Buscar

Apol 1 Segurança Internacional natasha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 6/10 - Segurança Internacional
“De profunda rivalidade até a Segunda Guerra Mundial, a França e a Alemanha construíram percepções mútuas de confiança porque nos últimos 50 anos seu histórico de interações foi baseado em relações de cooperação. Argentina não teme hoje em dia o fato de que Brasil seja mais poderoso militarmente porque apesar de ambos os países terem profundas desconfianças sobre as intenções geopolíticas de ambas durante quase todo o século XX a cooperação, através de mecanismos como Mercosul, medidas de confiança mútua e redemocratização, levou a que Argentina construísse uma visão e percepção positiva sobre o poderio brasileiro. Estados Unidos teme muito às escassas bombas armas atómicas que a Coreia do Norte tem que às várias dúzias que possuem o Reino Unido e a França simplesmente porque às percepções de inimizade desde a Guerra da Coréia entre ambos países têm estado alimentadas pelo conflito diplomático, tensões militarizadas na fronteira com a Coréia do Sul e tensões sobre a proliferação nuclear norte-coreana”.
Fonte: VILLA, Rafael Duarte. Segurança Internacional. Curitiba: InterSaberes, 2020 (Capítulo 2 - A emergência das perspectivas emergente: construtivismo e comunidades de segurança).
Com base no conteúdo da disciplina “Segurança Internacional”, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de segurança a partir de perspectivas construtivistas.
Nota: 10.0
	D
	Para o construtivismo, a segurança é uma construção social. O resultado vai depender como Estados constroem social e historicamente ao longo do tempo suas relações de cooperação e conflito.
Questão 7/10 - Segurança Internacional
“Dentro da ONU seus princípios organizacionais e operacionais estão a cargo do DPKO (Department of Peacekeeping Operations em inglês ou Departamento de Operações de Manutenção de Paz): Em síntese, “as operações de manutenção de paz são mecanismos das Nações Unidas para manter, impor ou alcançar a paz em regiões de conflito. São ações autorizadas pelo Conselho de Segurança (CS) e que surgiram historicamente com composição estritamente militar, mas, ao longo dos anos, adquiriram composição mais complexa, somando civis e policiais ao seu contingente” (Matijascic, 2010, p. 176)”.
Fonte: VILLA, Rafael Duarte. Segurança Internacional. Curitiba: InterSaberes, 2020 (Capítulo 6 - Definindo o que é uma operação permanente de paz).
Tendo em conta os ensinamentos da aula 6, sobre a operação de paz classificada como Peacekeeping (manter a paz), examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta:
(  ) Considera-se proibido o uso da força exceto para fins de legítima defesa.
(  ) A manutenção da paz faz parte da segunda geração de operações de paz.
(  ) Nesse caso, os soldados são enviados para monitorar processos de cessar-fogo e patrulhar áreas neutras.
(  ) Trata-se de operações caracterizadas por forças militares multinacionais, com uma quantidade restrita de soldados levemente armados.
Nota: 10.0
	
	D
	V, F, V, V

Continue navegando