Buscar

Questões para estudo - Carboidratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde – CES Unidade Acadêmica de Saúde – UAS Componente Curricular: Bioquímica 
Monitora: Aline Fernandes
Questões para estudo
1) Acerca dos processos de digestão, absorção e metabolização dos nutrientes, julgue o item subsecutivo: A maior parte da digestão dos carboidratos ocorre no estômago. Essa afirmação é correta ou não? Justifique.
2) Quais são as enzimas que atuam na quebra dos carboidratos? Em quais locais elas atuam e por onde elas são liberadas? Porque a amilase salivar é inativada ao chegar no estômago?
3) Quais os produtos da degradação dos carboidratos?
4) No estado bem alimentado, a insulina é o principal hormônio anabólico, sendo assim é responsável pelo armazenamento e uso da energia. A insulina se liga a receptores, facilitando a entrada de glicose nesses tecidos por meio de transportadores. Qual o nome desses transportadores e quais os órgãos alvo?
5) De acordo com os estudos, a glicose pode seguir diversos caminhos. Com base nessa afirmação responda: Quais as principais rotas que utilizam a glicose?
6) Uma das vias que a glicose pode seguir é a respiração celular, desse modo, qual a principal finalidade da glicólise (via glicolítica)?
7) Qual o balanço final envolvendo as duas fases da glicólise?
8) Considere as seguintes situações:
a) Em que o corpo está com um acúmulo de glicose 6-fosfato, qual enzima é inibida?
b) Quando eu tenho uma alta de ATP, a fosfofrutoquinase é inibida ou estimulada?
c) E quando há uma alta de Acetil-CoA qual enzima é inibida?
9) Após a oxidação da glicose através da via glicolítica, qual o destino do piruvato?
2019.2
10) Após a descarboxilação do piruvato na mitocôndria para a formação de acetil- CoA, há a reação do acetil-CoA com o Oxaloacetato. Como essa reação acontece, qual o produto desta reação e o que é liberado nessa reação?
11) Aponte três ativadores e três inibidores que regulam o Ciclo de Krebs.
12) Qual o destino dos hidrogênios das moléculas de NADH e FADH2 produzidas no Ciclo de Krebs?
13) Vamos considerar o ciclo de Krebs. É dito que o Ciclo de Krebs não precise diretamente de O2 para que ele aconteça, porém só opera/funciona quando o O2 está presente. Você concorda com esta afirmativa? Se sim, explique quando não há disponibilidade de O2 ele não funciona?
14) A glicogênese só ocorre em estado bem alimentado e ocorre através do estimulo de um hormônio, qual a finalidade da glicogênese e que hormônio atua nesse processo?
15) Se essa glicose livre que é fornecida ao organismo não for capturada e armazenada pode causar um problema metabólico, qual é esse problema, e como a insulina auxilia no processo de evitar esse problema?
16) Estabeleça a diferença entre: Glicogenólise e Gliconeogênese.
17) Um indivíduo está a mais ou menos 5 horas sem se alimentar, consequentemente o seu corpo não tem mais glicose no sangue para gerar energia, como o fígado contribui para este indivíduo não entrar em uma hipoglicemia?
18) Diferencie a glicogenólise que ocorre no músculo da que ocorre no fígado, e explique porque no musculo é diferente? E porque a glicogenólise não contribui para a manutenção da glicemia?
19) Estabeleça a atuação dos hormônios insulina e glucagon nas seguintes vias metabólicas, respondendo se os hormônios inibem ou estimulam essas vias:
a) Glicogênese:
b) Glicogenólise:
c) Gliconeogênese:
20) Porque é o glucagon e não a insulina que atua estimulando a glicogenólise e gliconeogênese?
21) É possível converter lactato a glicose por um processo chamado gliconeogênese. Como é possível esta transformação se há reações irreversíveis na glicólise? E que outros compostos são convertidos em glicose pela gliconeogênese?
22) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de “preservação das proteínas”. Essa afirmativa está correta? Justifique.
Casos clínicos
1) Sob o sol forte, seu Manoel, romeiro nordestino que acompanhava o círio seguro à corda, suava muito, tinha respiração ofegante e fraqueza muscular nas pernas. Nos intervalos de parada da procissão para homenagear a Santa, seu Manoel comia um pedaço de rapadura que levava no bolso. Sentindo melhora da fraqueza, retornava firmemente a sua devoção. Explique como o consumo de rapadura, alimento rico em sacarose, melhorou a condição física de seu Manoel.
2) Um indivíduo assistiu a um vídeo no youtube que dizia para eu me privar fortemente de carboidratos para ter maior ganho de massa magra e perda de % gorduras, pois precisava emagrecer e ainda deixar meu corpo esteticamente interessante. Nesta situação, reflita sobre mecanismos bioquímicos envolvidos e responda:
a) Como meu corpo poderá manter, em um determinado espaço de tempo, os níveis de glicose plasmática?
b) As gorduras podem gerar glicose e ajudar na manutenção da glicemia?
c) O fígado de mamíferos pode efetuar a gliconeogênese utilizando oxaloacetato como material de partida. A operação do ciclo do ácido cítrico seria afetada pela intensa utilização de oxaloacetato para a gliconeogênese? Se sim, porque?
3) Marcelo foi praticar exercício de força, diz ele que faz isso há anos com o objetivo de hipertrofia muscular. No entanto ele foi pra academia a noite e só tinha se alimentado no café da manhã. Será que Fillipe está gerando síntese de massa muscular ou quebra de músculos?

Outros materiais