Buscar

A2 METABOLISMO INTEGRADO

Prévia do material em texto

A2 METABOLISMO INTEGRADO
PROFESSOR: ANDRÉ CANDEA
ALUNA: NATÁLIA MACIEL DOS SANTOS – 20102110
QUESTÃO 01
R: O composto selecionado é o cianeto, ele é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio, e é considerado um composto muito letal. No metabolismo celular comum, maior parte do ATP é produzida a partir da fosforilação oxidativa, um fator importante nesse processo é que o transporte de elétros por meio do complexo mitocondrial do citocromo. O cianeto é bem absorvido na respiração gastrintestinal, e distribuído rapidamente no sangue, ele se liga ao íon férrico da citrocromo oxidase, bloqueando a fosforilação oxidativa. Fazendo com que as células mude seu metabolismo anaeróbico da glicose para gerar ATP. O metabolismo anaeróbico leva à formação de ácido láctico ocorrendo a cidose metabólica, e o íons de hidrogênio produzidos pela hidrólise do ATPL não são mais consumidos na produção aeróbica ATP. Toda essa ação do cianeto na fosforilação oxidativa pode levar o individuo a morte por elevada oxigenação venosa central já que tem uma queda drastica na retirada de oxigenio no sangue. Esse processo é rápido e os sintomas são sentidos logo após o individuo entrar em contato com o cianeto.O
QUESTÃO 2
A) A diferença é um grupo fosfato ligado ao carbono 2 'no açúcar de cinco átomos de carbono do nucleotídeo de adenosina. O NADPH tem um grupo fosfato no carbono 2, mas o NADH não. O NADH é conhecido por seu papel na respiração celular, e NADPH é particularmente importante na fotossíntese. Ambas tem funções diferente O NADH usa a energia livre gerada pela oxidação de metabólitos para sintetizar ATP (fosforilação oxidativa), enquanto o NADPH usa energia para a biossíntese redutora de ácidos graxos e colesterol (e outros). Essa diferença é possível porque as enzimas envolvidas nas etapas de redução e oxidação são altamente específicas para suas coenzimas. 
B) Conforme a pessoa vai envelhecendo, existe uma redução na mobilidade no qual o metabolismo fica mais lento. Nesse processo a tendência de aumento de massa gorda é maior. E também há uma perda na qualidade de nossas células musculares, o gasto de energia mesmo em repouso é baixo, e quanto menor a taxa metabólica basal, maior a chance de ganhar peso. Sendo assim com a ingestão calórica é maior que o consumo energético, o que começa um processo de formação de acúmulo de energia, inicialmente na formação glicogênio, que pode evoluir para o formato lipídico nos tecidos. E pode ocorrer também a baixa concentração de cromossomos T450, podendo levar ao aumento de gordura.
C) O NADPH é sintetizado na fase oxidativa do ciclo da pentose, seu excesso acaba controlando a sua própria produção, e é consumido para a formação de ácidos graxos. Sua síntese acontece em todos os tecidos, mas é principalmente no fígado e no tecido adiposo.
QUESTÃO 3
A) O agravamento dessa deficiência pode está ligada a crises de hemólise, gerada por drogas (sulfas, anti-maláricos, paracetamol, anti-histamínicos), infecções bacterianas e viróticas e pela ingestão de fava. Pode se manifestar com anemia esferocítica e ictería neonatal. A pouca produção de G6FD acaba em falhas na produção de NADPH e deficiência na glutationa. O favismo agrava essa deficiência, onde acontece a lise dos eritrócitos entre 24 a 48 horas, liberando no plasma a hemoglobina promovida pela ingestão de alguns grãos de feijão. 
B) A deficiência do G6PD deixa as hemácias vulneráveis à oxidação na presença de alguns fármacos, por exemplo, a primaquina (medicamento para tratar malária) e alguns alimentos. Por meio de pesquisas, verifiquei que a forma da G6PD está relacionada à redução da contagem de hemácias e do nível de hemoglobina, danos na hemoglobina devido a deficiência na glutationa e a falta de produção NADPH, causando hemólise, levando a quadro severo de anemia e até a morte. Muitos portadores dessa doença enzimática G6PD são acidentalmente diagnosticados após uma crise hemolítica causada por fatores de risco, ingestão de fármacos ou certos alimentos. A razão exata para o encurtamento da vida útil dos glóbulos vermelhos em indivíduos com deficiência de G6PD não é totalmente compreendida. No entanto, a hemólise geralmente é acompanhada pela formação de corpos de Heinz, que são formados pela destruição da hemoglobina e pela clivagem de proteínas.
QUESTÃO 4
A) Insulina: Ela tem o papel de promover a entrada de glicose nas células, é também essencial no metabolismo de sacáridos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lípidos.
Glucagon: Ele tem a função contrarregulatória, funciona de maneira oposta a insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue através da quebra do glicogênio. 
Cortisol: Ele também tem a função contrarregulatoria no metabolismo glicidico. Embora sua ação seja lenta diferente do glucagon que já tem ação mais rápida. O cortisol age ativando a utilização de lipideo deslocado assim o metabolismo para vias que não usa glicose.
 GH: O Gh tem o mesmo papel do cortisol a diferença é que no GH induz a resistência a insulina, aumenta a lipolise e a oxidação de ácidos graxos.
B) A patologia escolhida é o cortisol. A baixa concentração de cortisol pode desencadeia diversas enfermidades, como;
· Anemia: Pois ele prejudica a formação de células e o funcionamento do sistema imune.
· Hipoglicemia: Pois dificulta a liberação de açúcar no sangue pelo fígado.
· Pressão baixa: devido a dificuldade em manter líquidos e regular a pressão nos vasos e coração.

Continue navegando