Buscar

MONISE BORGES- questão ENADE 1- cap1

Prévia do material em texto

UCSAL – UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
RESENHA Nº 1
QUESTÕES MODELO ENADE INDIVIDUAL
1. IDENTIFICAÇÃO:
	NOME DO ALUNO:
	AVALIAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
	 MONISE VICTORIA BORGES CERQUEIRA BOMFIM
	
	SEMESTRE : 2
	TURMA: Eng. Mat
	DATA: 18/08
	TEMA/CAPÍTULO: CAPITULO 1
Questão 01:
As preocupações com a sustentabilidade têm crescido no mundo todo, e movimentos para conscientização com relação à gravidade dos problemas ambientais, como aquecimento global, esgotamento de recursos naturais (como a água, por exemplo) têm mobilizado governos e agentes representativos da sociedade. Com o objetivo de motivar o uso sustentável dos materiais de construção civil, o CBCS apresenta um roteiro com alguns critérios para a seleção de materiais e fornecedores. 
Nesse contexto, com base no seu conhecimento para pevenir a escassez dos recursos naturais, analize e assinale a situação correta :
(a) Qualidade e desempenho do produto. Produtos de baixa qualidade apresentam altas taxas de defeitos precoces, exigindo substituição e gerando impactos com os resíduos gerados, por isso devem ser escolhidos para uso.
(b) Relatório de sustentabilidade. Embora não seja eficaz, é uma forma de verificar o alcance do compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, por meio de certificações de terceira parte relacionadas com a gestão ambiental e de saúde e segurança operacional. Infelizmente a divulgação dos relatórios acaba afetando o diálogo entre os clientes e investidores.
(c) Qualidade do coeficiente. Um material pode ser considerado ecoeficiente em uma localidade e em outra não; para ser ecoeficiente devem ser considerados os aspectos relacionados com a durabilidade, distância de transportes, adequação ao clima, entre outros, atendendo a um conjunto de requisitos e critérios de desempenho preestabelecidos para a utilização desejada.
(d) Durabilidade e vida útil. Influenciada pela interação entre o material e o microambiente propiciado pelo clima e pelos detalhes de projeto, impacta tanto a eficiência econômica quanto a ecoeficiência do produto. O material durável pode apresentar vida útil prolongada, que representa o período de tempo no qual o seu desempenho é adequado. Ressalta-se que devemos priozar materiais com uma durabilidade menor, pois assim o mercado financeiro conseguirá obter um lucro maior. 
(e) Ciclo de vida. Para selecionar o produto mais ecoeficiente deve-se considerar metade do ciclo de vida, sendo assim não é necessário analizar a produção das matérias-primas e nem o modo de fabricação, somente a limpeza e manutenção, até o destino final ao término de sua vida útil. A melhor ferramenta para selecionar produtos com base em critérios de ecoeficiência é baseada na série de normas ISO 14000.
Questão 02:
No Brasil, a normalização técnica cabe à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ele é o órgão responsável pela elaboração de normas técnicas, sua difusão e incentivo por reconhecimento dado pela sociedade brasileira desde a sua fundação em 1940 e depois confirmado pelo governo federal através de diversos instrumentos legais. Todas as normas da ABNT têm a indicação NBR (Norma Brasileira). Uma norma brasileira é caracterizada pela sigla ABNT NBR, seguida do seu número de ordem e do ano em que foi publicada, além disso existem também documentos de caráter obrigatório, como as Normas Regulamentadoras (NR).
Sabendo disso, assinale a alternativa que diferencia corretamente a ABNT NBR da NR:
(a) NR é a sigla de Norma Regulamentadora, não obrigatoria , e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público, é uma associação com fins lucrativos. ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, que são regulamentos técnicos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de produtos ou processos e métodos de produção. 
(b) ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, que são regulamentos técnicos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de produtos ou processos e métodos de produção. NR é a sigla de Norma Regulamentadora, não obrigatoria e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público, é uma associação com fins lucrativos.
(c) ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, obrigatória , e fundamentada no consenso da sociedade, ela é estabelecida pelo poder público, não é uma associação com fins lucrativos. NR é a sigla de Norma Regulamentadora, que são regulamentos técnicos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de produtos ou processos e métodos de produção com eles relacionados, sem caráter obrigatório. 
(d) ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, não obrigatoria , e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público, não é uma associação com fins lucrativos. NR é a sigla de Norma Regulamentadora, que são regulamentos técnicos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de produtos ou processos e métodos de produção com eles relacionados, incluindo as disposições administrativas aplicáveis, com caráter obrigatório.
(e) NR é a sigla de Norma Regulamentadora, que são regulamentos técnicos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de produtos ou processos e métodos de produção com eles relacionados, incluindo as disposições administrativas aplicáveis, sem caráter obrigatório. ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, não obrigatoria e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público, é uma associação com fins lucrativos.

Continue navegando