Buscar

A Importância do Jogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instituto de Educação Física e Desportos
Fundamentos Básicos para Educação Física Escolar
	
	Aluno:
	Leonardo Stelet Fernandes
	
	
	
	
	
A luz das características formais e informais do jogo, construir argumentos que justifiquem a importância do jogo como conteúdo pedagógico. 
A Importância do Jogo
O jogo tem como características formais a voluntariedade, as regras, a relação espaço-temporal e a evasão da vida real, e como características informais a tensão, a incerteza, a presença do acaso, o espírito lúdico, o espírito agonístico e o sentido do “faz-de-conta”.
A voluntariedade remete ao principio da autonomia e coloca o sujeito como responsável por suas decisões e atos, o que pode ser proporcionado durante o jogo, sem contar que o mundo da criança vai se construindo entre o mundo dela, o mundo do outro e o mundo dos objetos através de pequenas decisões, pequenas escolhas, pequenas opções que podem ser trabalhadas dentro do conteúdo jogo desde a infância. A insegurança de não querer iniciar um jogo é devido a tensão e a incerteza presente e tem que ser resolvida somente pelo indivíduo.
Em nosso dia a dia somos submetidos a diversas situações em que a necessidade de tomar decisões é iminente, e decisão envolve perdas e ganhos. No jogo também existem momentos de decisões, com a diferença de não haver aquela pressão da vida real, logo ao vivenciar situações nos jogos experimentando e desenvolvendo a capacidade do individuo de tomar decisões fará com que o mesmo não tenha crises existenciais na vida real por não saber decidir. Devemos ter consciência de que não só a decisão, mas também a coragem, a ousadia, a elevação da estima, a firmeza e a segurança se aprendem e se constroem e podem ser desenvolvidas por intermédio do jogo.
O jogo é capaz de impor limites, mas são os jogadores que decidem as regras, elegendo um modo de jogar de acordo com as suas possibilidades. Na escola o professor sabe as carências de seus alunos, assim, adapta as regras para a realidade da turma, de modo que todos possam querer jogar, estas regras assumem o papel de disciplinador dos comportamentos, não de forma autoritária e sim fazendo com que alunos reconheçam a relevância destas para si e para o coletivo.
O jogo é um tema da vida e não propriedade de alguma disciplina, de algum conhecimento ou de alguma pessoa onde a criança aprende a ouvir, falar, aceitar, discordar e respeitar a decisão coletiva em nome do coletivo. Sendo ele um meio de formação moral e experiência do belo para a vida, pois o jogar é sempre também se colocar em jogo diante de si e do mundo.
Ao ser delimitado o espaço onde acontecerá o jogo os jogadores olhando para ele já iram visualizar o que pode ou não realizar antes mesmo de iniciar o jogo, tanto quanto suas possibilidades quanto as limitações, permitindo o jogador antecipar possíveis sucessos e insucessos, prazeres e desprazeres. Com isso podemos dizer que o espaço físico do jogo suscita o aguçamento da percepção visual em vias de possíveis antecipações e ajustes do ponto de vista de todos os demais sentidos, além de incitar o individuo à capacidade de abstração. A demarcação de um lugar irá fazer com que aquele local tenha uma significação de um espaço de sentidos profundos sem qualquer tipo de censura ou julgamento moral.
O jogo permite um espaço para o riso, para a abstração, para o passatempo e para a libertação de si sob forma lúdica, possibilitando mergulhar em seu próprio mundo imaginário. Além do que, tudo o que se vivencia durante o jogo não se perde ao seu término, com isso os jogadores se transformam, mundos se constroem e celebrações intensas são ritmicamente vivenciadas através de cada movimento que alimenta a busca pela natureza imaterial da vida.
É nosso papel, como educadores permitir que o jogo aconteça, evitando qualquer tipo de cobrança performática dos jogadores, de um tempo externo fixo e irremediável em sua duração e evitando ao máximo qualquer tipo de julgamento moral.
Referência:
RETONDAR, J. M. R. Teoria do Jogo. Petrópolis: Vozes, 2007.

Outros materiais