Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2 (4)

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Administração
Disciplina: Direito 
Profª. M.ª Tania Rejane de Souza
2º Avaliação Bimestral 2020
Acadêmica(o): _____________________________________________________________________ RGM: ___________________
GABARITO – NÃO RASURAR
a
b
c
d
Questão 1 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 2 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 3 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 4 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 5 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 6 (1.0)
· 
· 
· 
· 
Questão 7 (1,0)
· 
· 
· 
· 
Questão 8 (1,0)
· 
· 
· 
· 
Questão 9 (1,0)
· 
· 
· 
· 
Questão 10 (1,0)
· 
· 
· 
· 
Prova 1
1. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um requisito para a validade do negócio jurídico.
a) Negociações preliminares.
b) Agente capaz.
c) Licitude do objeto.
d) Possibilidade física ou jurídica do objeto.
2. Priscila era passageira em uma viagem de ônibus da empresa de transporte VIAGEM BEM LTDA., quando sofreu danos em decorrência de uma colisão. É correto afirmar que:
a) não há responsabilidade civil da entidade empresária de transporte, em hipótese alguma;
b) haverá responsabilidade civil da entidade empresária de transporte, independentemente de culpa;
c) somente haverá responsabilidade civil da entidade empresária de transporte se ficar demonstrada culpa grave do motorista;
d) a responsabilidade civil da entidade empresária de transporte é subjetiva com culpa presumida;
3. Adriano, servente de obras, após receber panfletos de publicidade de uma operadora de telefonia móvel, com preços bem atraentes e prazo de garantia de um ano, adquiriu um aparelho celular pelo valor de duzentos reais. Ocorre que, onze meses depois, o aparelho apresentou um problema de fabricação que impedia a digitação das teclas com os números “7” e “9”. Ao procurar a referida loja, Adriano foi informado de que a garantia do seu aparelho era de apenas seis meses, conforme constava do termo de garantia anexo ao manual do usuário, entregue junto com o telefone, por ocasião da compra. Inconformado com a situação, Adriano procurou a Defensoria Pública. Nesse caso, verifica-se uma hipótese de: 
a) fato do produto, não havendo, de qualquer forma, responsabilidade do comerciante.
b) vício do produto, não havendo responsabilidade do comerciante em razão do decurso do prazo de garantia.
c) vício do produto, havendo responsabilidade do comerciante, já que o prazo divulgado na publicidade deve prevalecer em relação ao prazo constante do termo de garantia. 
d) fato do produto, havendo responsabilidade do comerciante, já que o prazo divulgado na publicidade deve prevalecer em relação ao prazo constante do termo de garantia. 
4. Relativamente a Lei nº 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir: 
I. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. II. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. 
III. Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
Estão CORRETAS as seguintes alternativas: 
a) I e III, apenas 
b) II e III, apenas 
c) I e II, apenas 
d) Todas estão corretas.
5.Com base no Código de Defesa do Consumidor, julgue os itens a seguir: 
I. Produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:1 - sua apresentação; 2 - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam; 3 - a época em que foi colocado em circulação. 
II. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto.
III. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: 1 - o abatimento proporcional do preço; 2 - complementação do peso ou medida; 3 - a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios; 4 - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 
Estão CORRETAS as seguintes alternativas: 
a) I e III, apenas 
b) II e III, apenas 
c) I e II, apenas 
d) Todas estão corretas.
6. Ao instalar um novo aparelho de televisão no quarto de seu filho, o consumidor verifica que a tecla de volume do controle remoto não está funcionando bem. Em contato com a loja onde adquiriu o produto, é encaminhado à autorizada. O que esse consumidor pode exigir com base na lei, nesse momento, do comerciante? 
a) A imediata substituição do produto por outro novo. 	
b) O dinheiro de volta. 
c) O conserto do produto no prazo máximo de 30 dias. 
d) Um produto idêntico emprestado enquanto durar o conserto. 
7. No sistema das relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, a identificação de que existe um elo mais fraco na relação traduz o reconhecimento da: 
a) qualidade 						b) impessoalidade 
c) vulnerabilidade 					d) informalidade 
8. A empresa Y lança no mercado produto revolucionário que atrai milhares de interessados na sua aquisição. Posteriormente, a empresa W apresenta produto similar com avanços tecnológicos. Nesse caso, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, pode-se afirmar: 
a) Com o advento de novo produto com avanços tecnológicos, o produto da empresa Y pode ser considerado defeituoso por não incorporá-los. 
b) O fornecedor do produto vendido pela empresa Y pode ser considerado como praticante de conduta desleal no mercado. 
c) A empresa W não pode comercializar produtos similares, mesmo mais avançados tecnologicamente, por caracterizar concorrência desleal. 
d) O consumidor pode optar por um dos dois produtos, não havendo caracterização de defeito por causa da diferença de qualidade 
9. Mirtes gosta de decorar a janela de sua sala com vasos de plantas. A síndica do prédio em que Mirtes mora já advertiu a moradora do risco de queda dos vasos e de possível dano aos transeuntes e moradores do prédio. Num dia de forte ventania, os vasos de Mirtes caíram sobre os carros estacionados na rua, causando sérios prejuízos. Nesse caso, é correto afirmar que Mirtes
a) poderá alegar motivo de força maior e não deverá indenizar os lesados.
b) está isenta de responsabilidade, pois não teve a intenção de causar prejuízo.
c) somente deverá indenizar os lesados se tiver agido dolosamente.
d) deverá indenizar os lesados, pois é responsável pelo dano causado.
10. O artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor define oferta como toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado. Dado esse contexto, assinale a única alternativa INCORRETA. 
a) É permitida a publicidade de bens e serviços por telefone, quando a chamada seja gratuita ao consumidor que a origina.
b) Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.
c) Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor terá direito à rescisão contratual, com direito à valores eventualmente pagos, devidamente atualizados, com direito a perdas e danos.
d) O consumidor não poderá rescindir o contrato, em caso de o fornecedor de produtos ou serviços se recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade.

Continue navegando