própria cognição. Assim pode-se dizer 
que o movimento é: 
A - A educação física, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste 
no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana, ciência que 
requer independência científica e filosófica. 
B - De todas as formas, ao falarmos de movimento, é preciso levar em 
consideração as suas características de transmissão quando se codificam, 
observando ou sentindo os efeitos produzidos sob o comportamento nos vários 
sistemas relacionais. 
C - Que enquanto o corpo está movimento pode expressar seu estado afetivo 
pela via da motricidade; a principal condição orgânica para estabelecer essa 
forma de comunicação. 
D - Todas as alternativas estão incorretas. 
E - Uma forma de comunicação e expressão da pessoa, também se apresenta 
como meio, como fator promotor do desenvolvimento humano. Resposta 
correta 
 
Questão 4 de 10 
No universo da comunicação humana, a semiótica está presente em vários 
exemplos, não obstante nas aulas de educação física escolar, com suas mais 
variadas formas de linguagem, visto que, enquanto ciência que possui o signo 
(símbolo) como seu objeto de estudo, não é limitada somente aos símbolos 
linguísticos escritos, vai além, refere-se a todo e qualquer símbolo e suas 
possíveis inter-relações, o que inclui a linguagem corporal por meio do 
movimento (BETTI, 1994). A análise dos símbolos relacionados à educação 
física e ao esporte, no contexto da cultura ocidental, parece reforçar os ideais 
hegemônicos desumanos do fenômeno esportivo. A partir dessas críticas 
surgiram, pouco a pouco, relevantes opções para preencher uma lacuna na 
escola. Dentre elas estão: 
A - A pedagogia crítico-emancipatória e uma didática comunicativa na 
educação física escolar. Resposta correta 
B - Uma comunicação falha que reverbera para a autocrítica. 
C - Uma concepção emancipatória e uma pedagogia comunicativa. 
D - Uma pedagogia autocrítica e não emancipatória. 
E - Uma prática da pedagogia escolanovista e conteúdos críticos. 
 
Questão 5 de 10 
Desenvolvimento Motor. Sabemos que este é um “processo sequencial e 
contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica”, 
também resulta na melhoria das diversas habilidades humanas, portanto, é 
incorreto afirmar: 
I. Que ele sofre interferências múltiplas, desde a hereditariedade (transmissão 
genética) até os estímulos ambientais (aprendizagens e adaptações diversas). 
II. No caso da inadequação dos estímulos ambientais, tendo como exemplo a 
inibição dos movimentos corporais de uma criança nas duas primeiras 
infâncias, é provável que ela desenvolva sim defasagem em seu 
desenvolvimento motor. 
III. No modelo da ampulheta, o desenvolvimento motor é representado por 
quatro fases: reflexiva, rudimentar, fundamental e dos movimentos 
especializados. Seu conhecimento é irrelevante para o trabalho docente da 
Educação Física escolar. 
IV. As mudanças progressivas no comportamento motor alcançadas durante o 
ciclo da vida, são resultados das interações entre o individuo, o meio ambiente 
e a tarefa. 
A alternativa correta é: 
A - F, V, V, V. 
B - V, F, F, V. 
C - V, V, F, F. 
D - V, V, F, V. Resposta correta 
E - V, V, V, V. 
 
Questão 6 de 10 
É consensual que as contribuições oriundas das vivências corporais das mais 
diversas culturas de movimento existentes são de extrema relevância para a 
sociedade humana em todas as fases da vida dos indivíduos. No entanto, é no 
nível precoce de escolaridade que a educação física se faz imprescindível, 
visto que, durante a infância, são alicerçadas as bases fundamentais do sujeito. 
São elas: 
A - Afetividade, cognição e motricidade.Resposta correta 
B - Amor, apego e cuidado. 
C - Companheirismo, afeto e cognição. 
D - Impulsividade, empenho e motricidade. 
E - Liderança, afetividade e envolvimento entre as pessoas. 
 
