Buscar

Atividade avaliativa Discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Orientação
ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 2 2020-2
 
Caro aluno!
Esta é a nossa terceira atividade avaliativa. Saliento que ela é uma das etapas da nota da G1 e vale 3 (três) pontos.
Não serão aceitos em hipótese alguma, respostas enviadas por e-mail e cópias de textos da internet.
Procure sempre fundamentar a tua resposta apresentando as citações (diretas e/ou indiretas) das fontes consultadas de acordo com as normas da ABNT.
 
ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA 2:
Primeiro faça a atividade prática 3 na qual consta explicado o que você deve postar na atividade discursiva 2. Depois, poste como resposta 1) o   resumo do filme e como resposta 2) a resposta para questão 2 que está na atividade prática 3.
 
Para a avaliação será considerada correta a resposta que conter:
- Domínio do conteúdo e exposição das ideias com clareza, objetividade, poder de síntese na defesa e argumentação das ideias, organização e cumprimento do prazo estabelecido.
- Citações (diretas e/ou indiretas) deverão ser apresentadas com as devidas fontes de acordo como determinam as normas da ABNT;
- Resposta total de todas as letras sintetizadas no máximo em 30 (trinta) linhas. O número de linhas sugeridos são para que você tenha ideia do tamanho da sua resposta como pede a disciplina. Use vinte linhas para a resposta “1”, dez linhas para a resposta “2”, porém, você pode distribuir as linhas de maneira diferente contando que as duas respostas (1 e 2) não ultrapassem 30 (trinta) linhas; 
- O texto não pode ser cópia da internet;
-  A resposta 1 para fins de avaliação valem 0,0 a 1,5; resposta 2 vale de 0,0 a 1,5. Totalizando 3,0 (três pontos da atividade avaliativa discursiva 1).
Conteúdo
Capítulo 9 do livro da disciplina e atividade prática 3  
Filme Fome de Poder
Após assistir ao filme, Fome de poder, foi realizada uma análise a respeito do respectivo filme passeado em uma história real que, conta a história da ascensão do McDonald’s. O início da história acontece quando Ray Kroc um vendedor de máquinas de milk-shake comuns, recebe uma encomenda de seis de suas máquinas, dos irmãos Richard e Maurice McDonald’s, ele fica desacreditado pois não era algo comum vender tantas máquinas de milk-shake para o mesmo cliente. 
Kroc vai até o local (1954), o estabelecimento funcionava de uma maneira que ele nunca tinha visto, o alto número de pedidos daquela lanchonete lhe gerou curiosidade, viu ali uma grande oportunidade de negócio na qual queria fazer parte, a produção dinâmica dos alimentos, era um sistema rápido, mas sempre mantendo a qualidade dos produtos oferecidos, cozinha automatizada, os alimentos embrulhados em papel, ao invés de pratos, e os próprios clientes que retiravam os pedidos, um negócio revolucionário. Kroc comparou o negócio com o sistema fordista, e se ofereceu em trabalhar com a dupla, com a proposta de expandir a marca nos Estados Unidos, os irmãos Richard e Maurice McDonald’s tinham muita visão para os negócios mas não tinham interesse no negócio de franquias, preferiam garantir o controle de qualidade dos produtos oferecidos no local, já que, era o seus nomes que estavam envolvido na marca, mas Ray era um homem insistente, e conseguiu convencer os irmãos e em 1955 começou vender licenças.
 Roy Kroc era um homem revolucionário e pensava grande, dominou o negócio através do modelo de franquias, tinha o poder de persuasão e conseguiu expandir o negócio, selecionou os parceiros certos para o investimento, e manteve a padronização da franquia. Uma das estratégias utilizadas por ele em potencializar a marca McDonald’s foi utilizar os modelos dos arcos dourados, que já existia em uma das unidades nos novos empreendimentos, sendo assim potencializar a identidade visual da marca na mente dos consumidores e tendo como público alvo a família. Com a orientação de um consultor ele transforma o negócio McDonald’s em um negócio imobiliário, que diz que o que ele deveria fazer era comprar lotes de terras e se tornar locador para os franquiados, instalar em locais estratégicos, e como condição do contrato só teriam permissão para alugar dele e de mais ninguém, através dessa estratégia ele encontra instabilidade financeira do McDonalds’s. Kroc explica que, o que chamou mais atenção naquela lanchonete não era apenas o sistema, mas o nome, McDonald’s, era a cara da américa. Richard e Maurice McDonald’s venderem a marca para Ray Kroc que expandiu a marca por todo o mundo, construiu um império de fast food, ficando marcado como um exemplo de liderança. 
Função importante que o gestor deve ter no que se refere a comunicação empresarial no mundo globalizado
A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada no âmbito organizacional pelos gestores com a finalidade de apresentar a direção dos objetivos da empresa aos colaboradores com clareza e objetividade garantindo a correta interpretação dos colaboradores, visando que todos tenham a mesma visão e a mesma missão alinhados com a da cúpula. O processo de comunicação dentro da empresa, ou seja, os meios escolhidos para disseminação de informação, está diretamente relacionado a cultura organizacional. O processo de comunicação pode fluir em sentido vertical (ascendente/descendente), se refere a comunicação entre níveis diferentes. Vertical Ascendente, acontece de baixo para cima, quando um colaborador se comunica com seu gestor/líder, a comunicação vertical descendente acontece por parte dos níveis superiores para os inferiores para transmitir informações, ordens, instruções e procedimentos de trabalho para os seus colaboradores. A horizontal se refere a comunicação entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Uma estratégia utilizada pelos gestores para saber se a mensagem foi recebida da forma pretendida é fazer a verificação através de um feedback que determinará se a compreensão foi ou não conseguida pelos colaboradores. A comunicação eficaz é o que garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades e o alcance de resultados mais assertivos possíveis.

Outros materiais