Buscar

CASO CLÍNICO RESPONDIDO

Prévia do material em texto

Caso Clínico : Hematoma Extradural
1. Qual a função das meninges?
A principal função das meninges é a proteção (contra impactos) do encéfalo e da medula espinal (sistema nervoso central). Como também o líquor, que se encontra no espaço subaracnóideo, ajuda nessa proteção. A meninge é composta por tres camadas: a dura-máter, aracnoide-máter e pia-máter. 
2. Ao ser admitido no hospital o paciente precisou ser entubado por apresentar respiração superficial e irregular. O que pode ter ocorrido para o desencadeamento desses sinais?
Por consequencia do rompimento da artéria, foi criado um coágulo no espaço extradural. Com isso, o encáfalo estava sendo comprimido, fazendo com que a pressão intracraniana aumentasse. O aumento dessa pressão resulta no comprimento do bulbo, que está relacionado com a respiração, fazendo com que o paciente apresente esses sinais de respiração irregular e superficial.
3. Diferencie contusão de concussão.
A concussão é caracterizada por uma disfunção cerebral temporária, quando não há fraturas cerebrais, ou seja, sintomas neurologicos sem que a lesão seja identificada. Já a contusão caracteriza-se por lesões traumáticas no cerebro, em que há uma identificação e é causada por um impacto direto.
4. Qual a diferença entre o hematoma epidural e o hematoma sub-dural ?
O hematoma epidural acontece quando há um acúmulo de sangue no espaço entre o cranio e a dura-máter, já o hematoma subdural caracteriza-se quando há um sangramento/ acúmulo de sangue entre a camada dura-máter e aracnoide.
5. Por que há a formação do hematoma após a lesão física no crânio? E quais os sinais/sintomas da presença de um quadro de hematoma extradural?
Os hematomas são formados devido ao sangramento de uma artéria ou grande veia, ocorre devido a uma ruptura dessa artéria por conta de fraturas e lesões no cranio, levando ao acumulo de sangue. 
Os sinais/sintomas de um hematoma extradural podem incluir dores de cabeça, confusão, sonolencia e até coma profundo, dificuldades de fala, paralisia no lado oposto do corpo, dentre outros sintomas. 
6. Por que o quadro de hematoma extradural/epidural pode elevar a pressão intracraniana?
Por conta da compressão do encéfalo que acontece devido ao acúmulo de sangue nessa região (epidural).
7. Após um TCE(trauma cranioencefálico), um dos achados mais importantes na Tomografia Computadorizada(TC) é a análise da linha média cerebral. Explique o porquê é importante a observação desse ponto e cite 1 causa de desvio dessa linha média.
A análise da linha média cerebral é necessária para que se observe a simetria dos hemisférios cerebrais, pois se houver alguma alteração o paciente será afetado. Essa linha poderá ser desviada devido um hematoma entre as meninges, como por exemplo o hematoma extradural/epidural. 
8. Quais ossos se juntam no ptério? Nessa região afetada pelo trauma, passam importantes lobos telencefálicos, com seus sulcos e giros, cite-os.
Osso temporal, pariental, frontal e esfenóide. Nessa região passam os lobos pariental, frontal e temporal. Sulcos: lateral, central. Giro frontal inferior. 
OBS : Entregar até o dia da prova de Neuroanatomia.

Continue navegando

Outros materiais