Questão 7 de 10 
Na educação física o movimento, enquanto forma de expressão e 
comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade 
humana. Na ciência que requer independência científica e filosófica. O 
Entendimento mais aprimorado dessa leitura gestual pode propiciar ganhos 
importantes nas mais variadas formas de relacionamento, o que é válido, 
também, para as formas de relação típicas da escola, como a relação 
professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor. Sendo assim é correto afirmar 
que: 
A - A influência das teorias sobre o movimento utilizadas em abordagens como 
a psicanalítica é determinante para a intervenção profissional. 
B - Aquilo que se revela no movimento do corpo humano pode traduzir 
inúmeros significados do que se passa no mundo psicológico interior de um 
dado sujeito. 
C - É necessário mais do que intuição para codificar e decodificar as 
mensagens do corpo, é imprescindível experiência e treinamento. Resposta 
correta 
D - É o próprio eu, e parte desse eu se manifesta por meio do movimento 
corporal e se expressa nas mais variadas formas de comunicação, entre elas o 
diálogo tônico. 
E - O movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, mas não 
apresenta nenhuma relação com a própria cognição. 
 
Questão 8 de 10 
A Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino 
Fundamental é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo 
e integral da pessoa. Momentos de Recreação e Ludicidade podem ser 
considerados: necessidades discentes e/ou opção pedagógica na escola. 
Sabendo da importância e dos benefícios que momentos recreativos e alegres 
trazem aos alunos, assinale a opção correta sobre estes: 
A - Momento importante para o docente recompor-se e distrair livremente os 
alunos. 
B - Momentos dirigidos, regrados e importantes para passar o tempo. 
C - Oportuniza somente o desenvolvimento motor do indivíduo. 
D - Oportunizam o brincar estimulando o desenvolvimento intelectual, afetivo e 
motor da criança. Resposta correta 
E - Vital para o ser humano se conhecer como pessoa, reforçar bloqueios e 
dificuldades de coordenações. 
 
Questão 9 de 10 
Não é possívelnomear somente um fator para que as ações da disciplina de 
educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas 
consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas 
condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o 
esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de 
saúde na infância e na adolescência, por conta da epidemia de obesidade, 
hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo. Qual é a causa dessa epidemia? 
A - A disposição para exercícios físicos rotineiros e imprescindíveis para uma 
qualidade de vida mais adequada. 
B - Alguma bactéria inominável. 
C - O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter 
alimento, estimulam o comportamento sedentário na população. Resposta 
correta 
D - O acesso aos mais variados tipos de medicamentos e energéticos. 
E - O Zika Vírus. 
 
Questão 10 de 10 
Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de 
educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas 
consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas 
condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o 
esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de 
saúde na infância e na adolescência. O acesso a produtos e serviços de alta 
tecnologia e a facilidade de obter alimento estimulam o comportamento 
sedentário na população. Isso acarretou numa epidemia. Essa epidemia é do 
que? 
A - Epidemia de anorexias. 
B - Epidemia de aumento da expectativa de vida em até 10 anos. 
C - Epidemia de colesterol e diabetes altos. 
D - Epidemia de dengue, chykunguia e zika vírus. 
E - Epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo. 
Resposta correta 
 
Exercício de Fundamentos e 
Metodologia da Educação Física - 
Exercício de Fixação 3 - Tentativa 2 de 3 
Questão 1 de 10 
Existe, nessa proposição didática, uma primeira parte, denominada trabalho, 
que prescinde uma vivência corporal mais espontânea por parte dos 
aprendizes, em relação a uma dada cultura de movimento, sendo possível 
problematizar os gestos corporais que surgem dessa experiência motora 
(KUNZ, 1991). Nessa concepção pedagógica existem três tipos de 
competências. Quais são elas? 
A - Aleatória, castradora e objetiva. 
B - Crítica, emancipatória e social. 
C - impulsiva, oriunda e comunicativa. 
D - Objetiva, social e comunicativa. Resposta correta 
E - Social, emancipatória e comunicativa 
 
