Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Negociação e Arbitragem
 Polo Paracambi
Disciplina Negociação e Arbitragem AD2/2021-01
 ATENÇÃO: A AD2 consiste na resposta às questões abaixo, com base nas aulas postadas na plataforma e nos textos.
 Nesta semana, vocês deverão realizar a nossa segunda atividade avaliativa, a AD2. Para a realização da AD2 vocês irão precisar:
 - Ler o texto de Camargo e Mauad (2006) intitulado “A ética nas negociações” - Ler o material postado na aula 8 em nossa sala de aula virtual
 1) Quem/o que define que um comportamento é ético? (25 pontos) (mais de uma resposta possível)
Segundo Wells e Spinks, os comportamentos antiéticos podem ser definidos como ações injustas praticadas contra outras pessoas e instituições, sejam essas ações amparadas ou não pela lei. (Camargo e Mauad 2006 – pg.176).
A ética comportamental também trata sobre a forma como o cidadão age mediante as situações as quais presenciam. Neste contexto podemos reavaliar a ação do capitalismo muda nossas percepções sobre obter vantagens, afinal ter ética é se aprofundar nas raízes da nossa sociedade, na nossa base e avaliar como isso se desenvolveu, em quem será beneficiado. A falta de ética, traduz como o indivíduo se beneficia de ações aos próximos, em ações que beneficiam os mais necessitados e como isso muda, quando a falta de ética afeta uma nação.
 2) Copie/transcreva dois trechos do texto de Camargo e Mauad (2006) que indiquem que a conduta antiética pode ser/é prejudicial às organizações. (25 pontos) 
“Utilizar informações confidenciais, suborno, falsificação de documentos, publicidade enganosa e produtos defeituosos( Ferrel, Fraedrich e Ferrel, 2001).
Tentar enganar fazendo exigências iniciais que excedem muito as suas necessidades reais ou desejos ( Shell, 2001)”
3) Explique pelo menos duas formas de conduta antiética em uma negociação. (25 pontos) 
“Utilizar poderosa força de persuasão, chegando a modelar atitudes e comportamentos (Arruda Whitker e Ramos 2001);
Fazer promessas para proteger suas vendas em contigências certas, ..., insistindo com garantias até que o interessado compre o produto( Cramton e Dees, 2003)” Camargo e Mauad 2006 pg.175
Quando utilizamos de persuasão para iludir alguma pessoa ou empresa, logo estamos indo ao contrário da ética, fazer com que acreditem em um produto ou serviço, quando na verdade, estamos enganando o cliente, que na prática, quando conhece o que está adquirindo, e vê que não é conforme foi anunciado, esse consumidor foi lesado, de certa forma esse comportamento antiético.
As negociações precisam ser feitas de maneira clara e objetiva, para que ambas as partes, saiam convictas, que essa negociação seja bem sucedida e que a ética esteja presente nos procedimentos corretos.
4) Indique pelo menos dois mecanismos/estratégias que as organizações utilizam para promover o comportamento ético e coibir o comportamento antiético. (25 pontos)
“Respeitar os interesses do oponente( Jacomino, 2000)
Utilizar manuais internos de procedimentos éticos,..., como forma de sustentar o comportamento ético ( Wyley 1997) ” Camargo e Mauad 2006 pg.175
Esses mecanismos que buscam coibir os mecanismos de antiéticos, eles buscam clareza, um tipo de manual onde é relatado as ações que devem ser tomadas, de acordo com as necessidades da empresa. As regras ali estabelecem as ações corretas nos ambientes, para que os dois lados, fiquem satisfeitos.
Ter um ambiente onde a corrupção não prevalece, é a maneira de buscar o melhor serviço nas negociações de uma empresa, e também no funcionamento de um negócio.
Referências bibliográficas:
A ética nas negociações ( Camargo e Mauad, 2006)