Buscar

Direito Aplicado a Gestão

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
TECNÓLOGO GESTÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO DE DADOS (ADEMÁRIO ARAUJO)
DIREITO APLCIADO À GESTÃO
SALVADOR-BA
2021
A demissão por justa causa é a mais “pesada” pois é necessária uma falta grave para que ela seja aplicada e a comprovação do ato para justificar a sua demissão pois o funcionário pode acionar a justiça do trabalho. Sendo assim o empregado pode sofrer grandes consequências como, não receber as férias proporcionais, o décimo terceiro, o aviso prévio e nem sacar o seu FGTS.
Todas as circunstâncias que autorizam a demissão de um empregado por justa causa, estão descritas no artigo 482, da CLT. Sendo uma delas a Desídia que é levada como preguiça/desleixo, ocorrendo quando um funcionário realiza as atividades profissionais de maneira desleixada, preguiçosa ou até mesmo de maneira desinteressada ela também é aplicada aos funcionários que sempre se atrasam. Mas é bom lembrar que esses fatos devem ocorrer de maneira repetitiva. Logo quando o funcionário chegar atrasado uma única vez ou se por algum motivo não entregar um projeto no dia planejado, não será considerado uma desídia, por entanto não será uma falta grave.
De acordo com a CLT “Constitui falta grave a prática de qualquer dos fatos a que se refere o artigo 482 da CLT, quando por sua repetição ou natureza representam séria violação dos deveres e obrigações do empregado (artigo 493 da CLT)”.
Referências
ATUÁRIA, D. D. C. E. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 19, p. 47, Maio 2008.
BARROS, L. Demissão por Justa Causa. tangerino, 2021. Disponivel em: <https://blog.tangerino.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-uma-demissao-por-justa-causa/>. Acesso em: 18 mar. 2021.
HOJI, M. Orçamento Empresarial. 1. ed. São Paulo: Ana Laura / Lígia Maria / Thiago Fraga, 2017.
REDAÇÃO NSC. O que é desídia. nsctotal, 2015. Disponivel em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/saiba-o-que-e-desidia-e-por-que-ela-pode-provocar-demissao-por-justa-causa>. Acesso em: 18 mar. 2021.
RIBEIRO, B. M. E. M. Desemprego uma abordagem psicossocial. 1º. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2017.

Continue navegando