Questão 2 de 10 
Desenvolvimento Motor. Sabemos que este é um “processo sequencial e 
contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica”, 
também resulta na melhoria das diversas habilidades humanas, portanto, é 
incorreto afirmar: 
I. Que ele sofre interferências múltiplas, desde a hereditariedade (transmissão 
genética) até os estímulos ambientais (aprendizagens e adaptações diversas). 
II. No caso da inadequação dos estímulos ambientais, tendo como exemplo a 
inibição dos movimentos corporais de uma criança nas duas primeiras 
infâncias, é provável que ela desenvolva sim defasagem em seu 
desenvolvimento motor. 
III. No modelo da ampulheta, o desenvolvimento motor é representado por 
quatro fases: reflexiva, rudimentar, fundamental e dos movimentos 
especializados. Seu conhecimento é irrelevante para o trabalho docente da 
Educação Física escolar. 
IV. As mudanças progressivas no comportamento motor alcançadas durante o 
ciclo da vida, são resultados das interações entre o individuo, o meio ambiente 
e a tarefa. 
A alternativa correta é: 
A - F, V, V, V. 
B - V, F, F, V. 
C - V, V, F, F. 
D - V, V, F, V. Resposta correta 
E - V, V, V, V. 
 
Questão 3 de 10 
A Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino 
Fundamental é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo 
e integral da pessoa. Momentos de Recreação e Ludicidade podem ser 
considerados: necessidades discentes e/ou opção pedagógica na escola. 
Sabendo da importância e dos benefícios que momentos recreativos e alegres 
trazem aos alunos, assinale a opção correta sobre estes: 
A - Momento importante para o docente recompor-se e distrair livremente os 
alunos. 
B - Momentos dirigidos, regrados e importantes para passar o tempo. 
C - Oportuniza somente o desenvolvimento motor do indivíduo. 
D - Oportunizam o brincar estimulando o desenvolvimento intelectual, afetivo e 
motor da criança. Resposta correta 
E - Vital para o ser humano se conhecer como pessoa, reforçar bloqueios e 
dificuldades de coordenações. 
 
Questão 4 de 10 
Sabemos sobre a importância e as funções da educação Física e de quanto 
essa área está interligada aos mais diversos setores da sociedade, não sendo 
uma exclusividade escolar. Assim sendo, a escola é o espaço legítimo e 
privilegiado dessa área, e um dos indícios dessa condição é o desenvolvimento 
teórico-prático evidenciado na produção científica e literária, sobretudo no 
Brasil. Nesse sentido, ressalta-se que emergiram importantes contribuições 
teóricas que se consubstanciaram em concepções de educação física escolar, 
como desenvolvimentista, construtivista e da aptidão física. Portanto entende-
se por concepção de educação física desenvolvimentista aquela em que? A 
respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
A - Aquela em que o foco de atenção está concentrado nos processos de 
aprendizagem motora, em conformidade com os avanços maturacionais de 
cada indivíduo, resultando em alterações no comportamento motor, ao longo 
da vida. Resposta correta 
B - Está pautada nos ideais da epistemologia genética do biólogo suíço Jean 
Piaget, segundo a qual o sujeito possui uma tendência a se tornar um 
organismo cada vez mais complexo pela via do processo de construção de 
conhecimento, em que os aprendizes devem participar ativamente da 
aprendizagem. 
C - Na concepção desenvolvimentista a grande diferença entre Educação 
Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar 
e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades 
organizadas. 
D - Na concepção desenvolvimentista não há diferença entre Educação Física 
e esporte. 
E - Nessa concepção existem designações específicas para cada forma de 
intervenção profissional, o que nos dá uma breve dimensão das diferentes 
funções a serem desempenhadas nessa área. 
 
