Buscar

Plano Ensino_Nutrição Aplicada ao Esporte_Atualizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE ENSINO
CURSO: Graduação em Fisioterapia / Graduação Plena em Educação Física
SÉRIE: 7 / 8° semestre
DISCIPLINA: Nutrição Aplicada ao Esporte
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 h/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 h
I – EMENTA
A Disciplina abordará os conceitos de nutrição aplicada ao exercício físico. Por meio do estudo dos macro e micronutrientes, suas funções e a sua integração no metabolismo energético, a Disciplina abordará como a nutrição pode otimizar o desempenho físico de atletas, bem como a saúde e o bem-estar de praticantes de atividade física.
II – OBJETIVOS 
Ao oferecer embasamento científico e possibilitar discussões sobre nutrição aplicada ao exercício físico, a Disciplina espera capacitar os alunos a reconhecerem e entenderem as informações vinculadas a este assunto as quais são constantemente atualizadas na literatura e na mídia, afim de oferecer uma orientação acurada aos seus alunos, clientes e/ ou atletas sobre a importância da nutrição antes, durante e após um exercício físico, visando a melhora da performance e da saúde.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A presente disciplina tem por objetivos específicos:
· Discutir conceitos fundamentais, e ensinar a correta e acurada interpretação da informação produzida na literatura e na mídia sobre nutrição aplicada ao esporte;
· Promover a compreensão da importância e da interação dos macronutrientes no repouso e durante o exercício físico, e como eles podem afetar o desempenho físico;
· Possibilitar o entendimento da relevância dos micronutrientes e da hidratação para a manutenção da homeostase, do desempenho e da saúde;
· Fornecer a completa compreensão do que são recursos ergogênicos, quando estes podem e devem ser utilizados, bem como os benefícios e riscos que oferecem.
IV – COMPETÊNCIAS 
A partir de noções básicas sobre a metodologia de pesquisa em exercício físico, bem como de noções aprofundadas sobre bioquímica e fisiologia do exercício físico, a disciplina compreende a importância da Nutrição para o universo onde está inserido como profissional da saúde. Ela também compreende as relações entre gráficos, tabelas e a dependência entre elas, bem como a sua interpretação. Por fim, reconhece a importância das diferentes estratégias nutricionais para resolução de problemas e orientação de atletas, clientes, pacientes e demais profissionais de saúde.
V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Metodologia da Pesquisa em Nutrição Aplicada ao Esporte: Aplicabilidade da amostra sendo estudada (validade interna vs. validade externa). Desenhos experimentais (estudo transversal vs. longitudinal; grupos paralelos vs. cross-over). Importância do 'vendamento' (estudo duplo-cego vs. uni-cego); Impacto dos conflitos de interesse.
· Bioenergética e Integração Metabólica no Exercício Físico: Obtenção de energia, do alimento à célula. Diferenciação entre os estados de síntese (anabolismo) e degradação (catabolismo). Compreensão do processo de contração muscular. Contribuição dos sistemas energéticos (fosfagênio, glicolítico e oxidativo) para os diferentes exercícios e modalidades esportivas.
· Macronutrientes: Estudo dos Carboidratos, Proteínas e Gorduras. Tipos e fontes de cada macronutriente. Digestão e absorção de cada nutriente. Funções de cada macronutriente no corpo humano e contribuição para o exercício físico. Mobilização e utilização das reservas compostas por macronutrientes durante o exercício físico. Influência da suplementação com proteínas sobre a massa e força muscular (influência da dose, fonte e distribuição proteica). Atividades a serem beneficiadas com a suplementação de carboidratos. Impacto da utilização de suplementos com suposta ação termogênica e de queima de gordura sobre o metabolismo e composição corporal. Recomendações de uso dos macronutrientes.
· Micronutrientes: Tipos e fontes de vitaminas e minerais. Funções das vitaminas e minerais no corpo humano e durante o exercício físico. Necessidades e recomendações de micronutrientes (impacto da deficiência dos micronutrientes sobre a saúde). Suplementação com vitaminas e minerais.
· Termorregulação e hidratação: A água no corpo e as suas funções. Conceito da produção de calor durante o exercício e impacto da temperatura interna sobre a fadiga. Mecanismos termorregulatórios. Influência da desidratação sobre o desempenho humano. Estratégias para lidar com o aumento da temperatura interna durante o exercício. Recomendações de hidratação antes, durante e após o exercício físico.
· Recursos ergogênicos: Definições e regulamentações. Suplementação com Creatina (onde e como usar). Suplementação com Tamponantes (definição, mecanismos, benefícios e efeitos colaterais). Suplementação com Cafeína (mecanismos, formas de administração efeitos psicológicos). Suplementação com Nitrato (formas de administração, efeitos sobre desempenho). Suplementação com HMβ (conceitos, ações, e contextualizações). Suplementação com Glutamina, Quercetina e Curcumina (definição, potencial mecanismo de ação, efeitos ergogênicos e colaterais).
VI – ESTRATÉGIA DE TRABALHO
As aulas são expositivas, apoiadas nas diretrizes do plano de ensino, tendo como base principal a aprendizagem baseada em evidência científica. O desenvolvimento dos conceitos e conteúdos ocorre com apoio de bibliografia, propostas de leituras, exercícios, textos complementares e sugestão de literatura e filmes, quando possível. Em conjunto com a atividade do professor da disciplina, ocorrem discussões relevantes durante a disciplina. Com o objetivo de aprofundar o conteúdo programático e o incentivo à pesquisa e aprendizado, o docente pode utilizar recursos como: artigos científicos, trabalhos individuais ou em grupo e palestras, que permitam aos alunos compreenderem na prática a teoria apresentada.
VII – AVALIAÇÃO
A apuração do rendimento escolar é realizada por meio de verificações parciais e exames, conforme previsto no Regimento Institucional.
VIII – BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
LANCHA Jr, A.H.; PEREIRA-LANCHA, L.O.; Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora (2a edição). São Paulo. Editora Atheneu, 2012.
GROPPER, S.S; SMITH, J.L.; GROFF, J.L. Nutrição Avançada e Metabolismo Humano (5a edição). São Paulo. Editora Cengage Learning, 2012.
MCARDLE, W. D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Nutrição para o Esporte e Exercício (3a edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A, 2012.
ARTIOLI, G.G.; DE SALLES PAINELLI, V.; GUALANO B. Suplementação de β-Alanina: fundamentos fisiológicos e aplicações para o exercício, esporte e saúde. São Paulo. Clannad Editora Científica, 2019.
COMPLEMENTAR
GUALANO, B. Suplementação de creatina: Efeitos ergogênicos, terapêuticos e adversos. São Paulo. Editora Manole, 2014.
MCARDLE, W. D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício: Nutrição, Energia e Desempenho Humano (7a edição). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A, 2011.
MAUGHAN, R.M.; GLEESON, M. As Bases Bioquímicas do Desempenho nos Esportes (1a edição). Editora Guanabara Koogan, 2007.
BACURAU, R. F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo. Editora Phorte, 2009.

Continue navegando