Logo Passei Direto
Buscar

Educação em espaço não escolares Av final objetiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Percebemos um grande avanço no campo das tecnologias nos últimos anos. Podemos dizer que esse avanço se deu especialmente no campo da informação e da comunicação. Sendo assim, esse avanço tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive na educação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As tecnologias têm influenciado em nossa forma de pensar, ser e agir.
( ) As tecnologias têm provocado importantes mudanças na vida das pessoas e no mundo.
( ) As tecnologias são modificadas pelo homem, a partir das suas necessidades.
a) V - V - F.
b) V - V - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

Professores verdadeiramente abertos a novas posturas e aprendizagens, provenientes das tecnologias digitais, precisam inovar, inserindo aos momentos de ensino e aprendizagem a interação e a comunicação. Neste contexto, surgem os espaços virtuais.
Com relação ao que se pratica nos espaços virtuais da escola, assinale a alternativa CORRETA:
a) São laboratórios ou ambientes especializados para a realização de atividades avaliativas de alunos, com foco nas notas.
b) São laboratórios ou ambientes reservados em que se discutem, sobretudo, as questões pedagógicas, entre professores e gestores.
c) São laboratórios ou ambientes comunitários, abertos à comunidade escolar, com foco no lazer e entretenimento.
d) São laboratórios ou ambientes compartilhados em que se pratica a autonomia, a participação e a interação dos alunos.

Os profissionais da escola, representados especialmente pelos gestores e professores, e os estudantes da contemporaneidade necessitam formar uma parceria cada vez mais sólida com relação ao desenvolvimento integral dos mesmos, na aquisição de novos conhecimentos. Todavia, vale lembrar que, mesmo sendo parceiros, cada uma tem de cumprir o seu papel neste processo de implantação e utilização das novas tecnologias. Partindo desta informação, associe os itens, utilizando o código a seguir.
I – Profissionais da escola
II – Estudantes
Valorizar e cuidar dos materiais recebidos, disponíveis para seu uso na escola, participando dos momentos de aprendizagem, ação e integração com interesse.
Evitar o isolamento, ou seja não ficar sozinho, por muito tempo, abrindo mão de interagir com os colegas de classe, para ficar na máquina.
Utilizar as tecnologias digitais de acordo com a proposta pedagógica da escola e como potencializadoras de aprendizagem.
Implantar e incentivar a aprendizagem colaborativa na escola, por meio da internet, onde todos possam compartilhar informações e trocar conhecimentos.

A utilização das tecnologias é um processo natural que acontece em todo tempo e lugar, nas mais diversas situações e épocas da vida, com diferentes pessoas. Com relação à escola, não poderia ser diferente. A presença da tecnologia no ambiente educacional veio cercada de mitos, por parte de alguns educadores, que temiam que ela pudesse ocupar o seu lugar em sala de aula.
Acerca do uso da tecnologia de forma crítica na escola, analise as seguintes sentenças:
I- A tecnologia educacional exige um professor que não tenha medo de inovar e que transforme seus alunos em ávidos pesquisadores.
II- O professor deve reconhecer a presença das mídias e redes sociais na vida de seus alunos e utilizá-las para compreender e interagir com eles, também fora da escola.
III- O professor não pode ignorar a presença da internet na vida das pessoas e deve aproveitá-la em sala de aula, integrando-a aos conteúdos e às atividades previstas.
IV- A tecnologia na escola favorece a sintetização e memorização das informações e conteúdos, não sendo necessário tanto estudo e dedicação por parte dos estudantes.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Existem diferentes instrumentos de comunicação dentro das novas tecnologias da educação. Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona e outras pela mediação assíncrona.
Om relação às ferramentas de mediação síncrona e assíncrona, pode-se afirmar que
I- O bate-papo ou chat é uma ferramenta de mediação assíncrona.
II- A videoconferência é uma ferramenta de mediação síncrona.
III- O fórum é uma ferramenta de mediação assíncrona.
IV- O telefone é uma ferramenta de mediação síncrona.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Muitas escolas perceberam o grande potencial do computador para promover o intercâmbio entre as disciplinas, mas para que haja uma aprendizagem significativa, as atividades desenvolvidas devem ser prazerosas e motivadoras para os alunos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para ter sucesso no processo de aprendizagem, a forma de ensinar deve estar pautada no instrucionismo, no qual o computador serve para reforçar os métodos tradicionais.
( ) A aprendizagem por meio do computador deve estar pautada em perguntas e respostas, em que o professor é o detentor do saber.
( ) É necessário que a aprendizagem realizada por meio do computador seja uma aprendizagem voltada às situações do dia a dia, considerando os conhecimentos dos alunos.
( ) Para alcançar uma aprendizagem significativa, o professor deve partir de uma proposta pedagógica que desenvolva competências e habilidades nos alunos.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

