Buscar

ANTROPOLOGIA-AVALIAÇÃO MALINOWSKI

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - MALINOWSKI
1. Qual a principal contribuição de Malinowski para a antropologia contemporânea? Fundamente sua resposta.
Pode se dizer, que a principal contribuição de Malinowski para antropologia contemporânea foi seu método, cujo é chamado de Método Observador Participante. Aqui o antropólogo não apenas observa e anota as ações dos indivíduos da tribo, grupo. O antropólogo precisa fazer parte da cultura que quer conhecer, vivenciar aquela cultura e aqueles costumes. 
Dentro das escolas há uma abordagem funcionalista, ou seja, ele está preocupado com como essa sociedade funciona, como atua como organismo. Malinowski expõe que o organismo vivo a que ele se refere, é a cultura. 
Em tese, o método de Malinowski, consiste em fazer parte da cultura, falar mesma língua, pensar e agir e não apenas observar pelo lado de fora, mas adentrar-se e entender o funcionalismo. É uma visão orgânica, em qualquer área da ciência, um rigor e um método são necessários, sempre será apresentado esse trabalho de campo, que é uma experiência científica antropológica.
2. Explique as etapas do trabalho de campo e suas características.
O trabalho de campo, exige três momentos cruciais. São eles:
DOCUMENTAÇÃO fase de registro, o indivíduo como antropólogo vai procurar entender.
EMPONDERÁVEIS DA VIDA REAL: algo próprio da pesquisa que requisita essa observação em contato, que se adentra e faz parte dos ritos e cerimônias. O antropólogo não vai conhecer e entender os significados de um rito, uma cerimônia sem participar, vivenciar ela. Só é captado o real significado da coisa com o ato, a experiência.
CORPUS INSCRIPTIONUM: é o momento onde o antropólogo consegue compreender e conhecer a mentalidade, ou seja, o modo de pensar da tribo, dessa cultura, dessa sociedade. Em síntese seria questionar.
3. Comente a definição do conceito de kula segundo Malinowski.
O papel e a importância que Malinowski dá para o kula, (cujo significa as trocas, daquele sistema de dádivas, modo de produção econômico, mas que vai além da economia. Para Malinowski, o kula tem uma função institucional, é uma instituição que está permanentemente dentro de uma cultura e não se abre mão.
É uma prática presente em diferentes culturas e sociedades, não faz parte apenas de um grupo, mas de vários grupos etiológicos. É um fato empírico (social) de Durkheim, um fato sociológico, algo que existe nas experiências impostas àqueles indivíduos, dessa forma, fazer parte dessa cultura, desse rito denominado ‘kula’.
Tem significado de pertencimento, observado em diferentes sociedades, como essa imposição exterior. Malinowski vai notar que esse ‘kula’, destaca que tem relações intertribais, um sistema de informações entre essas tribos diferentes. 
Essa atitude de entregar o ‘kula’, tem um caráter forte, o fato de correr um risco ao atravessas as ilhas no Pacífico, o sair para entregar esse “presente”, com o propósito de fazer alianças com outras tribos. Havia ali uma natureza política, o objetivo dessas relações era estabelecer ampliação de sociedades e desenvolver vínculos sociais, que criavam obrigações de caráter econômico/geral/político.
É preciso compreender que essa troca de presentes era obrigatória, não voluntária. Possuindo um caráter mágico, há uma magia presente ali, não é algo material apenas, mas assim algo que mantém as tribos em movimento, sendo este espiritual e mágico.
Existe um cuidado coletivo, pois se um deixa de cumprir e não segue o ‘kula, coloca em risco toda a vida em sociedade. A magia tem função estrutural dentro daquela sociedade, daquela cultura.
4. Compare o conceito de potlacht de Mauss e o conceito de kula de Malinowski
O Potlacht era a cerimônia em que, certas sociedades tribais eram promovidas trocas, de caráter um tanto agressivo e perdulária de presentes. Eram considerados sistemas de dádivas que ocorriam, onde uma tribo entregava um “presente” para outra tribo, eram contratos firmados, essa atitude era dotada de uma dimensão moral. 
Em tese essas trocas não eram de presentes, mas prestações, renovações de alianças, Mauss explicita que dentro dessa concepção de bens existem serviços, afetos, festas e afins.
Já o Kula, de Malinowski é semelhante, a diferença é que não possui um caráter tão agressivo quanto o Potlacht. Vem a ser um sistema de dádivas também, uma troca de presentes obrigatórios com caráter de risco e natureza política, mas com caráter mágico. O que Mauss chama de Espírito das coisas, Malinowski vai chamar de magia.

Continue navegando