Buscar

Resultados e Discussã1

Prévia do material em texto

Resultados e Discussão
Procedimento 1: Obtenção do Iodo
	Após a montagem do sistema de destilação conforme foi descrito em Procedimentos, foi adicionado ao balão A a solução de ácido sulfúrico (que foi preparada tomando o cuidado de se adicionar primeiro a água e depois o ácido). Decorrido algum tempo de aquecimento observamos o início de desprendimento de vapores violáceos que se transferiam para o balão B e nele observamos a formação de um gás violeta que, com o resfriamento causado pela água corrente em cima do balão B, logo se condensava. Após certo tempo, cessou o desprendimento de vapores e então foi retirado o aquecimento, salientando que a solução não foi completamente consumida. 
Procedimento 2: Preparo da solução de iodo/iodeto
	Ao líquido contido no balão B foi adicionado 50ml de água, em que foi observada a formação de uma película prateada flutuante no líquido que adquiriu uma cor amarelada. Em seguida, adicionamos 0,5g de KI e observamos que o líquido adquiriu uma cor castanha. Em seguida, transferimos a solução quantitativamente, ou seja, sem perda de massa, para um balão volumétrico de 250ml e completamos o volume com água destilada. Agitamos para homogeneizar. 
I2 + I-(aq) I-3 
Obs.: Como a experiência de obtenção de iodo foi realizada na mesma a aula, o procedimento de dosagem foi feito antes de ensaios de solubilidade.
Procedimento 3: Dosagem do Iodo
	Pipetamos 20ml da solução preparada anteriormente e transferimos para um erlenmeyer. Depois, diluímos com 30ml de água destilada. Com a solução padronizada de Na2S2O3 a 0,0100 mol L-1 titulamos a solução. Antes que aparecesse a coloração amarelo pálido na solução, adicionamos 2ml de dispersão de amido e continuamos a titulação lentamente até ocorrer a viragem da coloração azul para incolor. Esse procedimento foi realizado duas vezes e encontramos os seguintes valores de volume de Na2S2O3 consumido: 13,1ml na primeira vez e 11,4ml na segunda vez.
Reação: 2 Na2S2O3 + I2 Na2S4O6 + 2NaI
Cálculos:
Concentração, em quantidade de matéria, da solução de iodo preparada.
C = _____m_____
 MM x Vsolução 
C = 20,00 x 
Massa total de iodo obtido
2 Na2S2O3 + I2 Na2S4O6 + 2NaI
2 mol de Na2S2O3 ------------------------------------ 1 I2 de mol
12,25ml x 1 x 10-2 ------------------------------------ 20,00 x 10-3 
Rendimento da reação
2KI + MnO2 + H2SO4 ( I2 + MnSO4 + 2H2O
Se o rendimento for de 100% (teórico):
2166g KI -------------------------------- 235,2g I2 
 0,5g KI -------------------------------- x
 X = 0,383g de I2 
Procedimento 4: Ensaios de solubilidade
	Após transferir aproximadamente 2ml de solução de iodo para um tubo de ensaio e adicionarmos a mesma quantidade de hexano, como descrito em Procedimentos, agitamos intensamente e observamos que a solução adquire uma coloração amarela mais clara, provando que o iodo é mais solúvel em hexano. 
	O mesmo procedimento foi feito com um pequeno cristal de iodo e observamos uma maior dificuldade para a dissolução do iodo no hexano. 
	A partir da comparação dos dois procedimentos citados acima, podemos concluir que as interações intermoleculares em cristais são mais intensas e, portanto, mais difíceis de serem quebradas, diminuindo a solubilidade do material.
Conclusão
	A partir da experiência de obtenção de iodo, pudemos observar que a solução de iodo é mais solúvel em hexano e que através da titulação podemos calcular o rendimento e a quantidade de iodo obtida. Além disso, as interações intermoleculares interferem na solubilidade do iodo. 
Referências
Marinho, Igor., Meirelles, Laura.; “Química Ensino Médio e Pré-Vestibular” – Volume 2. Ed. Lógica., Belo Horizonte (2008).
Apostila Práticas de Química Geral, 2º Semestre/2009. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas – UFMG.
Vogel, Arthur Israel.; “Química Analítica Qualitativa”; Ed. Mestre JOU – São Paulo, SP (1981). 5ª Edição.

Continue navegando