As tecnologias ampliam o potencial humano quando são empregadas com finalidade educacional. Elas contribuem para ampliar as possibilidades do educador de ensinar e dos discentes de aprender.
Considerando que falar das tecnologias da educação é pensar o uso da informática no e para o ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- A tecnologia na área educacional deve ser utilizada com o objetivo de transformar o ensino tradicional e criar um ambiente em que a aprendizagem ocorra de maneira criativa e participativa.
II- As novas tecnologias devem ser compreendidas como um dos meios alternativos na construção do conhecimento, pois permite que as pessoas estabeleçam ligação com o mundo.
III- Torna-se papel da família do aluno introduzir em suas atividades o potencial modificador dessa ferramenta e de outras que permitam maneiras de conhecimento.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Na modalidade da Educação a Distância - EAD -, o processo que envolve o ensino e a aprendizagem são mediados por recursos tecnológicos que permitem ao professor e ao aluno estarem em ambientes físicos diferenciados.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da Educação a Distância - EAD - e com base na figura anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor da modalidade EAD necessita conhecer as novas mídias e utilizá-las como fonte de informação, interação e comunicação.
( ) A aprendizagem na EAD abarca ações que geram a autonomia e a autoaprendizagem, tornando o aluno autodidata. Neste contexto de aprendizagem, a modalidade propicia a flexibilidade e a liberdade para estudar, contando com a autonomia de tempo dos alunos e dedicação aos estudos.
( ) O aluno terá que buscar atualização constante. Ele necessita ser pesquisador, autônomo e agente de mudança no seu próprio processo de construção do conhecimento.
a) V - V - V.
b) V - V - F.
c) F - V - F.
d) F - F - V.

Você conhece, de verdade, o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Costuma acessá-lo? Participa das interações promovidas por ele?
Partindo desta informação, com relação a alguns recursos que poderão ser explorados no AVA, analise as seguintes sentenças:
I- Documentos que possibilitam o acesso a diferentes materiais didáticos e informações sobre o curso.
II- Avaliações objetivas e dissertativas prontas para serem resolvidas quando o acadêmico tiver disponibilidade.
III- Bancos de questões, de todas as disciplinas, acessíveis aos acadêmicos para o estudo das avaliações.
IV- Espaços de participação e atendimento que promovem a comunicação e a interação entre acadêmicos, professores e tutores.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Existem dois tipos de atividades que favorecem a interatividade e a comunicação na Educação a Distância (EaD), além do material didático.
Acerca de cada uma destas atividades, analise as seguintes sentenças:
I- As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece em tempo real, como telefone ou chats de conversa.
II- Nas atividades assíncronas, essa comunicação não acontece em tempo real, podendo acontecer em diferentes momentos, como e-mail ou fórum.
III- As atividades assíncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno é possível de acontecer no mesmo momento em que se deseja.
IV- Nas atividades síncronas, o tutor, o aluno e o professor não conseguem estabelecer contato imediato, precisando de um tempo para que respondam às suas questões ou esclareçam dúvidas.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações a seguir se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor:
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
a) II e IV.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e II.

A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e cientifico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) II, apenas.
d) I, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Percebemos um grande avanço no campo das tecnologias nos últimos anos. Podemos dizer que esse avanço se deu especialmente no campo da informação e da comunicação. Sendo assim, esse avanço tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive na educação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As tecnologias têm influenciado em nossa forma de pensar, ser e agir.
( ) As tecnologias têm provocado importantes mudanças na vida das pessoas e no mundo.
( ) As tecnologias são modificadas pelo homem, a partir das suas necessidades.
a) V - V - F.
b) V - V - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

Professores verdadeiramente abertos a novas posturas e aprendizagens, provenientes das tecnologias digitais, precisam inovar, inserindo aos momentos de ensino e aprendizagem a interação e a comunicação. Neste contexto, surgem os espaços virtuais.
Com relação ao que se pratica nos espaços virtuais da escola, assinale a alternativa CORRETA:
a) São laboratórios ou ambientes especializados para a realização de atividades avaliativas de alunos, com foco nas notas.
b) São laboratórios ou ambientes reservados em que se discutem, sobretudo, as questões pedagógicas, entre professores e gestores.
c) São laboratórios ou ambientes comunitários, abertos à comunidade escolar, com foco no lazer e entretenimento.
d) São laboratórios ou ambientes compartilhados em que se pratica a autonomia, a participação e a interação dos alunos.