Questão 5 de 10 
Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de 
educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas 
consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas 
condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o 
esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de 
saúde na infância e na adolescência, por conta da epidemia de obesidade, 
hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo. Qual é a causa dessa epidemia? 
A - A disposição para exercícios físicos rotineiros e imprescindíveis para uma 
qualidade de vida mais adequada. 
B - Alguma bactéria inominável. 
C - O acesso a produtos e serviços de alta tecnologia e a facilidade de obter 
alimento, estimulam o comportamento sedentário na população.Resposta 
correta 
D - O acesso aos mais variados tipos de medicamentos e energéticos. 
E - O Zika Vírus. 
Questão 6 de 10 
Não é possível nomear somente um fator para que as ações da disciplina de 
educação física sejam efetivas no combate ao sedentarismo e às suas 
consequências nas instituições de ensino no Brasil. Países com ótimas 
condições de infraestrutura física e de pessoal para a educação física e o 
esporte, como os EUA, também estão passando por sérios problemas de 
saúde na infância e na adolescência. O acesso a produtos e serviços de alta 
tecnologia e a facilidade de obter alimento estimulam o comportamento 
sedentário na população. Isso acarretou numa epidemia. Essa epidemia é do 
que? 
A - Epidemia de anorexias. 
B - Epidemia de aumento da expectativade vida em até 10 anos. 
C - Epidemia de colesterol e diabetes altos. 
D - Epidemia de dengue, chykunguia e zika vírus. 
E - Epidemia de obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo. 
Resposta correta 
 
Questão 7 de 10 
Segundo Wallon (1979, p. 17), “é sempre a ação motriz que regula o 
aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Nas palavras do 
autor, percebemos nitidamente o quanto o movimento é decisivo no processo 
de desenvolvimento integral, incluindo a própria cognição. Assim pode-se dizer 
que o movimento é: 
A - A educação física, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste 
no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana, ciência que 
requer independência científica e filosófica. 
B - De todas as formas, ao falarmos de movimento, é preciso levar em 
consideração as suas características de transmissão quando se codificam, 
observando ou sentindo os efeitos produzidos sob o comportamento nos vários 
sistemas relacionais. 
C - Que enquanto o corpo está movimento pode expressar seu estado afetivo 
pela via da motricidade; a principal condição orgânica para estabelecer essa 
forma de comunicação. 
D - Todas as alternativas estão incorretas. 
E - Uma forma de comunicação e expressão da pessoa, também se apresenta 
como meio, como fator promotor do desenvolvimento humano.Resposta correta 
 
Questão 8 de 10 
Apesar da educação física escolar brasileira não estar obtendo êxito na 
prevenção do sedentarismo e das suas respectivas repercussões à saúde 
humana, menciono um fator decisivo para agravar o presente quadro, o próprio 
descompromisso político e social da maioria das escolas e, principalmente, de 
grande parte dos professores de educação física escolar, no tocante à 
promoção da saúde infanto-juvenil. Não há como aceitar essa posição das 
instituições de ensino e dos profissionais responsáveis pela educação física na 
escola, uma vez que são conhecidas as recomendações internacionais da 
prática de exercícios físico-esportivos intensos, durante ___________, pelo 
menos ___________________, como previsto no Guia de Atividade Física para 
Crianças e Adolescentes, da Organização Mundial da Saúde, pautado em 
pesquisas com alta evidência e cientificidade (ESPANHA, 2007). Complete a 
sentença acima: 
A - Doze horas, doze vezes por ano. 
B - Duas horas, uma vez por mês. 
C - Três horas, uma vez por semana. 
D - Trinta minutos, todos os dias. 
E - Uma hora, uma vez ao dia. Resposta correta 
 
