Buscar

Questões comentadas sobre: Fisiologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões comentadas sobre: 
Fisiologia Celular
1. As soluções A e B estão separadas por uma membrana que é permeável ao Ca2+, porém impermeável ao Cl . A solução A contém CaCl2 a 10 mM, enquanto a solução B contém CaCl2 a 1 mM. Supondo que 2,3 RT/F = 60 mV, o Ca2+ estará em equilíbrio eletroquí mico quando:
(A) a solução A estiver a +60 mV 
(B) a solução A estiver a +30 mV 
(C) a solução A estiver a 60 mV 
(D) a solução A estiver a 30 mV 
(E) a solução A estiver a +120 mV 
(F) a solução A estiver a 120 mV 
(G) as concentrações de Ca2+ das duas soluções forem iguais 
(H) as concentrações das duas soluções forem iguais
A resposta é D. A membrana é permeável ao Ca2+, porém impermeável ao Cl . Embora exista um gradiente de concentração através da membrana para ambos os íons, apenas o Ca2+ pode difundir-se ao longo desse gradiente. Haverá difusão de Ca2+ da solução A para a solução B, deixando negativa a carga elétrica da solução A. A magnitude dessa voltagem pode ser calculada no equilíbrio eletroquímico com a equação de Nernst da seguinte maneira: ECa2+ = 2,3 RT/zF log CA/CB = 60 mV/+ 2 log 10 mM/1 mM = 30 mV log 10 = 30 mV. O sinal é determinado por uma abordagem intuitiva: o Ca2+ difunde-se da solução A para a solução B, de modo que a solução A passa a ter uma voltagem negativa ( 30 mV). A difusão efetiva de Ca2+ cessará quando essa voltagem for alcançada, isto é, quando houver equilíbrio exato entre a força motriz química e a força motriz elétrica (e não quando as concentrações de Ca2+ das soluções forem iguais).
2. Um homem de 42 anos de idade com miastenia gravis percebe um aumento da força muscular quando é tratado com um inibidor da acetilcolinesterase (AChE). A base da melhora desse paciente consiste em aumento: 
(A) da quantidade de acetilcolina (ACh) liberada pelos nervos motores 
(B) dos níveis de ACh nas placas motoras dos músculos 
(C) do número de receptores de ACh nas placas motoras dos músculos 
(D) da quantidade de norepinefrina liberada pelos nervos motores 
(E) da síntese de norepinefrina nos nervos motores
A resposta é B. A miastenia gravis caracteriza-se por uma diminuição da densidade dos receptores de acetilcolina (ACh) na placa motora do músculo. Um inibidor da acetilcolinesterase (AChE) bloqueia a degradação da ACh na junção neuro muscular, de modo que os níveis de ACh na placa motora do músculo permanecem elevados, compensando parcialmente a deficiência de receptores.
3. As soluções A e B estão separadas por membrana permeável à ureia. A solução A é de ureia a 10 mM, enquanto a solução B é de ureia a 5 mM. Se a concentração de ureia na solução A for duplicada, o fluxo de ureia através da membrana:
(A) duplicará 
(B) triplicará 
(C) não será alterado 
(D) será diminuído à metade 
(E) será diminuído a um terço
A resposta é B. O fluxo é proporcional à diferença de concentração através da membrana, J = PA (CA CB). Originalmente, CA CB = 10 mM 5 mM = 5 mM. Quando a concentração de ureia foi duplicada na solução A, a diferença de concentração passou a ser de 20 mM 5 mM = 15 mM, ou seja, o triplo da diferença original. Por conseguinte, o fluxo também seria triplicado. Observe que o sinal negativo que precede a equação é ignorado se a menor concentração for subtraí da da maior concentração.
4. Uma célula muscular apresenta uma [Na+] intracelular de 14 mM e uma [Na+] extracelular de 140 mM. Supondo que 2,3 RT/F = 60 mV, qual seria o potencial de membrana se a membrana da célula muscular fosse permeá vel apenas ao Na+?
(A) 80 mV 
(B) 60 mV 
(C) 0 mV 
(D) +60 mV 
(E) +80 mV
A resposta é D. A equação de Nernst é usada para calcular o potencial de equilíbrio de um único íon. Ao aplicar a equação de Nernst, supõe-se que a membrana seja livremente permeável apenas a esse ío n. ENa+ = 2,3 RT/zF log Ce/Ci = 60 mV log 140/14 = 60 mV log 10 = 60 mV. Observe que os sinais foram ignorados e que a maior concentração foi simplesmente colocada no numerador para simplificar o cálculo do logaritmo. Para determinar se ENa+ é de + 60 mM ou de 60 mM, utiliza-se a abordagem intuitiva: o Na+ se difundirá do líquido extracelular para o líquido intracelular a favor do seu gradiente de concentração, tornando o interior da célula positivo.
5. A velocidade de condução dos potenciais de ação ao longo de um nervo será aumentada por: 
(A) estimulação da bomba de Na+-K+ 
(B) inibição da bomba de Na+-K+ 
(C) diminuição do diâmetro do nervo 
(D) mielinização do nervo 
(E) alongamento da fibra nervosa
A resposta é D. A mielina isola o nervo, aumentando assim a velocidade de condução; os potenciais de ação só podem ser gerados nos nodos de Ranvier, onde existem interrupções no isolamento. A atividade da bomba de Na+-K+ não afeta diretamente a formação nem a condução dos potenciais de ação. A diminuição do diâmetro do nervo aumentaria a resistência interna e, portanto, reduziria a velocidade de condução.
