Buscar

QUESTIONAMENTOS SOBRE ARTIGO DE ROBERTO VERZOLA


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
GESTÃO DA INFORMAÇÃO 
ECONOMIA DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO
ELIANY ALVARENGA DE ARAUJO
LUCAS MOREIRA COSTA - 202005366
GOIÂNIA - 2020
VERZOLA, Roberto. Economia da Informação. C & F Éditions, Brasil, Jan. 2006.
Questão 1:
Explique a frase a seguir:
“O setor de informação envolve a transformação da informação ‘de um padrão para outro’ ”.
Resolução: Consoante a Porat, uma economia se torna uma economia da informação, quando as informações relacionadas ao trabalho excedem o trabalho relacionado a outros setores. Baseando-se nas avaliações de Porat de diversos setores, isso ocorreu em 1967, quando 53% da força de trabalho americana estava empregada no “trabalho com informações”.
Questão 2:
Na sua opinião: 
“O setor de informações deve se limitar apenas àquelas atividades que produzem informações ou também deve incluir aquelas que manejam, distribuem, divulgam, as informações”?
Resolução: Acredito que todos os outros processos devem ser incluídos também, pois representam uma das principais etapas do setor de informação, que é a difusão da mesma. Desse modo, penso de forma oposta a Machlup e Porat, pois acredito que mesmo engraxates, fazendeiros, maquinistas, zeladores, etc possam realizar troca de informações, seja esta de qualquer natureza, o importante é o entendimento acerca destas informações.
Questão 3:
Explique a frase a seguir:
“A informação é uma entidade não-material e não-energética e matéria e energia são necessárias apenas quando a informação precisa ser armazenada ou comunicada”.
Resolução: A informação, a grosso modo, é uma entidade abstrata que sem um contexto ou cenário está apenas vagando no espaço, de forma desordenada. No entanto, esta mesma entidade pode ser armazenada em um meio físico, como pendrive, CD, DVD, disco rígido, etc; ou então comunicada por meio de um sinal de rádio, televisão, palestras, seminários, podcast, etc.
Questão 4: 
Explique a frase a seguir:
“No futuro, poderemos ver também a emergência das economias da informação não monopolistas, em que a atividade intelectual será recompensada apenas por meios não monopolistas, permitindo ao público o total desfrute da abundância dos bens informativos que foram criados”. 
Resolução: Os equipamentos e instalações para as informações são pertencentes da mesma forma tradicional que os equipamentos industriais e a terra, mesmo quando os aspectos individuais de tais recursos possam conter também materiais patenteados e com direitos autorais, assim, no futuro as economias da informação serão descentralizadas o que possibilitará o completo uso dos bens informativos por qualquer indivíduo.