Buscar

Filme sessão especial de justiça

Prévia do material em texto

TDE 
Com base no filme “Sessão Especial de Justiça”, responda as seguintes questões: 
1. Identifique dois princípios do Direito Penal que, em sua opinião, teriam sido violados no decorrer dos acontecimentos descritos no filme em questão. Justifique. 
É possível verificar uma grande afronta ao princípio da não retroatividade da lei penal. É evidente no filme que infringiram os costumes do direito francês, ao sancionarem uma lei que prevê a retroatividade da lei penal em malefício dos réus. Como exemplo, um dos réus havia sido julgado um mês antes, pelos crimes cometidos e, no Tribunal de Exceção, ele foi julgado novamente – pelos mesmos fatos – e foi aplicada a nova lei – retroagindo – a fim de prejudica-lo e aplicar a pena de morte.
	Outro princípio violado no filme, foi o princípio do juiz natural, uma vez que, é necessário que o réu seja julgado por um juízo pré-determinado para a demanda em questão, o juízo competente. Não se admite tribunais de exceção ou juízos extraordinários constituídos após os fatos.
2. Diferencie “Direito Penal do fato” e “Direito Penal do autor”, relacionando com a história descrita no filme. 
	Direito Penal do fato busca punir condutas que lesaram bens jurídicos de terceiros. Pune o fato.
	Direito Penal do autor, busca punir pessoas, em razão de condições pessoais, tendo em vista os antecedentes da pessoa.
	No filme, é facilmente percebido, durante a condenação de Abraham, que o juízo está buscando aplicar um direito penal do autor, pois, por mais que o advogado tente demonstrar os fatos, o juiz e o promotor se utilizam das informações referentes ao passado da pessoa – nada disso tendo relação estrita com os fatos – para que ele seja condenado. O tribunal de exceção, também, foi fundado justamente para executar 6 pessoas, sendo elas gaulistas, judeus ou comunistas, não importando muito o que eles haviam feito para serem presos.
3. Considerando o modo como se desenvolve o processo criminal no filme, o mesmo poderia ser considerado como predominantemente acusatório ou inquisitivo? Justifique. 
	O processo criminal no filme é predominantemente inquisitivo, haja vista que sancionaram um novo método de julgamento, com a finalidade exclusiva de executar, em praça pública, 06 pessoas com algum passado comunista, gaulista ou judeu, para que servissem de exemplo a população. É visível a busca por incriminações, eles mesmo dizem que precisam de seis condenações em uma semana, sem importar quem sejam essas pessoas. Tanto que, nenhum dos acusados era de fato a pessoa que havia matado o guarda.

Continue navegando