Os profissionais da escola, representados especialmente pelos gestores e professores, e os estudantes da contemporaneidade necessitam formar uma parceria cada vez mais sólida com relação ao desenvolvimento integral dos mesmos, na aquisição de novos conhecimentos. Todavia, vale lembrar que, mesmo sendo parceiros, cada uma tem de cumprir o seu papel neste processo de implantação e utilização das novas tecnologias. Partindo desta informação, associe os itens, utilizando o código a seguir.
I – Profissionais da escola
II – Estudantes
Valorizar e cuidar dos materiais recebidos, disponíveis para seu uso na escola, participando dos momentos de aprendizagem, ação e integração com interesse.
Evitar o isolamento, ou seja não ficar sozinho, por muito tempo, abrindo mão de interagir com os colegas de classe, para ficar na máquina.
Utilizar as tecnologias digitais de acordo com a proposta pedagógica da escola e como potencializadoras de aprendizagem.
Implantar e incentivar a aprendizagem colaborativa na escola, por meio da internet, onde todos possam compartilhar informações e trocar conhecimentos.

A utilização das tecnologias é um processo natural que acontece em todo tempo e lugar, nas mais diversas situações e épocas da vida, com diferentes pessoas. Com relação à escola, não poderia ser diferente. A presença da tecnologia no ambiente educacional veio cercada de mitos, por parte de alguns educadores, que temiam que ela pudesse ocupar o seu lugar em sala de aula.
Acerca do uso da tecnologia de forma crítica na escola, analise as seguintes sentenças:
I- A tecnologia educacional exige um professor que não tenha medo de inovar e que transforme seus alunos em ávidos pesquisadores.
II- O professor deve reconhecer a presença das mídias e redes sociais na vida de seus alunos e utilizá-las para compreender e interagir com eles, também fora da escola.
III- O professor não pode ignorar a presença da internet na vida das pessoas e deve aproveitá-la em sala de aula, integrando-a aos conteúdos e às atividades previstas.
IV- A tecnologia na escola favorece a sintetização e memorização das informações e conteúdos, não sendo necessário tanto estudo e dedicação por parte dos estudantes.
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Existem diferentes instrumentos de comunicação dentro das novas tecnologias da educação. Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona e outras pela mediação assíncrona.
Om relação às ferramentas de mediação síncrona e assíncrona, pode-se afirmar que
I- O bate-papo ou chat é uma ferramenta de mediação assíncrona.
II- A videoconferência é uma ferramenta de mediação síncrona.
III- O fórum é uma ferramenta de mediação assíncrona.
IV- O telefone é uma ferramenta de mediação síncrona.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Muitas escolas perceberam o grande potencial do computador para promover o intercâmbio entre as disciplinas, mas para que haja uma aprendizagem significativa, as atividades desenvolvidas devem ser prazerosas e motivadoras para os alunos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para ter sucesso no processo de aprendizagem, a forma de ensinar deve estar pautada no instrucionismo, no qual o computador serve para reforçar os métodos tradicionais.
( ) A aprendizagem por meio do computador deve estar pautada em perguntas e respostas, em que o professor é o detentor do saber.
( ) É necessário que a aprendizagem realizada por meio do computador seja uma aprendizagem voltada às situações do dia a dia, considerando os conhecimentos dos alunos.
( ) Para alcançar uma aprendizagem significativa, o professor deve partir de uma proposta pedagógica que desenvolva competências e habilidades nos alunos.
a) F - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - F.

