Buscar

Polaridade das moléculas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLARIDADE DAS MOLÉCULAS
De acordo com a polaridade, as moléculas são classificadas em polares e apolares.
Ao submeter uma molécula a um campo elétrico (polos positivo e negativo) e ocorrer uma atração devido às cargas, essa molécula é considerada polar. Quando não há orientação em direção ao campo elétrico, trata-se de uma molécula apolar.
Outra maneira de identificar a polaridade é através da soma dos vetores de cada ligação polar da molécula, pois em uma molécula apolar, o momento dipolar resultante () é igual a zero. Quando  é diferente de zero, a molécula é polar.
De maneira geral, dois fatores influenciam a polaridade das moléculas: a eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular.
Eletronegatividade dos átomos
A capacidade de um átomo atrair para si os elétrons compartilhados com outro átomo em uma ligação covalente é chamada de eletronegatividade.
Veja o que acontece na formação do cloreto de hidrogênio:
De acordo com valores de eletronegatividade atribuídos ao hidrogênio e cloro, esses são, respectivamente, 2,20 e 3,16. O cloro apresenta maior eletronegatividade e, por isso, atrai o par de elétrons da ligação para si, provocando um desequilíbrio de cargas.
A molécula de HCl (ácido clorídrico) é polar, porque se forma um polo negativo no cloro devido ao acúmulo de carga negativa e, consequentemente, o lado do hidrogênio tende a ficar com carga positiva acumulada, formando um polo positivo.
O mesmo ocorre com o HF (ácido fluorídrico), HI (ácido iodídrico) e o HBr (ácido bromídrico), que são moléculas diatômicas, cujos átomos possuem eletronegatividades diferentes.
Moléculas apolares
Quando uma molécula é formada por apenas um tipo de elemento químico, não há diferença de eletronegatividade, sendo assim, não se formam polos e a molécula é classificada como apolar, independentemente de sua geometria.
Exemplo. Hidrogênio (H2) H—H
Exceção. Molécula de Ozônio (O3) Pois há ressonância entre os pares de elétrons emparelhados e livres na molécula
Geometria molecular
As ligações covalentes polares são formadas pelo compartilhamento desigual de elétrons entre os átomos ligantes.
Entretanto, não só a presença desse tipo de ligação faz com que uma molécula seja polar. É necessário levar em consideração a maneira como os átomos se organizam para formar a estrutura.
Quando há diferença de eletronegatividade entre os átomos, a geometria determina se a molécula é polar ou apolar.
	Molécula
	Estrutura
	Geometria
	Polaridade
	
Dióxido de carbono, CO2
	
	
Linear
	
Apolar
	
Água, H2O
	
	
Angular
	
Polar
O dióxido de carbono é apolar devido à geometria linear que faz com que o momento dipolar resultante da molécula seja igual a zero. Em contrapartida, a água com sua geometria angular faz com que a molécula seja polar devido o vetor do momento dipolar ser diferente de zero.
Momento dipolar
Os polos de uma molécula referem-se à carga parcial, representada por , visto que os elétrons são compartilhados e não transferidos de um átomo para outro.
A polaridade de uma molécula com mais de dois átomos é determinada pelo  (vetor momento dipolar resultante), em que são somados os vetores de cada ligação polar da molécula. Quando o resultado é nulo, a molécula é apolar e, caso contrário, polar.
Exemplo 1: Molécula de dióxido de carbono, CO2.
	Elemento
	Eletronegatividade
	Carbono
	2,55
	Oxigênio
	3,44
O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. 
Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.
Em outras palavras, o momento dipolar resultante é nulo, pois os vetores possuem:
· mesma intensidade (ligações iguais)
· mesma direção
· sentidos contrários

Outros materiais