Buscar

Estudo de Caso - TAP

Prévia do material em texto

SUELEN TAÍSE BOMFIM MORAIS
ESTUDO DE CASO I
Enterprise Resource Planning
Salvador – BA
2020
1. INTRODUÇÃO 
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas, ou seja, integra as atividades, automatiza os processos, facilitando na gestão consequentemente evitando a necessidade do uso de vários programas, de forma a otimizar os processos.
2. DESENVOLVIMENTO 
Será apresentado abaixo duas possibilidade de sistemas ERP muito utilizados como forma de melhoria nos processos, a BLING está em 7° posição no rancking entre as mais conhecidas e utilizadas no Brasil, e o SAP entre as primeiras e mais utilizados no mundo.
2.1. ERP Brasileiro
A empresa Magazine Luiza, tem um sistema que vem se destacando muito nos últimos tempos, e se diferenciando no mercado por toda praticidade e facilidade de integração com sua nova opção de venda, atraindo vendedores autônomos possibilitando a divulgação no produto e ela ampliando sua variabilidade.
O vendedor se beneficia com uma estrutura completamente preparada para realizar as suas vendas, tornando necessário apenas realizar a inserção de novos produtos. Além disso dispões de uma ampla gama de compradores que confiam na marca Magazine Luiza, aumentando as probabilidades de realizar uma venda sem que seja necessário passar pelo processo de criar um site e conquistar a confiança dos clientes.
 	Para que todo processo ocorra, e a divulgação seja aprovada, é necessário o envio de documentações e ocorra uma análise financeira, tudo isso de forma muito integrada, devido a boa funcionalidade da plataforma. Posterior a adesão do vendedor a plataforma, o mesmo estará apto para o lançamento dos produtos na plataforma, ciente de que o valor só será repassado a partir da entrega do produto ao cliente. Isso tudo só mostra a funcionalidade da integração de processos na plataforma, ou seja, vários processos automáticos, somente através de uma plataforma a Magazine consegue conhecer o vendedor, analisar, aprovar e acompanhar.
· Benefício da integração
· Importação de Pedidos: Permite a importação de pedidos de forma prática, sem precisar gastar muito tempo;
· Vinculação e exportação de produtos: Vincula categorias e exporta produtos e suas variações com total praticidade, otimizando a organização de produtos à venda;
· Sincronização de estoque: A integração da plataforma com a Magazine propõe a quantidade produtos disponíveis sendo atualizados em ambas as plataformas sem ocorrência de divergência.
 Quem propõe essas possibilidades é BLING, que tem como sua proposição poupar tempo e ganhar dinheiro. A mesma oferece serviços para micro e pequenas empresas, oferecendo serviços de forma online. E o retorno é a eficiência na emissão de notas fiscais, controle e organização de produtos, melhor gerenciamento de vendas e envio de orçamentos, movimentação de caixa e seu controle, integração de Marketplaces no mercado em lojas de maior porte como exemplo acima da Magazine Luiza, aprimorar a gestão, melhor visibilidade e controle financeiro, organização de cadastros do usuários, integração com o correio, disponibilidade para boleto digital, integração logística, e uma conta digital.
2.2 ERP Internacional
O estudo de ERP internacional será baseado no sistema SAP que é um software de Gestão empresarial fornecedor de soluções customizadas para diferentes tipos de indústria e também módulos básicos.
 O sistema procura contemplar a empresa como um todo, dividido em módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica, como por exemplo, o módulo SD (Sales and Distribution) que contempla a área de Vendas e Distribuição, fazendo a integração das informações para determinado processo.
Cada programa é executado através de uma transação separadamente. Estes programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, na qual a SAP detém os direitos.
 Com o SAP ERP implantado, a empresa torna-se mais competitiva, uma vez que as tomadas de decisões são mais ágeis, pois as informações estão em único lugar. Podemos destacar também outras vantagens:
· Elimina processos totalmente manuais;
· Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência);
· Otimiza o processo de tomada de decisão;
· Elimina a redundância de atividades;
· Reduz os limites de tempo de resposta ao mercado;
· Reduz as incertezas do Lead Time;
· Incorpora melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa;
· Reduz o tempo dos processos gerenciais;
· Reduz o estoque;
· Reduz da carga de trabalho, pois atividades repetitivas podem e devem ser automatizadas;
· Melhora o controle das operações da empresa.
 Empresas como AMBEV, utiliza esse sistema atualmente e segundo o Portal Baguete, pretende estender essa utilização para toda américa latina.

Continue navegando