Buscar

Técnicas de Higienização das Mãos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÉCNICA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
FRICÇÃO DAS MÃOS COM PREPARAÇÃO ALCOÓLICA: Duração: de 20 a 30 segundos. Material: álcool. Finalidade: pode ser utilizada como antissepsia rotineira das mãos, eliminando a maior parte dos micro-organismos. Técnica: 1 - aplicar o produto em quantidade suficiente na mão em forma de concha. 2 - friccionar a palma das mãos entre si. 3 - Friccionar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos, e vice-versa. 4 - friccionar a palma das mãos entre si, entrelaçando os dedos. 5 - friccionar o dorso dos dedos de uma
mão na palma da mão oposta; 6 - friccionar em movimento circular o polegar esquerdo com auxílio da palma da mão direita e vice-versa; 7 - friccionar em movimento circular as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda,e vice versa; 8 - quando estiverem secas, as mãos estão seguras.
HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS: Duração: 40 a 60 segundos. Material: água, sabão comum (líquido ou espuma), toalha de papel descartável, preferencialmente ( evitar toalhas reutilizáveis ). Recomendação: As mãos devem ser lavadas quando estiverem visivelmente sujas de sangue ou outros fluidos corporais, quando a exposição a potenciais organismos formadores de esporos é fortemente suspeita ou comprovada, ou depois de utilizar o banheiro. OBS: CASO CONTRÁRIO, FRICCIONE AS MÃOS COM PREPARAÇÃO ALCOÓLICA. Técnica: Molhe as mãos com água; 1- Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete para cobrir todas as superfícies das mãos. 2 - Friccione as palmas das mãos entre si; 3 - Friccionar a palma direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos, e vice versa; 4 - Friccionar as palmas entre si com os dedos entrelaçados; 5 - Friccionar o dorso dos dedos de uma mão na palma da mão oposta; 6 - Friccionar em movimento circular o polegar esquerdo com auxílio da palma da mão direita e vice-versa; 7 - Friccione em movimento circular as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma esquerda, e vice versa; 8 - Enxague bem as mãos com água; 9 - Secar rigorosamente as mãos com papel toalha descartável; 10 - No caso de torneira com fechamento manual, use a toalha para fechar a torneira; 11 - Por fim, as mãos estarão seguras.
Higienização antisséptica das mãos – ação de higienizar as mãos com água e
sabão líquido associado a agente antisséptico, como, por exemplo, sabão
degermante; tem como finalidade promover a remoção de sujidade e microrganismos das mãos, diminuindo assim, a carga microbiana.
QUANDO APLICAR A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS? Mesmo centrado apenas em um paciente, o profissional deve praticar a constante higienização para prevenção do próprio paciente e evitar a transmissão de microorganismos e desenvolvimento de IRAS para os demais pacientes. Portanto, a necessidade de higienizar as mãos está intimamente ligada às atividades de profissionais de saúde na área geográfica em torno de cada paciente, devido a maiores riscos de infecções locais para o paciente, quanto aos locais de exposição a fluidos corporais. 
OBJETIVO DAS INDICAÇÕES DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS:
1) interromper a transmissão de microrganismos pelas mãos :
 a) entre o ambiente assistencial e o ambiente do paciente; b) entre
o ambiente do paciente e o ambiente assistencial; c) para um local
crítico com risco infeccioso para o paciente; d) a partir de sangue e fluidos corporais. 
2) evitar: a) a colonização do paciente por patógenos potenciais
(inclusive multirresistentes); b) a disseminação de doenças potenciais
(inclusive multirresistentes) no ambiente assistencial; c) infecções
causadas principalmente por micro-organismos endógenos; d) a
colonização e infecção dos profissionais de saúde.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: A higiene com sabonete líquido e água agride mais a pele do que uma fricção das mãos com preparação alcoólica contendo um agente umectante. As luvas entalcadas podem causar irritação quando utilizadas simultaneamente com produtos alcoólicos. Deve ser evitado o uso simultâneo de sabonete (líquido ou espuma) e água e produtos alcoólicos, calçar luvas com as mãos molhadas, higienizar as mãos além das indicações recomendadas, uso de luvas fora das recomendações. Deve-se retirar anéis, pulseiras e relógios. Não deve sacudir ou balançar as mãos após a higienização simples das mãos. 
 DISCENTE: HELLEN FURTADO LEAL, HM1, 3A

Continue navegando