6. As soluções A e B estão separadas por membrana semipermeável. A solução A contém sacarose a 1 mM e ureia a 1 mM. A solução B contém sacarose a 1 mM. O coeficiente de reflexão da sacarose é igual a um, enquanto o coeficiente de reflexão da ureia é zero. Qual das afirmações a seguir sobre essas soluções está correta? 
(A) A solução A tem uma pressão osmótica efetiva maior do que a da solução B 
(B) A solução A tem uma pressão osmótica efetiva menor do que a da solução B 
(C) As soluções A e B são isosmóticas 
(D) A solução A é hiperosmótica em relação à solução B, e as soluções são isotônicas 
(E) A solução A é hiposmótica em relação à solução B, e as soluções são isotônicas
A resposta é D. A solução A contém tanto sacarose quanto ureia em concentrações de 1 mM, enquanto a solução B só contém sacarose, em uma concentração de 1 mM. A osmolaridade calculada da solução A é de 2 mOsm/C, enquanto a osmolaridade calculada da solução B é de 1 mOsm/C. Por conseguinte, a solução A, que tem maior osmolaridade, é hiperosmótica em relação à solução B. Na verdade, as soluções A e B têm a mesma pressão osmótica efetiva (i. e., são isotônicas), visto que o único soluto “efetivo” é a sacarose, cuja concentração é igual em ambas as soluções. A ureia não é um soluto efetivo, pois seu coeficiente de reflexão é próximo de zero.
7. Por meio de qual dos seguintes processos o transporte de D- e L-glicose ocorre na mesma velocidade, a favor de um gradiente eletroquímico? 
(A) Difusão simples 
(B) Difusão facilitada 
(C) Transporte ativo primário 
(D) Cotransporte 
(E) Contratransporte
A resposta é A. Apenas dois tipos de transporte ocorrem de modo passivo (“ladeira abaixo”) – a difusão simples e a difusão facilitada. Se não houver nenhuma estereoespecificidade para o isômero D ou L, pode-se concluir que o transporte não é mediado por carreador e, portanto, deve consistir em difusão simples.
8. Qual dos seguintes processos duplicará a permeabilidade de uma dupla camada lipídica a determinado soluto? 
(A) Duplicar o raio molecular do soluto 
(B) Duplicar o coeficiente de partição óleo/água do soluto 
(C) Duplicar a espessura da dupla camada 
(D) Duplicar a diferença de concentração do soluto através da dupla camada
A resposta é B. O aumento do coeficiente de partição óleo-água aumenta a solubilidade na dupla camada lipídica e, portanto, aumenta a permeabilidade. O aumento do raio molecular e da espessura da membrana diminui a permeabilidade. A diferença de concentração do soluto não tem nenhum efeito sobre a permeabilidade.
9. Um anestésico local recém-desenvolvido bloqueia os canais de Na+ nos nervos. Qual dos seguintes efeitos sobre o potencial de ação seria esperado? 
(A) Diminuição da taxa de elevação da fase ascendente do potencial de ação 
(B) Encurtamento do período refratário absoluto 
(C) Supressão do pós-potencial hiperpolarizante 
(D) Aumento do potencial de equilíbrio do Na+ 
(E) Diminuição do potencial de equilíbrio do Na+
A resposta é A. O bloqueio dos canais de Na+ impediria os potenciais de ação. A fase ascendente do potencial de ação depende da entrada de Na+ na célula através desses canais e, por conseguinte, tambémseria reduzida ou abolida. O período refratário absoluto seria prolongado, já que depende da disponibilidade dos canais de Na+. O pós-potencial hiperpolarizante está relacionado com o aumento da permeabilidade ao K+. O potencial de equilíbrio do Na+ é calculado com a equação de Nernst e é o potencial teórico no equilíbrio eletroquímico (e não depende da abertura ou fechamento dos canais de Na+).
10. Na placa motora do músculo, a acetilcolina (ACh) provoca a abertura dos: 
(A) canais de Na+ e despolarização em direção ao potencial de equilíbrio do Na+ 
(B) canais de K+ e despolarização em direção ao potencial de equilíbrio do K+ 
(C) canais de Ca2+ e despolarização em direção ao potencial de equilíbrio do Ca2+ 
(D) canais de Na+ e K+ e despolarização até um valor que corresponde à média dos potenciais de equilíbrio do Na+ e do K+ 
(E) canais de Na+ e K+ e hiperpolarização até um valor que corresponde à média dos potenciais de equilíbrio do Na+ e do K+
A resposta é D. A ligação da acetilcolina (ACh) aos receptores na placa motora do músculo abre os canais que possibilitam a passagem de ambos os íons Na+ e K+. Os íons Na+ entrarão na célula a favor do seu gradiente eletroquímico, enquanto os íons K+ sairão da célula a favor do seu gradiente eletroquímico. O potencial de membrana resultante será despolarizado até um valor que corresponde aproximadamente à média de seus respectivos potenciais de equilíbrio.
Quest
ões comentadas sobre
:
 
