Buscar

APOL 20 questões Educação Permanente



Continue navegando


Prévia do material em texto

Educação Permanente
1. “No plano mais especificamente filosófico, estaria em pauta uma crítica cerrada às formas de expressão da razão teórica da modernidade, propondo-se a desconstrução de todos os discursos por ela produzidos [...]”. Conforme o fragmento do texto e os conteúdos do texto-base Educação, Trabalho e Cidadania: A educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico, qual nome é sugerido para classificar o momento histórico dessa nova ordem mundial? Assinale a alternativa correta:
C) Pós-modernidade.
2. “Com a atual etapa do desenvolvimento das forças produtivas atingida pelas relações capitalistas de produção, as fábricas de chaminés estão, paulatinamente, dando lugar a um novo locus do trabalho. Nele a qualificação dos trabalhadores se coloca como questão fundamental, pois não basta apenas saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas”. Assinale a alternativa correta sobre as relações capitalistas de produção:
E) A educação pode contribuir para disfarçar as contradições e os conflitos reais que acontecem no processo social.
3. “[...] como processo pedagógico sistematizado de intervenção na dinâmica da vida social, é considerada hoje objeto priorizado de estudos científicos com vistas à definição de políticas estratégicas para o desenvolvimento integral das sociedades”. A mediação básica da vida social de todas as comunidades humana é feita pela:
E) Educação.
4. “[...] o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse fim”. Assinale a alternativa correta sobre trabalho, a sociabilidade e a cultura simbólica:
C) O trabalho tem relação com o processo histórico de existência humana.
5. “[...]Nele, ao contrário da grande indústria capitalista do século XIX, a qualificação dos trabalhadores se coloca como questão fundamental, pois não basta apenas saber ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas”. Sobre a educação, assinale a alternativa correta:
D) Pode ser um elemento gerador de novas formas de concepções de mundo.
6. “Partindo da concepção de que a sociedade capitalista se estrutura a partir das relações de produção, orientadas pelo capital, a relação entre os indicadores educacionais e a desigualdade de renda deve ser prioridade em uma análise acerca da desigualdade social e os níveis educacionais da população”. Assinale a alternativa correta sobre a dura realidade do contexto histórico latino-americano:
A) A maioria da população dessa região do planeta vive em condições muito precárias, se constituindo o reflexo de uma sociedade movida pelas elites nacionais e organismos internacionais.
7. “[...] De acordo com um senso comum atualizado, vigente nos meios acadêmicos, nos meios de comunicação e até mesmo nos meios populares, estaríamos vivendo hoje um mundo totalmente diferente daquele projetado pela visão iluminista”. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno global que estamos vivendo, segundo o entendimento vigente no meio acadêmico e demais áreas:
A) Nova ordem mundial.
8. “No entanto, este modo de ver e existir atuais, de perfil assumidamente neoliberal, com suas decorrências e expressões [...], não instaura nenhuma pós-modernidade”. Segundo Antônio Severino, apesar de uma aparência de pós-modernidade esse tempo histórico, de uma pretensa nova ordem mundial, na verdade deve ser classificado como:
A) Modernidade
9. “Considera-se trabalho como uma relação social e que esta relação, na sociedade capitalista, é uma relação de força, de poder, de violências; [...] trabalho é a relação social fundamental que define o modo humano de existência”. Assinale a alternativa correta sobre o homem e a sua relação com a sociedade:
D) A sociedade humana é atravessada e impregnada por um coeficiente de poder.
10. “Estaríamos vivendo um momento [...], capaz de lidar com a produção e transmissão de informações em extraordinária velocidade, num processo de globalização não só da cultura, mas também da economia e da política.” Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quem uma das bases dessa nova ordem mundial é atribuída:
E) Revolução Tecnológica.
11. “E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes”. Assinale a alternativa que mostra os projetos que o educador da EJA deve levar para a sala de aula na prática:
B) A reciclagem de materiais para abordar determinado conteúdo.
12. “Fígaro (2007) se refere à Ergologia como uma abordagem teórico-prática capaz de problematizar a complexidade da atividade humana e distinguir os diferentes fatores pertinentes a ela”. Em relação aos saberes que se colocam em prática em toda atividade humana, mas prioritariamente no trabalho, assinale a alternativa que apresenta corretamente tais saberes:
E) Os saberes engajados/investidos, que são os adquiridos na experiência profissional, na família etc.
13. "[Nos anos 60-70] a supervisão concebida num cenário behaviorista concorreram, como opções metodológicas, para a concretização de programas em que as competências a desenvolver pelos professores em formação [...]". É correto afirmar que, no cenário behaviorista, essas competências a serem desenvolvidas pelos professores muitas vezes eram confundidas com:
E) Performace.
14. “Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela saberes socialmente construídos na prática comunitária”. Assinale a alternativa que mostra o papel do professor no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA):
B) Por meio do diálogo.
15. "Outro aspecto que merece atenção diz respeito à situação dos professores. Segundo o MEC, o país tem 1.380.000 professores, dos quais 779.000 não possuem curso superior; destes, 124.000 não concluíram o nível médio e 63.700 nem mesmo o ensino fundamental". Sobre as condições de formação dos professores, assinale a alternativa correta: 
A) Apresenta a falta de formação dos professores para lecionar.
16. "Os clássicos do pensamento social, político e econômico brasileiro nos permitem apreender as forças que disputaram os projetos societários e entender o que nos trouxe até aqui e suas determinações". Identifique a alternativa correta que apresenta o motivo pela qual o projeto da classe burguesa brasileira não necessita da universalização da escola básica: 
C) Pois queriam formar o cidadão submisso e adaptado às necessidades do capital e do mercado.
17. “E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso ‘bancário’ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo”. Assinale a alternativa mostrando que tipos de atividades o educador da EJA deve levar para a sala de aula:
E) Jogos de baralho, de palavras ou sílabas, bingo, quebra-cabeça.
18. “É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no ‘tratamento’ do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível”. Assinale a alternativa que mostra os projetos que o educador da EJA deve levar para a sala de aula:
A) Projetos que levem o aluno a pensar ludicamente.
19. "A iniciação dos futuros professores nas metodologias de investigação educacional poderá, por seu lado, não vir a ter a relevância esperada para o desenvolvimento da autonomia dos mesmos [...]". Identifique a alternativa correta que menciona o que pode fazer com que os futuros professores não desenvolvam a autonomia como o esperado: 
B) Uma formação que não privilegie a procura de soluções para problemas da prática profissional real.
20. "No caso da sociedade brasileira, ainda sob o império da formação econômica capitalista, o núcleo substantivo de todas as relações sociais é a relação produtiva". Identifiquea alternativa correta que menciona com qual área a educação tem relação: 
C) Condições econômicas.