Buscar

Atividade sobre Eletroquímica


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade sobre Eletroquímica. 
1. Defina: 
(a) oxidação; 
É o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo, grupo ou espécie iônica durante uma reação química. Ela é identificada a partir do aumento do NOX (número de oxidação) da espécie ou átomo quando se comparam reagente e produto.
(b) redução; 
 É o nome dado ao processo de ganho de elétrons por um átomo, ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
(c) pilha galvânica; 
Uma pilha galvânica consiste num dispositivo capaz de produzir eletricidade por meio de uma reação química. Na sua forma mais elementar, é constituída por um par de elétrodos metálicos (positivo e negativo) submergidos no seio de um eletrólito.
(d) pilha eletrolítica; 
Uma pilha eletrolítica consiste numa pilha na qual ocorre eletrólise, isto é, aquela em que a corrente que atravessa o eletrólito é fornecida por uma fonte exterior.
(e) pilha.
Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidorredução, isto é, uma espécie do reagente perde elétrons (oxidação), enquanto outra espécie ganha elétrons (redução).
2. Nas reações abaixo indique quem sofre oxidação e quem sofre redução: 
a) Fe2+ + 2e- Feo 
oxidação
b) Cuo Cu2+ + 2 e
redução
c) Cr2O7 2- (aq) + SO3 2- (aq) + H3O+ (aq) → Cr3+ (aq) + SO4 2- (aq) + H2O(l) 
redução
d) Fe2O3(s) + C(s) → Fe(s) + CO(g) 
oxidação
e) KMnO4 + H2O2 + H2SO4 → K2SO4 + MnSO4 + H2O + O2
redução
3. Discuta sobre o problema ambiental ocasionado com o descarte incorreto de pilhas e baterias.
O descarte inapropriado faz com que as pilhas fiquem expostas para sofrer deformações em suas cápsulas, acarretando no vazamento do lixo tóxico composto em seu interior. O líquido presente no interior dos dispositivos se trata de um produto não biodegradável e sem decomposição, que ocasiona a contaminação quando é despejado sob o solo. A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Alguns desses compostas são de metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio. Sendo prejudicial a hidrografia e a agricultura, o que causa danos irreparáveis no meio ambiente e plantações. Na saúde humana, a contaminação que o contato com esses metais gera, são no desenvolvimento de graves e sérias doenças, são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.
Em vista disso, é altamente importante que o descarte de pilhas seja feito de forma adequada. Os próprios fabricantes têm por lei, a responsabilidade de recolher e realizar a descontaminação de seus produtos.
4 - Qual substância presente na mistura que migrará mais lentamente? Justifique sua resposta. Em relação ao artigo Cromatografia: um breve ensaio, responda: 
Serão as substancias que tem menos afinidade com a fase móvel e maior afinidade com a fase estacionaria, que possui as mesmas características e interage melhor com a fase estacionária: a mais polar e que apresenta mais hidroxilas. Porque a fase estacionária é composta de água e celulose, polares e capazes de fazer ligações de hidrogênio, ou seja
a) Quais são os tipos de cromatografia considerando a fase móvel? 
Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR), Cromatografia Líquida Clássica (CLC), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e Cromatografia Supercrítica (CSC).
b) O que é a cromatografia em coluna, e quando emprega-la? 
A cromatografia em coluna é a mais antiga técnica cromatográfica. É uma técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. O processo ocorre em uma coluna de vidro ou metal, geralmente, com uma torneira na parte inferior.
c) Quais as vantagens da cromatografia líquida? E da cromatografia gasosa?
rapidez, alto poder de separação e resolução, alta sensibilidade, exige amostras em pequenas quantidades.