Buscar

Estrategia Saúde da Família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Município X fez um levantamento sobre as condições de vida e de saúde mais frequente e observou-se que 48% das famílias tinham renda de um a três salários mínimos, baixa cobertura vacinal; hipertensos e diabéticos sem acompanhamento médico; alto índice de crianças menores de seis meses em aleitamento artificial e grande incidência de crianças, menores de dois anos, apresentando doenças diarreicas. (Adaptado de Ministério da Saúde, 2001, pg.15)
Diante deste cenário, foi implantada a Estratégia de Saúde da Família no Município, para isto será reformada a Unidade Básica de Saúde que abrigará a primeira equipe de Saúde da Família.
Discuta os cuidados deverão ser adotados em relação a estrutura física da UBS, os profissionais que deverão compor a equipe de Saúde de Família, o NASF e quais as possíveis ações à serem desenvolvidas para melhorar as condições de saúde apresentadas.
 A Estrategia Saúde da Família busca reestruturação da atenção básica de saúde, ela também é necessária para a sua expansão e consolidação conforme os princípios do SUS. A ESF conta com uma equipe interdisciplinar que atua em uma região demarcada, cada equipe é responsável por, no máximo, 4.000 moradores, sendo a média recomendada de 3.000 moradores
 A Unidade Básica de Saúde (UBS) é uma das primeiras portas de entrada do serviço de saúde, ela deve garantir atendimento as demandas, continuidade nos cuidados na comunidade. Com relação a sua estrutura física, a UBS tem que ser composta por: salas para consultório médico, odontológico e de enfermagem, sala de acolhimento, sala para administração e gerência, curativos, coleta de exames, procedimentos, sala de vacina, observação, farmácia, entre outros.
 A equipe de saúde da família (ESF) é composta, por médico, enfermeiro, auxiliar e/ou técnico de enfermagem, cirurgiões-dentistas, auxiliar e/ou técnico de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Pode-se incluir outros profissionais conforme as necessidades de saúde da população local.
 Ainda podem ainda estar na equipe profissionais como: assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, nutricionistas, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico homeopata, psiquiatra, geriatra, acupunturista, ginecologista/obstetra, veterinário e profissional de arte e educação que integram o NASF. A composição dos profissionais que irão participar do NASF é determinada pela necessidade de cada município e a disponibilidade de cada profissional. Buscando assim a a integralidade no cuidado dos pacientes.
 Diante da pesquisa realizada na região X, podemos estabelecer ações a serem desenvolvidas para aperfeiçoar as condições de saúde, como: orientações sobre o calendário de vacinação e campanhas, envolvendo gestante, crianças, adultos e idosos. Destacar a importância do controle, do acompanhamento, da alimentação e da prática de exercícios físicos, direcionado a população, mas principalmente aos portadores de diabetes e hipertensão arterial. Informar sobre a importância do aleitamento materno, controle nutricional e acompanhamento médico aos menores de seis meses de vida. Orientações básicas sobre a prevenção de diarreia em menores de dois anos de vida como: ferver a água para beber, higiene pessoal e dos alimentos, além do risco de desidratação.

Continue navegando