Buscar

Trabalho de Dentística II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Odontologia – 5º Período
TRABALHO DE DENTÍSTICA II - Prof. Vitor Alexandre Marinho
Aluno: Mauthos Sepini
1 - Por que usar uma cerâmica a base de zircônia se ela é uma cerâmica ácido-resistente?
Pois as cerâmicas a base de zircônia apresentam excelentes propriedades mecânicas e o fato delas serem ácido-resistente pode ser, em partes, superado após um correto tratamento da superfície interna da mesma. Com isso, teremos cerâmicas com excelentes propriedades mecânicas e uma maior adesão às estruturas dentais.
2 - O que é a silicatização, procedimento proposto para favorecer a adesão das cerâmicas ácido-resistentes?
É o jateamento interno com partículas de óxido de alumínio revestidas por sílica seguida de posterior aplicação de silano associado a um agente resinoso e um protocolo clínico adesivo.
3 - O que pode ser feito para favorecer a adesão das cerâmicas a base de zircônia?
Podem ser feitos tratamentos de superfície interna da cerâmica a base de zircônia com a finalidade de melhorar a adesão do material à estrutura dental.
4 - De acordo com o trabalho proposto, três formas de preparo da superfície interna de uma cerâmica a base de zircônia foram usadas. Qual deles apresentou melhor resultado? Há alguma justificativa para isso?
O grupo que apresentou melhores resultados foi o de Silicatização.
No caso da adesão, a silicatização promove, além do imbricamento mecânico, adesão química entre a superfície cerâmica e o cimento resinoso. A sílica depositada sobre a zircônia é unida à matriz orgânica do cimento resinoso através do silano.
Em testes de resistência mecânica e limite de fadiga o grupo de silicatização apresentou os mais altos valores de resistência à flexão provavelmente pela transformação de fase de tetragonal para monoclínica. Esse fenômeno cria uma camada superficial de compressão como consequência do aumento de volume nos cristais de zircônia, levando a uma camada superficial mais resistente, e, consequentemente, maiores valores de resistência à flexão.

Continue navegando