Questão 9 de 10 
Um dos problemas mais urgentes da educação física escolar brasileira é o 
esportivismo, isto é, a adoção de um modelo conceitual e operacional voltado 
ao desenvolvimento das aulas que possuem como conteúdo o esporte, 
reproduzindo o modelo elitista e desumano, reforçado nos meios de 
comunicação de massa na sociedade capitalista (BRACHT, 1986). O 
questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de prática 
esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação física 
brasileira? 
A - A ginga na escola. 
B - As artes marciais na escola. 
C - Balé da escola. 
D - O atletismo na escola. 
E - O Esporte da escola. Resposta correta 
 
Questão 10 de 10 
Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento das principais 
habilidades motoras que servirão de alicerce para toda a vida. Manipulando 
objetos, estabilizando ou locomovendo o corpo em um dado espaço, seguimos 
vivendo em atividades cotidianas relativas ao trabalho e ao lazer ou, até 
mesmo, na participação esportiva especializada (GALLAHUE; OZMUN, 2003). 
Dessa maneira, há dois momentos que correspondem à etapa mais importante 
do desenvolvimento das habilidades motoras, o que eleva muito a importância 
do trabalho nesses níveis de ensino. São eles: 
A - A educação infantil e o ensino médio. 
B - A Educação Infantil e os primeiros dois ciclos do Ensino Fundamental. 
Resposta correta 
C - As séries iniciais e o ensino médio. 
D - O Ensino fundamental e o ensino médio. 
E - O primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio. 
 
Exercício de Fundamentos e 
Metodologia da Educação Física - 
Exercício de Fixação 3 - Tentativa 3 de 3 
Questão 1 de 10 
Na educação física o movimento, enquanto forma de expressão e 
comunicação, consiste no objeto de estudo de maior interesse da motricidade 
humana. Na ciência que requer independência científica e filosófica. O 
Entendimento mais aprimorado dessa leitura gestual pode propiciar ganhos 
importantes nas mais variadas formas de relacionamento, o que é válido, 
também, para as formas de relação típicas da escola, como a relação 
professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor. Sendo assim é correto afirmar 
que: 
A - A influência das teorias sobre o movimento utilizadas em abordagens como 
a psicanalítica é determinante para a intervenção profissional. 
B - Aquilo que se revela no movimento do corpo humano pode traduzir 
inúmeros significados do que se passa no mundo psicológico interior de um 
dado sujeito. 
C - É necessário mais do que intuição para codificar e decodificar as 
mensagens do corpo, é imprescindível experiência e treinamento. Resposta 
correta 
D - É o próprio eu, e parte desse eu se manifesta por meio do movimento 
corporal e se expressa nas mais variadas formas de comunicação, entre elas o 
diálogo tônico. 
E - O movimento é decisivo no processo de desenvolvimento integral, mas não 
apresenta nenhuma relação com a própria cognição. 
 
Questão 2 de 10 
Sabemos sobre a importância e as funções da educação Física e de quanto 
essa área está interligada aos mais diversos setores da sociedade, não sendo 
uma exclusividade escolar. Assim sendo, a escola é o espaço legítimo e 
privilegiado dessa área, e um dos indícios dessa condição é o desenvolvimento 
teórico-prático evidenciado na produção científica e literária, sobretudo no 
Brasil. Nesse sentido, ressalta-se que emergiram importantes contribuições 
teóricas que se consubstanciaram em concepções de educação física escolar, 
como desenvolvimentista, construtivista e da aptidão física. Portanto entende-
se por concepção de educação física desenvolvimentista aquela em que? A 
respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
A - Aquela em que o foco de atenção está concentrado nos processos de 
aprendizagem motora, em conformidade com os avanços maturacionais de 
cada indivíduo, resultando em alterações no comportamento motor, ao longo 
da vida. Resposta correta 
B - Está pautada nos ideais da epistemologia genética do biólogo suíço Jean 
Piaget, segundo a qual o sujeito possui uma tendência a se tornar um 
organismo cada vez mais complexo pela via do processo de construção de 
conhecimento, em que os aprendizes devem participar ativamente da 
aprendizagem. 
C - Na concepção desenvolvimentista a grande diferença entre Educação 
Física e esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar 
e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades 
organizadas. 
D - Na concepção desenvolvimentista não há diferença entre Educação Física 
e esporte. 
E - Nessa concepção existem designações específicas para cada forma de 
intervenção profissional, o que nos dá uma breve dimensão das diferentes 
funções a serem desempenhadas nessa área. 
 
