Buscar

Tecido adiposo - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Beatriz Nicoli – Medicina Ufes 106
Tecido adiposo
· Conceito:
· Classe de tecido conjuntivo em que há a predominância de células adiposas (adipócitos), que podem ser encontradas isoladas ou agregadas (em pequenos ou grandes grupos). Quando elas formam os grandes grupos, elas constituem o tecido adiposo.
· Esse tecido pode representar 20 a 25% do peso corporal na mulher e 15 a 20% no homem.
· Maior depósito corporal de energia (triglicerídeos). Nas células hepáticas e no musculo esquelético essas moléculas de gorduras que são armazenadas ficam em formato de glicogênio.
· Os triglicerldios do tecido adiposo não são depósitos estáveis, porém se renovam continuamente, e o tecido é muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais.
· Responsável por modelar a superfície corporal, sendo em parte responsável pelas diferenças de contorno entre os corpos da mulher e do homem. Forma coxins absorventes de choques, principalmente na planta dos pés e na palma da mão;
· Contribui para o isolamento térmico do corpo, preenche espaços entre os tecidos e mantem determinados órgãos nas duas posições normais
· Possui atividade secretora
· Existem dois tipos de tecido adiposo
· Tecido adiposo comum, amarelo ou unilocular: as células, quando completamente desenvolvidas, contêm apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma
· Tecido adiposo pardo, ou multilocular: que é formado por células que contêm numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.
· Tecido adiposo unilocular:
· Sua coloração pode variar com a quantidade de carotenos que estará dissolvido nas gotículas de gordura, mas pode variar entre o branco e o amarelo escuro.
· Maior parte do tecido adiposo encontrados em humanos é desse tipo 
· Seu acúmulo é influenciado pelo sexo e pela idade do individuo 
· Esse tecido forma o panículo adiposo, camada disposta sob a pele, e que é de espessura uniforme por todo o corpo do recém-nascido. Com o tempo ele some em algumas áreas e se desenvolve em outras, sendo regulada, principalmente, pelos hormônios sexuais e pelos hormônios produzidos pela camada cortical da glândula adrenal.
· As células adiposas uniloculares são grandes, medindo cerca de 50 a 150µm de diâmetro, sendo esféricas quando isoladas e poliédricas no tecido adiposo.
· Na maioria das técnicas a gota lipídica é removida pelos solventes lipídicos, logo nas lâminas cada célula aparece apenas uma delgada camada de citoplasma, como se fosse um anel, em torno do espaço deixado pela gota lipídica removida.
· A demonstração dos lipídios pode ser feita nos cortes histológicos obtidos por congelação, sem a passagem dos tecidos nos solventes de lipídios, e corados com sudan III (alaranjado) ou sudan black.
· Na microscopia eletrônica percebeu-se que além da gota de gordura principal, existem outras menores. Todas são desprovidas de membrana envolvente.
· Esse tecido apresenta septos de conjuntivo, que contêm vasos e nervos, que partem fibras reticulares (colág III), que sustentam as células adiposas.
· A vascularização do tecido adiposo é muito abundante quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante. A relação volume de capilar sanguíneo/volume de citoplasma é maior no tecido adiposo do que no músculo estriado, por exemplo.
· A remoção dos Lipídios, nos casos de necessidade energética, não se faz por igual em todos os locais. Primeiro, são mobilizados os depósitos subcutâneos, os do mesentério e os retroperitoneais, enquanto o tecido adiposo localizado nos coxins das mãos e dos pés resiste a longos períodos de desnutrição. 
· O tecido adiposo unilocular é também um órgão secretor. Sintetiza várias moléculas como leptina, que são transportadas pelo sangue, e a lipase lipoproteica já mencionada, que fica ligada à superfície das células endoteliais dos capilares sanguíneos situados em volta dos adipócitos. A leptina é um hormônio proteico constituído por 164 aminoácidos. Diversas células no cérebro e em outros órgãos têm receptores para leptina. Essa molécula participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e da ingestão de alimentos. A leptina atua principalmente no hipotálamo, diminuindo a ingestão de alimentos e aumentando o gasto de energia.
· Histogênese do tecido adiposo:
· Se originam no embrião, a partir de células mesenquimais, os lipoblastos (~aos fibroblastos, só que acumulam gordura no seu citoplasma)
· As gotículas lipídicas são inicialmente separadas umas das outras, porém muitas se fundem, formando a gotícula única característica da célula adiposa unilocular
· Tecido adiposo Multipolar
· Possui coloração parda, por isso também pode chamar de tecido adiposo pardo.
· Possui essa cor devido à grande vascularização que esse tecido tem e às numerosas mitocôndrias encontradas em suas células. 
· As mitocôndrias são ricas em citocromos, por isso tem cor avermelhada.
· Se localiza em algumas áreas apenas nos humanos
· Esse tecido não cresce, logo sua quantidade diminui de acordo com o crescimento do indivíduo.
· As células do tecido adiposo multilocular são menores do que as do tecido adiposo unilocular e têm forma poligonal. O citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria 
· No tecido adiposo multilocular, as células tomam um arranjo epitelioide, formando massas compactas em associação com capilares sanguíneos, lembrando as glândulas endócrinas. 
· Esse tecido é especializado na produção de calor, sendo assim, sua quantidade no organismo só é importante em recém-nascido – função termorregular;
· Ao ser estimulado pela liberação de norepinefrina nas terminações nervosas abundantes em torno das suas células, o tecido adiposo multilocular acelera a lipólise e a oxidação dos ácidos graxos. A oxidação dos ácidos graxos produz calor e não ATP, como a dos tecidos em geral, porque as mitocôndrias do tecido multilocular apresentam, nas suas membranas internas, uma proteína transmembrana chamada termogenina ou UCP l (uncoupling protein I). Esta proteína possibilita que os prótons transportados para o espaço intermembranoso voltem para a matriz mitocondrial, sem que passem pelo sistema de ATP sintetase existente nos corpúsculos elementares das mitocôndrias. Em consequência, a energia gerada pelo fluxo de prótons não é usada para sintetizar ATP, sendo dissipada como calor. O calor aquece o sangue contido na extensa rede capilar do tecido multilocular e é distribuído por todo o corpo, aquecendo diversos órgãos.
· Em humanos, a função desse tecido está restrita aos primeiros meses de vida pós-natal. Durante esse tempo, o tecido adiposo multilocular produz calor, protegendo o recém-nascido contra o frio.
· Histogênese:
· As células mesenquimais que formam o tecido multilocular tornam-se epitelioides, adquirindo um aspecto de glândula endócrina cordonal, antes de acumularem gordura. Não há neoformação de tecido adiposo multilocular após o nascimento nem ocorre transformação de um tipo de tecido adiposo em outro

Outros materiais