Buscar

AD1 EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação a Distância (AD1) – 2021.1
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
 Coordenadora: Andrea Fernandes
Caro/a Estudante, Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é potencializar um trabalho de pesquisa e de estudo que vai acompanhar você ao longo dessa disciplina. Para isso, convidamos você a se apropriar das leituras realizadas para as aulas 2 a 4 e a construir um quadro síntese a partir das ações desenvolvidas no campo da educação para adultos. Para construir esse quadro síntese você deve considerar os percursos da educação para adultos nas décadas de 1940 até 1960. Você pode realizar este trabalho com os textos disponibilizados na disciplina, mas também pode recorrer a outros, frutos de sua pesquisa.
	Período 1940
	1942-fundo nacional do ensino primário
1947- serviço de educação de adultos
Programa para ampliar/organizar o ensino supletivo para jovens e adultos analfabetos .Integrando os programas existentes ,produzindo /distribuindo material didático e mobilizando a opinião pública/particular e governos . Aumentando sua responsabilidade em relação a educação de jovens e adultos ,estes programas foram realizados pelos Inep e Departamento Nacional de educação do ministério da educação e cultura no período de 1942 até 1947.Neste período os governos eram responsáveis pelas estrutura das campanhas , mais ainda era um ensino que não separava a criança do adulto analfabeto desta forma o ensino não desenvolvia plenamente o potencial do aluno nem diminuiu as desigualdades sociais. Ensino voltado para jovens e adultos fora da escola .
	Período 1950
	1950-CEAA-campanha de educação de adolescentes e adultos
1952 Campanha nacional de educação rural
1958-campanha nacional de erradicação do analfabetismo
II Congresso nacional de educação de adultos no Rio de Janeiro
Visava criar infraestrutura nos estados e municípios para atender jovens e adultos onde pretendia baixar o índice de analfabetismo no país porém a escolarização da população de baixa renda continuava com o índice baixo Tinha como coordenador o Serviço de Educação de Adultos e Ministério de Educação e cultura até o final dos anos 50.Como o analfabeto era tratado como um ser imaturo neste período começou –se a pensar um novo método de alfabetizar adultos e jovens e disponibilizar cursos conforme a realidade dos estudantes. Neste momento o país ainda via o analfabeto como mão de obra barata que poderia preencher as vagas de emprego abertas com a melhoria da economia , mais para isto, precisavam estar aptos a função e somente a escola faria isto, além do momento político que via nos adultos um voto a mais.Com o declínio da renda da população o governo enfrentou diversas manifestações públicas já que o índice de analfabetismo ainda era grandes, para o governo o mais importante era o crescimento do país a alfabetização de jovens e adultos não declinou como prometido. Educação voltada para jovens e adultos analfabetos que ainda não erradicou o analfabetismo mais começa a ver uma diferenciação entre os estudantes .Para o governo era apenas uma alavanca de um país subdesenvolvido.
	Período 1960
	1960 a 1964
Movimento de cultura popular do Recife
Centros populares de cultura
Campanha de pé no chão também se aprende
Programa nacional de alfabetização do ministério da educação e cultura 
Cruzada de ação básica cristã
Movimento de Educação de Base
1967- Mobral
1971- Implementação do Ensino Supletivo
Trabalhos visando jovens e adultos analfabetos ganham força e importância dando origem a um novo plano metodológico de ensino , organização , mobilização e conscientização que foram desenvolvidos pelos governo Federal ,UNE, Secretaria Municipal de Educação de Natal e Paulo Freire. Com isto, visava caracterizar a democratização da escola pública e luta política de grupos, formando cidadãos/alunos com consciência política e social para participar da democratização do país ,o ensino chegando a bairros pobres e com metodologias apropriadas a realidade do aluno, implementou o ensino profissionalizante e valorização da cultura popular. A Cruzada de educação cristã tentou preencher espaços deixados por movimentos populares através de dirigentes evangélicos norte americanos com o auxílio do governo brasileiro de regime militar, e acabou durando pouco tempo por volta de 1971.Já o MOBRAL teve a lei 665 de 2 de julho de 1969 que alterava o artigo 8 da lei 5379 de 15/12/67 ,e era administrado pela Cruzada ABC com o auxílio do governo, então não tinha problemas financeiro para se manter, porém visava a alfabetização de jovens e adultos conduzindo-os a adquirir escrita, leitura e cálculo permitindo melhores condições de vida com promessa de acabar com a analfabetismo em 10 anos o que não ocorreu já que sofria uma cobrança externa da Unesco para universalização da educação básica. Apesar destes projetos a alfabetização voltada para jovens e adultos ainda não consegui alcançar aos objetivos e ainda existia um grande número de jovens e adultos analfabetos no país 
Referências:
Haddad, Sérgio ;Pierro, Di Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos .Revista brasileira de educação.Rio de Janeiro:2000.
Pierro,Di Maria Clara.;Ribeiro,MasagãoVera.;Joia,Orlando.Visões da educação de jovens e adultos no Brasil .Caderno ceres: 2001.

Continue navegando