Questão 3 de 10 
Com relação aos aspectos históricos e significados, podemos dizer que a 
educação física existe como disciplina acadêmica e área de intervenção 
profissional. Enquanto disciplina, está inserida de forma universal em diferentes 
etapas da escolarização, na maioria dos países. Assim sendo condissera-se 
que no Brasil: 
A - Ela surgiu para ajudar a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e 
adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de 
vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde 
coletiva; 
B - Ensinar Educação Física não significa tratar apenas de técnicas e táticas, 
mais do que isso, significa oferecer uma formaçãoampla voltada à formação 
do cidadão crítico. 
C - Foi introduzida, ainda no Período Imperial, em algumas escolas públicas e, 
atualmente, é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, 
1996). Resposta correta 
D - Possibilitar a aprendizagem da criança a se relacionar socialmente com 
outras pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção de corpo e 
espaço. 
E - Veio com a finalidade de possibilitar aos alunos que, durante e após as 
suas práticas, eles possam usufruir do esporte para o lazer, a melhoria da 
qualidade de vida e a reflexão crítica 
 
Questão 4 de 10 
Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento das principais 
habilidades motoras que servirão de alicerce para toda a vida. Manipulando 
objetos, estabilizando ou locomovendo o corpo em um dado espaço, seguimos 
vivendo em atividades cotidianas relativas ao trabalho e ao lazer ou, até 
mesmo, na participação esportiva especializada (GALLAHUE; OZMUN, 2003). 
Dessa maneira, há dois momentos que correspondem à etapa mais importante 
do desenvolvimento das habilidades motoras, o que eleva muito a importância 
do trabalho nesses níveis de ensino. São eles: 
A - A educação infantil e o ensino médio. 
B - A Educação Infantil e os primeiros dois ciclos do Ensino Fundamental. 
Resposta correta 
C - As séries iniciais e o ensino médio. 
D - O Ensino fundamental e o ensino médio. 
E - O primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio. 
 
Questão 5 de 10 
Um dos problemas mais urgentes da educação física escolar brasileira é o 
esportivismo, isto é, a adoção de um modelo conceitual e operacional voltado 
ao desenvolvimento das aulas que possuem como conteúdo o esporte, 
reproduzindo o modelo elitista e desumano, reforçado nos meios de 
comunicação de massa na sociedade capitalista (BRACHT, 1986). O 
questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de prática 
esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação física 
brasileira? 
A - A ginga na escola. 
B - As artes marciais na escola. 
C - Balé da escola. 
D - O atletismo na escola. 
E - O Esporte da escola. Resposta correta 
 
Questão 6 de 10 
Segundo Wallon (1979, p. 17), “é sempre a ação motriz que regula o 
aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais”. Nas palavras do 
autor, percebemos nitidamente o quanto o movimento é decisivo no processo 
de desenvolvimento integral, incluindo a própria cognição. Assim pode-se dizer 
que o movimento é: 
A - A educação física, enquanto forma de expressão e comunicação, consiste 
no objeto de estudo de maior interesse da motricidade humana, ciência que 
requer independência científica e filosófica.cancelRespondida 
B - De todas as formas, ao falarmos de movimento, é preciso levar em 
consideração as suas características de transmissão quando se codificam, 
observando ou sentindo os efeitos produzidos sob o comportamento nos vários 
sistemas relacionais. 
C - Que enquanto o corpo está movimento pode expressar seu estado afetivo 
pela via da motricidade; a principal condição orgânica para estabelecer essa 
forma de comunicação. 
D - Todas as alternativas estão incorretas. 
E - Uma forma de comunicação e expressão da pessoa, também se apresenta 
como meio, como fator promotor do desenvolvimento humano. Resposta 
correta 
 
