Buscar

ATV 3 BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA - concluído entregue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, pudemos ver as estruturas dos membros inferiores e da coluna vertebral, assim como suas estruturas ósseas, tendíneas e musculares. Estudamos, ainda, como se encontra cada uma de suas articulações, quais são suas características, seus componentes, suas estruturas e, principalmente, seu funcionamento. Entender como é realizado o movimento é imprescindível para qualquer profissional da saúde que queira trabalhar com o ser humano.
Suponha a seguinte situação: 
um indivíduo apresenta lombalgias sem causa aparente. Foi identificada uma fragilidade de eretores da espinha e encurtamento de iliopsoas em decorrência de prática inadequada de modalidade esportiva. Assim, para que possamos minimizar o quadro, prescreva duas condutas motoras de acordo com os seguintes focos: 
· (A) fortalecimento de eretores da espinha descrevendo: posição do corpo, movimento realizado, articulação envolvida, carga aplicada (caso necessite) e amplitude de movimento; 
· (B) alongamento de iliopsoas: posição do corpo, posição articular, articulação envolvida e forma de executar.
Resposta A 
· Fortalecimento de eretores da espinha descrevendo: posição do corpo, movimento realizado, articulação envolvida, carga aplicada (caso necessite) e amplitude de movimento; 
Movimento realizado: Serrote ou Saw – Movimento utilizado na fisioterapia, pilates e treinos de alongamento. 
Articulação envolvida: Transverso do abdômen, oblíquo interno e externo, reto do abdômen, diafragma e períneo, iliopsoas, reto femoral, vasto intermédio, medial e lateral.
Carga aplicada: Peso corporal
Amplitude do movimento:
O aluno(a) Sentado no chão com a coluna neutra ombros eretos, membros inferiores sendo as duas pernas estendidas à frente, com os pés em dorsiflexão, braços estendidos em abdução na linha da escápula.
Agora o aluno(a) irá inspirar com crescimento axial (enchendo os pulmões), fazendo rotação de tronco a partir da pelve, mantenha o quadril firme no solo (ou bola caso seja adaptado para bola suíça). Na expiração, flexionar a coluna à frente, mantendo a rotação, “serrando” o dedo mínimo do pé como o dedo mínimo da mão.
Expirar todo o ar dos pulmões contraindo o abdômen e retornar da flexão desenrolando a coluna e, em seguida, da rotação. Em seguida realize do outro lado.
Estes exercícios de rotação são excelentes para o alinhamento postural do aluno(a), devido ao crescimento axial presente em todo o exercício, associado ao trabalho da musculatura rotadora, em especial na região cérvico-dorsal, associada à flexão de tronco, alongando a região da musculatura cruzada posterior da coluna.
Resposta B 
· Alongamento de iliopsoas: posição do corpo, posição articular, articulação envolvida e forma de executar.
Posição do corpo: Alongamento para as pernas
Posição articular: Músculo psoas maior e menor, músculo ilíaco, músculo glúteo médio(abdutor), músculo glúteo mínimo(abdutor) e adutores. 
Articulação envolvida e Forma de executar:
Fique de pé com as pernas abertas na altura dos ombros.
Mantenha as costas retas, isso irá ajudá-lo a contrair os músculos abdominais.
Dê um passo à frente com o pé direito.
Dobre o joelho direito e abaixe o joelho esquerdo até o chão e deslize-o até que toda a perna esquerda esteja esticada como se fosse a posição de um triângulo retângulo.
Apoie as mãos no joelho direito e mantenha a posição por 15 segundos, movendo o quadril para baixo para alongar o músculo.
Levante-se com calma, volte ao início e faça o mesmo exercício com a outra perna.

Continue navegando