 
Fisiologia Celular
 
 
1
. As soluções A e B estão separadas por uma membrana que é permeável ao Ca2+, 
porém impermeável ao Cl . A solução A contém CaCl2 a 10 mM, enquanto a solução B 
contém CaCl2 a 1 mM. Supondo que 2,3 RT/F = 60 mV, o Ca2+ estará em equilíbrio 
eletroquí m
ico quando:
 
(A) a solução A estiver a +60 mV 
 
(B) a solução A estiver a +30 mV 
 
(C) a solução A estiver a 60 mV 
 
(D) a solução A estiver a 30 mV 
 
(E) a solução A estiver a +120 mV 
 
(F) a solução A estiver a 120 mV 
 
(G) as concentrações de Ca2+ das duas soluções 
forem iguais 
 
(H) as concentrações das duas soluções forem iguais
 
A resposta é D
.
 
A membrana é permeá
vel ao Ca2+, porém impermeá
vel ao Cl . Embora 
exista um gradiente de concentração através da membrana para ambos os íons, apenas 
o Ca2+ pode difun
dir
-
se ao longo desse gradiente. Haverá difusão de Ca2+ da soluçã
o A 
para a solução B, deixando negativa a carga elétrica da solução A. A magnitude dessa 
voltagem pode ser calculada no equilíbrio eletroquímico com a equação de Nernst da 
seguinte maneira: ECa2+ = 2,3 RT/zF log CA/CB = 60 mV/+ 2 log 10 mM/1 mM = 30 mV 
log
 
10 = 30 mV. O sinal é determinado por uma abordagem intuitiva: o Ca2+ difunde
-
se 
da solução A para a solução B, de modo que a solução A passa a ter uma voltagem 
negativa ( 30 mV). A difusão efetiva de Ca2+ cessará quando essa voltagem for 
alcançada, isto 
é, quando houver equilíbrio exato entre a força motriz química e a força 
motriz elétrica (e não quando as concentrações de Ca2+ das soluções forem iguais)
.
 