As tecnologias ampliam o potencial humano quando são empregadas com finalidade educacional. Elas contribuem para ampliar as possibilidades do educador de ensinar e dos discentes de aprender.
Considerando que falar das tecnologias da educação é pensar o uso da informática no e para o ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- A tecnologia na área educacional deve ser utilizada com o objetivo de transformar o ensino tradicional e criar um ambiente em que a aprendizagem ocorra de maneira criativa e participativa.
II- As novas tecnologias devem ser compreendidas como um dos meios alternativos na construção do conhecimento, pois permite que as pessoas estabeleçam ligação com o mundo.
III- Torna-se papel da família do aluno introduzir em suas atividades o potencial modificador dessa ferramenta e de outras que permitam maneiras de conhecimento.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Na modalidade da Educação a Distância - EAD -, o processo que envolve o ensino e a aprendizagem são mediados por recursos tecnológicos que permitem ao professor e ao aluno estarem em ambientes físicos diferenciados.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da Educação a Distância - EAD - e com base na figura anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor da modalidade EAD necessita conhecer as novas mídias e utilizá-las como fonte de informação, interação e comunicação.
( ) A aprendizagem na EAD abarca ações que geram a autonomia e a autoaprendizagem, tornando o aluno autodidata. Neste contexto de aprendizagem, a modalidade propicia a flexibilidade e a liberdade para estudar, contando com a autonomia de tempo dos alunos e dedicação aos estudos.
( ) O aluno terá que buscar atualização constante. Ele necessita ser pesquisador, autônomo e agente de mudança no seu próprio processo de construção do conhecimento.
a) V - V - V.
b) V - V - F.
c) F - V - F.
d) F - F - V.

Você conhece, de verdade, o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Costuma acessá-lo? Participa das interações promovidas por ele?
Partindo desta informação, com relação a alguns recursos que poderão ser explorados no AVA, analise as seguintes sentenças:
I- Documentos que possibilitam o acesso a diferentes materiais didáticos e informações sobre o curso.
II- Avaliações objetivas e dissertativas prontas para serem resolvidas quando o acadêmico tiver disponibilidade.
III- Bancos de questões, de todas as disciplinas, acessíveis aos acadêmicos para o estudo das avaliações.
IV- Espaços de participação e atendimento que promovem a comunicação e a interação entre acadêmicos, professores e tutores.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Existem dois tipos de atividades que favorecem a interatividade e a comunicação na Educação a Distância (EaD), além do material didático.
Acerca de cada uma destas atividades, analise as seguintes sentenças:
I- As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece em tempo real, como telefone ou chats de conversa.
II- Nas atividades assíncronas, essa comunicação não acontece em tempo real, podendo acontecer em diferentes momentos, como e-mail ou fórum.
III- As atividades assíncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno é possível de acontecer no mesmo momento em que se deseja.
IV- Nas atividades síncronas, o tutor, o aluno e o professor não conseguem estabelecer contato imediato, precisando de um tempo para que respondam às suas questões ou esclareçam dúvidas.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações a seguir se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor:
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
a) II e IV.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e II.