Questão 7 de 10 
Vamos tratar dos quatro parâmetros do fitness. Tais parâmetros estão 
alinhados com as principais recomendações internacionais para a promoção da 
saúde da população, por intermédio da prática regular das atividades físicas e 
do culto ao lazer ativo. São eles: 
A - Aptidão aeróbica, aptidão para alongamento, aptidão muscular e aptidão 
física. 
B - Aptidão cardiorrespiratória aeróbia; aptidão neuromuscular para 
alongamento; aptidão neuromuscular para força; aptidão psicomotora de 
equilíbrio e coordenação. Resposta correta 
C - Aptidão muscular, aptidão física, aptidão neurológica e aptidão motora. 
D - Aptidão neuromuscular para força, aptidão muscular, aptidão para 
alongamento e aptidão motora. 
E - Aptidão respiratória, aptidão aeróbica, aptidão muscular e aptidão para 
alongamento. 
 
Questão 8 de 10 
O questionamento mais vultoso a respeito é o seguinte: qual é o estilo de 
prática esportiva que se observa, costumeiramente, nas aulas de educação 
física brasileira? A resposta mais frequente seria: o esporte da escola. Não se 
trata de um esporte da escola e sim de um esporte na escola. Isso configura 
uma situação de subordinação da instituição em relação ao esporte, na qual 
ele, quando é institucionalizado, chega à escola com status diferenciado, de 
forma que os órgãos de gestão não pertencentes à educação determinam as 
normas pelas quais os escolares devem se submeter (KUNZ, 2001). Essa 
manifestação esportiva, com pretensões seletistas e de rendimento, não condiz 
com um conceito de educação para todos, uma vez que: 
A - A escola é o espaço de todos e todas. 
B - A escola não é o espaço plural que se imagina. 
C - Há lugar para todos no mundo. 
D - Inclui e acolhe as diferenças. 
E - Não há lugar para todos da escola nesse modelo. Resposta correta 
 
Questão 9 de 10 
Carvalho (2001, p. 16) denuncia que “hoje, o que se observa é, 
predominantemente, a formação voltada para a iniciativa privada, academias, 
hotéis, clubes que reproduzem a política voltada para o consumo e para os 
interesses das indústrias de cosméticos”. Essa posição nos faz refletir sobre os 
destinos da saúde brasileira, enquanto interesse público. Nesse ínterim, Palma 
(2001, p. 24) afirma que “tratar de saúde é [...]: 
A - Compreender as tramas sociais que se desenrolam nos projetos e políticas 
públicas. Resposta correta 
B - Compreender que se deve ter cuidado ao realizar exercícios físicos. 
C - Cuidar da alimentação e da carteira de vacinação. 
D - Fundamentar sua vida baseada em regras rígidas e físicas, para melhor 
desempenho aeróbico. 
E - Realizar tratamentos através de medicamentos ou farmacológicos. 
 
Questão 10 de 10 
Existe, nessa proposição didática, uma primeira parte, denominada trabalho, 
que prescinde uma vivência corporal mais espontânea por parte dos 
aprendizes, em relação a uma dada cultura de movimento, sendo possível 
problematizar os gestos corporais que surgem dessa experiência motora 
(KUNZ, 1991). Nessa concepção pedagógica existem três tipos de 
competências. Quais são elas? 
A - Aleatória, castradora e objetiva. 
B - Crítica, emancipatória e social. 
C - impulsiva, oriunda e comunicativa. 
D - Objetiva, social e comunicativa. Resposta correta 
E - Social, emancipatória e comunicativa

Mais conteúdos dessa disciplina