 
2
. Um homem de 42 anos de idade com miastenia 
gravis 
percebe um aumento da força 
muscular quando é
 
tratado com um inibidor da acetilcolinesterase (AChE). A base da 
melhora desse paciente consiste em aumento
: 
 
(A) da quantidade de acetilcolina (ACh) liberada pelos nervos motores 
 
(B) dos níveis de ACh nas placas motoras dos músculos 
 
(C) do número de recep
tores de ACh nas placas motoras dos músculos 
 
(D) da quantidade de norepinefrina liberada pelos nervos motores 
 
(E) da síntese de norepinefrina nos nervos motores
 
A resposta é B
.
 
A miastenia 
gravis 
caracteriza
-
se por uma diminuição da densidade dos 
receptores de acetilcolina (ACh) na placa motora do músculo. Um inibidor da 
acetilcolinesterase (AChE) bloqueia a degradação da A
Ch na junção neuro muscular, de 
modo que os níveis de ACh na placa motora do músculo permanecem elevados, 
compensando parcialmente a deficiên
cia de receptores.
 
 
3
. As 
soluções A e B estão separadas por membrana permeável à ureia. A solução A é 
de ureia a 10 mM, enquanto a solução B é de ureia a 5 mM. Se a concentração de ureia 
na solução A for duplicada, o fluxo de ureia através da membrana
:
 
Questões comentadas sobre: 
Fisiologia Celular 
 
1. As soluções A e B estão separadas por uma membrana que é permeável ao Ca2+, 
porém impermeável ao Cl . A solução A contém CaCl2 a 10 mM, enquanto a solução B 
contém CaCl2 a 1 mM. Supondo que 2,3 RT/F = 60 mV, o Ca2+ estará em equilíbrio 
eletroquí mico quando: 
(A) a solução A estiver a +60 mV 
(B) a solução A estiver a +30 mV 
(C) a solução A estiver a 60 mV 
(D) a solução A estiver a 30 mV 
(E) a solução A estiver a +120 mV 
(F) a solução A estiver a 120 mV 
(G) as concentrações de Ca2+ das duas soluções forem iguais 
(H) as concentrações das duas soluções forem iguais 
A resposta é D. A membrana é permeável ao Ca2+, porém impermeável ao Cl . Embora 
exista um gradiente de concentração através da membrana para ambos os íons, apenas 
o Ca2+ pode difundir-se ao longo desse gradiente. Haverá difusão de Ca2+ da solução A 
para a solução B, deixando negativa a carga elétrica da solução A. A magnitude dessa 
voltagem pode ser calculada no equilíbrio eletroquímico com a equação de Nernst da 
seguinte maneira: ECa2+ = 2,3 RT/zF log CA/CB = 60 mV/+ 2 log 10 mM/1 mM = 30 mV 
log 10 = 30 mV. O sinal é determinado por uma abordagem intuitiva: o Ca2+ difunde-se 
da solução A para a solução B, de modo que a solução A passa a ter uma voltagem 
negativa ( 30 mV). A difusão efetiva de Ca2+ cessará quando essa voltagem for 
alcançada, isto é, quando houver equilíbrio exato entre a força motriz química e a força 
motriz elétrica (e não quando as concentrações de Ca2+ das soluções forem iguais). 
 
2. Um homem de 42 anos de idade com miastenia gravis percebe um aumento da força 
muscular quando é tratado com um inibidor da acetilcolinesterase (AChE). A base da 
melhora desse paciente consiste em aumento: 
(A) da quantidade de acetilcolina (ACh) liberada pelos nervos motores 
(B) dos níveis de ACh nas placas motoras dos músculos 
(C) do número de receptores de ACh nas placas motoras dos músculos 
(D) da quantidade de norepinefrina liberada pelos nervos motores 
(E) da síntese de norepinefrina nos nervos motores 
A resposta é B. A miastenia gravis caracteriza-se por uma diminuição da densidade dos 
receptores de acetilcolina (ACh) na placa motora do músculo. Um inibidor da 
acetilcolinesterase (AChE) bloqueia a degradação da ACh na junção neuro muscular, de 
modo que os níveis de ACh na placa motora do músculo permanecem elevados, 
compensando parcialmente a deficiência de receptores. 
 
3. As soluções A e B estão separadas por membrana permeável à ureia. A solução A é 
de ureia a 10 mM, enquanto a solução B é de ureia a 5 mM. Se a concentração de ureia 
na solução A for duplicada, o fluxo de ureia através da membrana:

Continue navegando