Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Quais são os desafios para inclusão no âmbito escolar

Pré-visualização | Página 1 de 1

REDAÇÃO
NOME: Daiane Duarte
Quais são os desafios para inclusão no âmbito escolar? Como o docente pode auxiliar neste processo?
Para que haja a inclusão no âmbito escolar é importante entender que a acessibilidade se dá a partir do incentivo a educação, saúde, segurança e busca por condições importantes para a vida.
A atribuição do professor de uma classe inclusiva é o de facilitador/orientador nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem assim como dos alunos ditos normais. Contundo este papel não é só do professor e sim da escola como um todo, já que toda a escola é um espaço inclusivo. 
Em relação a como o docente pode está auxiliando no processo de inclusão no âmbito escolar em sala de aula, o mesmo deve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, pois o papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor seleciona procedimentos de ensino e de apoio para compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos.
O educador também deve focar nas competências dos alunos, e não em suas limitações. Para conhecer seus alunos, suas competências, suas necessidades educacionais específicas e possíveis formas de aprendizagem, o professor precisa de tempo. Reconhecer que cada aluno pertence ao grupo dependerá da comunicação e da interação eficaz entre professor-aluno, aluno-aluno, assim como da observação constante durante todo o processo de aprendizagem.