Buscar

Disfunções Temporomandibulares (resumo)

Prévia do material em texto

Dsifunção Temporomandibular
Caracterizada primariamente por dor, ruídos articulares e funções ou limitações irregulares da mandíbula. Pode ser causada por trauma, má postura, anquilose ou repetição de hábito parafuncional. As disfunções temporomandibulares (DTMs) podem ser divididas em disfunções articulares ou musculares.
Articulares
· Desordens de arranjo do disco 
· Deslocamento com redução (som de estalo ao deslocar) – quando somente a boca está fechada, disco deslocado; quando há a abertura de boca, disco volta a posição normal. Dor é sintoma comum; desvio também é comum e coincide com o estalo. Não há restrição de movimento mandibular. 
· Deslocamento sem redução – deslocamento do disco em boca fechada e aberta; há rompimento do ligamento.
· Agudo: limitação súbita de abertura bucal persistente, dor durante a palpação e a abertura bucal forçada, história de estalos que sessam com o travamento
· Crônico (som de crepitação): limitação súbita de abertura bucal há mais de 4 meses, mas que passou ou melhorou gradualmente; estalos que sessavam com o travamento, alterações osteoartríticas moderadas vistas em imagenologia de tecido duro.
· Deslocamento da ATM (travamento aberto) – côndilo é posicionado anteriormente à eminencia articular, sendo incapaz de retornar a posição fechada; pode ser causada por espasmo muscular. 
· Desordens Inflamatórias
· Sinovite – inflamação do líqudo sinovial, por infecção, condição imunológica ou trauma.
· Capsulite – inflamação da cápsula relacionada a distensão dos ligamentos capsulares
· Poliartrite – quando envolve cinco ou mais articulações 
· Desordens não inflamatórias
· Osteoartrite (osteoartrose; doença articular degenerativa) – condição artrítica não inflamatória encontrada em articulações sinoviais 
· Anquilose – ATM não realiza movimento derivada de calcificação da atm 
· Fratura (processo condilar) – ATM não realiza movimentos
Musculares 
· Mialgia mediada centralmente – contração muscular involuntária que não cessa; causa dor muscular crônica durante o relaxamento; dor contínua que aumenta durante a função; sentimento de enrijecimento muscular; de origem predominantemente muscular; derivada de uma fonte de nociceptores encontrados nesse tecido, de origem no SNC.
· Mialgia local não classificada – dor muscular causada por estresse ou esforço excessivo.
· Dor miofascial - dor miofascial localizada apresentando sítios localizados de dor (pontos de gatilho) no músculo ou tendão. DTM mais comum, tem origem de hábitos parafuncionais.
· Mioespasmo (cãimbra ou trismo) – desordem muscular aguda caracterizada pela contração tônica, súbita e involuntária de um músculo, que trava o movimento da ATM enquanto a boca está fechada.
· Miosite – sinais e sintomas clínicos de inflamação tecidual, ocorre no músculo.
· Mialgia local não classificada - 
· Contratura miofibrótica – DTM indolor caracterizada por perda da função muscular, como consequência da fibrose dos tendões de suporte, ligamentos ou de fibras musculares.
@odontocomkarol
Imagem: Google

Continue navegando