A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e cientifico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) II, apenas.
d) I, apenas.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Miriam Ribeiro (1517154)
Disciplina: Educação em Espaços não Escolares (BID105)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:670639) (peso.:3,00)
Prova: 32445937
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
1. Percebemos um grande avanço no campo das tecnologias nos últimos anos. Podemos dizer
que esse avanço se deu especialmente no campo da informação e da comunicação. Sendo
assim, esse avanço tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive na
educação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
(    ) As tecnologias têm influenciado em nossa forma de pensar, ser e agir. 
(    ) As tecnologias têm provocado importantes mudanças na vida das pessoas e no mundo. 
(    ) As tecnologias são modificadas pelo homem, a partir das suas necessidades. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F.
 b) V - V - V.
 c) F - V - F.
 d) V - F - V.
2. Professores verdadeiramente abertos a novas posturas e aprendizagens, provenientes das
tecnologias digitais, precisam inovar, inserindo aos momentos de ensino e aprendizagem a
interação e a comunicação. Neste contexto, surgem os espaços virtuais. Com relação ao que
se pratica nos espaços virtuais da escola, assinale a alternativa CORRETA:
 a) São laboratórios ou ambientes comunitários, abertos à comunidade escolar, com foco no
lazer e entretenimento.
 b) São laboratórios ou ambientes especializados para a realização de atividades avaliativas
de alunos, com foco nas notas.
 c) São laboratórios ou ambientes reservados em que se discutem, sobretudo, as questões
pedagógicas, entre professores e gestores.
 d) São laboratórios ou ambientes compartilhados em que se pratica a autonomia, a
participação e a interação dos alunos.
3. Os profissionais da escola, representados especialmente pelos gestores e professores, e os
estudantes da contemporaneidade necessitam formar uma parceria cada vez mais sólida
com relação ao desenvolvimento integral dos mesmos, na aquisição de novos
conhecimentos. Todavia, vale lembrar que, mesmo sendo parceiros, cada uma tem de cumprir
o seu papel neste processo de implantação e utilização das novas tecnologias. Partindo
desta informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Profissionais da escola.
II- Estudantes.
(    ) Valorizar e cuidar dos materiais recebidos, disponíveis para seu uso na escola,
participando dos momentos de aprendizagem, ação e integração com interesse.
(    ) Evitar o isolamento, ou seja, não ficar sozinho, por muito tempo, abrindo mão de interagir
com os colegas de classe, para ficar na máquina. 
(    ) Utilizar as tecnologias digitais de acordo com a proposta pedagógica da escola e como
potencializadoras de aprendizagem.
(    ) Implantar e incentivar a aprendizagem colaborativa na escola, por meio da internet, onde
todos possam compartilhar informações e trocar conhecimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) II - II - II - I.
 b) I - II - I - II.
 c) I - I - I - II.
 d) II - II - I - I.
4. A utilização das tecnologias é um processo natural que acontece em todo tempo e lugar, nas
mais diversas situações e épocas da vida, com diferentes pessoas. Com relação à escola,
não poderia ser diferente. A presença da tecnologia no ambiente educacional veio cercada de
mitos, por parte de alguns educadores, que temiam que ela pudesse ocupar o seu lugar em
sala de aula. Acerca do uso da tecnologia de forma crítica na escola, analise as seguintes
sentenças:
I- A tecnologia educacional exige um professor que não tenha medo de inovar e que
transforme seus alunos em ávidos pesquisadores.
II- O professor deve reconhecer a presença das mídias e redes sociais na vida de seus alunos
e utilizá-las para compreender e interagir com eles, também fora da escola.
III- O professor não pode ignorar a presença da internet na vida das pessoas e deve aproveitá-
la em sala de aula, integrando-a aos conteúdos e às atividades previstas.
IV- A tecnologia na escola favorece a sintetização e memorização das informações e
conteúdos, não sendo necessário tanto estudo e dedicação por parte dos estudantes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença I está correta.
5. Existem diferentes instrumentos de comunicação dentro das novas tecnologias da educação.
Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona e
outras pela mediação assíncrona. Na mediação síncrona, o professor e o aluno utilizam a
ferramenta tecnológica de comunicação em tempo real, permanecendo em sincronia. No
entanto, a mediação assíncrona constitui-se pela troca de mensagens de texto, onde o
professor envia uma mensagem ao aluno, o qual poderá lê-la ou respondê-la em qualquer
momento. om relação às ferramentas de mediação síncrona e assíncrona, pode-se afirmar
que
I- O bate-papo ou chaté uma ferramenta de mediação assíncrona.
II- A videoconferência é uma ferramenta de mediação síncrona.
III- O fórum é uma ferramenta de mediação assíncrona.
IV- O telefone é uma ferramenta de mediação síncrona.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
6. Muitas escolas perceberam o grande potencial do computador para promover o intercâmbio
entre as disciplinas, mas para que haja uma aprendizagem significativa, as atividades
desenvolvidas devem ser prazerosas e motivadoras para os alunos. Sobre o exposto,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para ter sucesso no processo de aprendizagem, a forma de ensinar deve estar pautada
no instrucionismo, no qual o computador serve para reforçar os métodos tradicionais.
(    ) A aprendizagem por meio do computador deve estar pautada em perguntas e respostas,
em que o professor é o detentor do saber.
(    ) É necessário que a aprendizagem realizada por meio do computador seja uma
aprendizagem voltada às situações do dia a dia, considerando os conhecimentos dos alunos.
(    ) Para alcançar uma aprendizagem significativa, o professor deve partir de uma proposta
pedagógica que desenvolva competências e habilidades nos alunos.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) V - V - F - F.
 c) V - F - V - V.
 d) V - V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
7. As tecnologias ampliam o potencial humano quando são empregadas com finalidade
educacional. Elas contribuem para ampliar as possibilidades do educador de ensinar e dos
discentes de aprender. Considerando que falar das tecnologias da educação é pensar o uso
da informática no e para o ensino, analise as afirmativas a seguir: 
I- A tecnologia na área educacional deve ser utilizada com o objetivo de transformar o ensino
tradicional e criar um ambiente em que a aprendizagem ocorra de maneira criativa e
participativa. 
II- As novas tecnologias devem ser compreendidas como um dos meios alternativos na
construção do conhecimento, pois permite que as pessoas estabeleçam ligação com o
mundo.  
III- Torna-se papel da família do aluno introduzir em suas atividades o potencial modificador
dessa ferramenta e de outras que permitam maneiras de conhecimento. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As afirmativas II e III estão corretas.
 b) Somente a afirmativa II está correta.
 c) As afirmativas I e II estão corretas.
 d) Somente a afirmativa I está correta.
8. Na modalidade da Educação a Distância - EAD -, o processo que envolve o ensino e a
aprendizagem são mediados por recursos tecnológicos que permitem ao professor e ao
aluno estarem em ambientes físicos diferenciados. Significa dizer que os envolvidosno
processo não estão no mesmo ambiente físico, mas se relacionam por meio das tecnologias.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na modalidade da Educação a Distância - EAD - e
com base na figura anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor da modalidade EAD necessita conhecer as novas mídias e utilizá-las como
fonte de informação, interação e comunicação.
(    ) A aprendizagem na EAD abarca ações que geram a autonomia e a autoaprendizagem,
tornando o aluno autodidata. Neste contexto de aprendizagem, a modalidade propicia a
flexibilidade e a liberdade para estudar, contando com a autonomia de tempo dos alunos e
dedicação aos estudos. 
(    ) O aluno terá que buscar atualização constante. Ele necessita ser pesquisador, autônomo
e agente de mudança no seu próprio processo de construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://www.google.com.br/search?q=TIRAS+SOBRE+EDUCA. Acesso
em: 30 jul. 2018.
 a) F - V - F.
 b) F - F - V.
 c) V - V - F.
 d) V - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
9. Você conhece, de verdade, o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Costuma acessá-
lo? Participa das interações promovidas por ele? Esperamos que tenha dito sim a cada uma
de nossas indagações, pois o AVA, segundo Pereira e Schmitt (2007), lhe trará uma série de
recursos pedagógicos que poderão ser explorados, ao longo de sua caminhada acadêmica.
Partindo desta informação, com relação a alguns recursos que poderão ser explorados no
AVA, analise as seguintes sentenças:
I- Documentos que possibilitam o acesso a diferentes materiais didáticos e informações
sobre o curso.
II-  Avaliações objetivas e dissertativas prontas para serem resolvidas quando o acadêmico
tiver disponibilidade.
III- Bancos de questões, de todas as disciplinas, acessíveis aos acadêmicos para o estudo
das avaliações.
IV- Espaços de participação e atendimento que promovem a comunicação e a interação entre
acadêmicos, professores e tutores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Alice T. C.; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina A. C. Ambientes Virtuais
de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. C. (org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em
diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
10.Existem dois tipos de atividades que favorecem a interatividade e a comunicação na
Educação a Distância (EaD), além do material didático. Elas são chamadas de atividades
síncronas e assíncronas. Acerca de cada uma destas atividades, analise as seguintes
sentenças:
I- As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno
acontece em tempo real, como telefone ou chats de conversa.
II- Nas atividades assíncronas, essa comunicação não acontece em tempo real, podendo
acontecer em diferentes momentos, como e-mail ou fórum. 
III- As atividades assíncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e
aluno é possível de acontecer no mesmo momento em que se deseja.
IV- Nas atividades síncronas, o tutor, o aluno e o professor não conseguem estabelecer
contato imediato, precisando de um tempo para que respondam às suas questões ou
esclareçam dúvidas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
11.(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações
didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem
e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que
convergem para a realização do ensino propriamente dito. Considerando que, para
desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o
professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações a seguir
se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor: 
I- Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-
los de modo contextualizado. 
II- Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos
quantitativos precisos e fidedignos. 
III- Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los
conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV- Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a
serem trabalhados durante o ano letivo.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
 a) II e IV.
 b) I e III.
 c) I e II.
 d) II e III.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
12.(ENADE, 2017) A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e cientifico a
um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina
acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos
de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as
características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática
pedagógica. A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do
conhecimento em articulação com a teoria histórico cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da
realidade social e da atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e
das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em:
FONTE: RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, I. P. A (org.).
Didática: ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.
 a) I, II e III.
 b) III, apenas.
 c) II, apenas.
 d) I, apenas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina